Como obter novas perspetivas dos seus clientes nas redes sociais

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Se tem um pequeno negócio, pode não ter um grande orçamento para pesquisa ou dispor de uma equipa para recolher novas perspetivas. E não há mal nenhum nisso! Independentemente do orçamento de que dispõe, é provável que já utilize uma das melhoras ferramentas de pesquisa disponível no mercado para pequenos negócios: as redes sociais.

Os seus perfis de redes sociais oferecem uma variedade de formas de se conectar com os seus clientes e saber mais sobre eles, enquanto aumenta também a interação, as vendas e as suas receitas. Neste artigo, vamos analisar de que forma pode usar as redes sociais para saber mais sobre os seus clientes, compreender melhor o seu público-alvo e levar o seu pequeno negócio até ao próximo nível.

  1. Crie uma sondagem nas redes sociais.
  2. Peça aos clientes para contribuírem para o seu próximo lançamento.
  3. Investigue a concorrência.
  4. Use a análise de dados para saber mais sobre os seus clientes.

1. Está com dificuldades em tomar uma decisão? Crie uma sondagem nas redes sociais.

Grande parte da gestão de um pequeno negócio envolve a tomada de decisões. E se quer que essas decisões agradem aos seus clientes, porque não pedir a opinião destes? As sondagens no Instagram (que pode criar nas histórias) são uma excelente oportunidade de pedir a opinião dos seus clientes, que pode depois usar para tomar melhores decisões.

Por exemplo, imaginemos que tem um restaurante e quer adicionar um novo prato ao seu menu, mas está indeciso entre várias opções. Em vez de eliminar opções, coloque os novos pratos numa sondagem nas redes sociais e peça aos seus clientes que indiquem a sua opção preferida. Depois, pegue no prato mais votado e insira-no no seu menu.

Tem um negócio de sabonetes artesanais, mas não tem a certeza do aroma que deve adicionar à sua coleção? Pode fazer uma sondagem a perguntar aos clientes se preferem limão e alecrim ou menta e eucalipto e deixar que os resultados da votação ditem a sua decisão.

Está a ponderar abrir uma segunda localização para o seu comércio? Use uma sondagem para perguntar aos clientes onde gostariam de ver uma nova loja. Depois, use os votos para ajudar a determinar a localização que atrairá mais clientes.

Dica VistaPrint

Ao criar uma sondagem no Instagram, certifique-se de que o faz de forma consistente com a sua marca. Não tem jeito para o design? Não se preocupe! A VistaCreate premite-lhe criar facilmente imagens para as redes sociais em linha com a sua marca (incluindo sondagens!)

2. Peça aos clientes para contribuírem para o seu próximo lançamento.

Se tem um pequeno negócio, poderá chegar a uma altura em que quererá expandir a sua oferta de serviços ou produtos. Uma forma de assegurar que as suas novas ofertas são bem recebidas é pedir a opinião dos clientes nas redes sociais.

Ao pedir opinião aos seus clientes sobre o seu próximo lançamento, estará a aumentar a probabilidade de o produto ou serviço que vai lançar agradar ao seu público e, consequentemente, colocar o seu negócio (e o seu produto ou serviço) na rota do sucesso.

Existem diferentes formas de recolher este feedback:

  • Pergunte aos clientes que tipo de produtos ou serviços gostariam que disponibilizasse no futuro e use os seus comentários para ajustar a sua estratégia de lançamento.
  • Assim que decidir que produto ou serviço vai lançar, peça opinião aos seus clientes sobre coisas com a data de lançamento e a embalagem.
  • Contacte os clientes nas redes sociais para testar o seu produto ou serviço antes do lançamento e obter feedback (dessa forma, pode identificar possíveis problemas antes de o lançar a uma escala maior).

3. Investigue a concorrência.

As redes sociais podem ser uma excelente forma de interagir com os seus clientes. No entanto, são uma excelente oportunidade de ver o que os seus concorrentes estão a fazer. Depois, pode usar essas informações para melhor servir os seus clientes.

Dedique algum tempo a pesquisar o que os seus principais concorrentes estão a fazer nas redes sociais. Existem algumas marcas ou negócios que estão a dar-se particularmente bem? Se sim, o que estão a fazer para interagirem com o público? Embora não queira copiar a estratégia de redes sociais de ninguém, pesquisar o que os seus concorrentes estão a fazer pode inspirar as suas próprias ideias sobre promoções, produtos, serviços e tendências.

Por exemplo, um dos seus concorrentes está a ter imenso sucesso no Facebook com sorteios regulares? Pondere sortear um produto para atrair mais seguidores. Os seus clientes estão a interagir significativamente com as marcas no TikTok? Se ainda não tem conta no TikTok, deve decididamente ponderar entrar nesta plataforma. Afinal, é lá que estão os seus clientes (e as oportunidades). O seu concorrente tornou-se viral no YouTube devido a uns vídeos de instruções divertidos? Pense em criar uma estratégia de informação por vídeo para alcançar os seus clientes de forma mais eficaz.

4. Use a análise de dados para saber mais sobre os seus clientes.

As plataformas de redes sociais oferecem atualmente uma análise detalhada dos seus seguidores e do conteúdo com que estes estão a interagir. E se quiser saber mais sobre os seus clientes? As ferramentas de análise das suas plataformas de redes sociais são um excelente ponto de partida.

Ao analisar estas informações das redes sociais, pode obter perspetivas fundamentais sobre os dados demográficos dos seus clientes e a forma como estão a interagir consigo nas redes sociais. Depois, pode usar estas perspetivas para otimizar a sua estratégia de redes sociais. Por exemplo, imaginemos que está a dedicar-se a fazer transmissões ao vivo no Instagram. Ao verificar as análises, pode obter algumas perspetivas acerca do que as pessoas estão a visualizar (ou não), o que pode ajudar a determinar a melhor altura para transmitir e alcançar o máximo de clientes. Está a dedicar-se a criar conteúdos de vídeo para o TikTok? Ao criar os conteúdos pode verificar os dado de análise e descobrir que vídeos são a ter melhor desempenho e a gerar altos níveis de interação. Depois, use essas informações para ajustar os seus conteúdos em vídeo para melhor interagir com os seus clientes e gerar resultados.