Estivemos à conversa com Tristan LeBreton, Diretor criativo da 99designs por Vista, sobre dicas para criar t-shirts com impacto. Para o seu negócio ou para uma reunião de família: continue a ler e descubra os conselhos de Tristan.
Talvez se tenha inspirado no design de uma t-shirt que viu num festival. Ou talvez no trocadilho inteligente nas t-shirts dos funcionários do café onde costuma ir. A verdade é que também pode desenhar uma t-shirt que se destaque.
Quer pretenda criar t-shirts como recordação de umas férias em família, criar um presente personalizado para alguém de quem gosta ou criar t-shirts com logótipo para o seu pequeno negócio, siga estes passos para criar uma peça única.
Como criar t-shirts:
- Defina por que motivo vai desenhar esta t-shirt.
- Pense no conteúdo, tamanho e disposição.
- Transmita a mensagem que pretende.
- Escolha o tipo de letra perfeito.
- Pondere a disposição do conteúdo.
- Dimensione a ilustração para criar impacto.
- Tire o máximo partido das cores.
- Verifique o seu design.
1. Defina por que motivo vai desenhar esta t-shirt.
Não existe propriamente um design que sirva todos os propósitos. Por isso, é importante perceber qual é a motivação para desenhar uma t-shirt? Vai ser vendida como merchandising na sua loja ou oferecida como recordação na sua reunião de colegas do liceu? Uma t-shirt que gostaria de vender numa feira de artesanato irá, provavelmente, ter um aspeto diferente daquelas que os seus funcionários usam nos bastidores.
Assim que conhecer o propósito, é fácil imaginar quem vai usar o novo design da sua t-shirt. É um produto para qualquer idade? Só para adultos? A faixa etária é ainda mais específica (por exemplo, adolescentes ou millennials)? Precisa de t-shirts para mulher, homem e unissexo? A t-shirt destina-se a um público amplo ou a um grupo restrito de pessoas? As respostas a estas perguntas ajudam a planear o aspeto que vai escolher e até que ponto este tem de ser adaptável a vários tamanhos ou estilos.
Uma abordagem prática é pensar na pessoa ideal que pretende atrair com o design da t-shirt e pensar nas marcas para as quais esta está mais inclinada e nas roupas de que gosta. O que vestiria essa pessoa? E, talvez igualmente importante, o que é que nunca vestiria?
2. Pense no conteúdo, tamanho e disposição.
“Uma t-shirt oferece um espaço grande para se trabalhar”, diz Tristan. “Use-o como uma oportunidade de se divertir com o visual da sua marca ou comunicar a sua história, mas tenha sempre em mente o tempo e o contexto. A beleza de algo como uma t-shirt é que pode captar um momento no tempo e formar um elo especial entre quem a usa. Posto isto, o ideal é criar um design que irá gostar de ver em alguém, daqui a cinco anos, por exemplo.”
Por isso, no que toca a escolher o conteúdo visual para a sua t-shirt, decida se vai usar apenas texto, apenas ilustrações ou uma combinação de ambos. O texto serve para praticamente qualquer finalidade e pode tornar a t-shirt forte, por si só. Uma foto ou uma imagem gráfica pode ser o único elemento, mas também funcionar bem com texto, se usado com sensatez. “Se existe algo emblemático sobre o seu negócio (ou organização), como um slogan ou uma mascote, deve mesmo integrá-lo no seu design”, aconselha Tristan. Brinque e faça experiências com diferentes elementos para criar algo único.”
Não acrescente demasiados elementos ao seu design a ponto de tornar a t-shirt demasiado preenchida, de modo a deixar de ser perceptível. As pessoas devem conseguir perceber a mensagem rapidamente e não ter de a decifrar.
3. Transmita a mensagem que pretende.
A mensagem que transmite com a sua t-shirt pode ter muitos significados, maioritariamente, associações emocionais que uma pessoa possa ter a cores, imagens ou textos. A t-shirt dá a quem a usa um aspeto elegante ou descontraído? Quer inspirar inveja ou nostalgia? Divertido ou provocador, glamoroso ou acessível: nunca se esqueça de que o design é uma extensão da sua marca ou um reflexo da sua personalidade. Em vez de passar a sua mensagem pessoalmente, está a confiá-la a todas as pessoas que usam a sua t-shirt. É importante saber que mensagem está a transmitir.
A estética tem um papel importante em criar essa perceção. “Idealmente, a t-shirt deve ser um reflexo da sua marca e algo que as pessoas queiram usar”, aconselha Tristan. “Quanto melhor for a qualidade e o visual, maior será o impacto.”
4. Escolha o tipo de letra perfeito.
As duas principais categorias de estilos de tipo de letra são a serif (que acrescenta um aspeto clássico e é bastante legível em tamanhos mais pequenos) e sans serif (que é mais limpa e moderna, sobretudo em formatos grandes), mas as opções são praticamente infinitas a partir daí. O mais importante é ter a certeza de que o texto é fácil de ler; alguns tipos de letra de estilo manuscritos podem obscurecer a mensagem.
“No que toca a caracteres tipográficos, a legibilidade é essencial. Por isso, o mais importante a ter em conta ao escolhê-los é a escala do seu design”, acrescenta Tristan. Um caracter tipográfico que funciona bem numa impressão em toda a área das costas pode não funcionar num bolso no peito e vice-versa.”
Ao buscar inspiração noutras t-shirts, reparará que os melhores designs de t-shirts utilizam quase sempre só um ou dois tipos de letra. Se se restringir a um tipo de letra, torne as coisas mais interessantes com o uso de negritos ou itálicos em certas palavras ou utilizando texto com vários tamanhos. Em alternativa, use dois tipos de letra – talvez um com serifa, outro sem serifa – e crie ênfase e variedade visual.
5. Pondere a disposição do conteúdo.
Tendo em conta o espaço disponível na parte da frente da t-shirt, decida que orientação funciona melhor para a ilustração. As ilustrações verticais alinham-se naturalmente com o corpo da t-shirt, ao passo que as imagens na orientação horizontal podem funcionar desde que deixe espaço em branco suficiente (a área não ocupada por texto ou imagens) num dos lados. Saiba quando parar. Uma t-shirt normal tem entre 45 cm de diâmetro (para tamanhos pequenos) e 60 cm (para XL). O ideal é deixar doze centímetros de espaço em branco num dos lados, o que quer dizer que a ilustração deve ter, no máximo entre 25 e 35 centímetros.
Também é importante decidir em que zona da t-shirt pôr o design. A parte de cima da ilustração deve estar alguns centímetros acima do peito e outros tantos abaixo. A não ser que esteja a criar uma t-shirt completamente preenchida com a ilustração, é de evitar que o texto e as imagens fiquem abaixo da zona abdominal. Não sabe ao certo onde pôr o conteúdo? Pegue na fotocópia da imagem e vá experimento várias zonas numa t-shirt de treino. (Vai criar vários tamanhos? Faça versões para todos.)
Dica VistaPrint
Vai criar t-shirts para o seu negócio? Uma t-shirt é um excelente meio de divulgar o seu logótipo. No entanto, Tristan aconselha a não o colocar simplesmente na frente. “Divirta-se com o visual da sua marca e comunique a sua história. As melhores t-shirts feitas por empresas parecem obras de arte, em vez de algo criado apenas para expor a marca.” Por isso, integre o seu logótipo no design geral da t-shirt ou seja subtil ao colocá-lo no lado esquerdo do peito ou nas costas.
6. Dimensione a ilustração para criar impacto.
Relativamente à ilustração, aplicam-se muitas das regras dos elementos visuais, mas também é importante ter em conta a dimensão das imagens. As imagens gráficas e fotográficas são afetadas pelo tamanho dos ficheiros, mais concretamente pela densidade de píxeis. Transfira uma imagem da Internet e o mais provável é que tenha 72 dpi (pontos por polegada), o que é demasiado pequeno para ficar percetível depois de dimensionada para impressão. Procure uma proporção de, pelo menos, 200 dpi, embora o ideal seja 300 dpi. Quando estiver tudo pronto para o carregar, guarde o ficheiro em formato PDF, AI, PSD, JPEG ou PNG.
Dica VistaPrint
Se quiser ver o aspeto do logótipo ou da ilustração fotográfica depois de dimensionado para o tamanho da t-shirt, imprima o ficheiro da imagem e use uma fotocopiadora para o colar no espaço equivalente que quer ocupar.
7. Tire o máximo partido das cores.
Ao escolher as cores, nem sempre basta usar as suas favoritas: as cores que escolhe devem ser visíveis no tecido que selecionou. Precisa de cores que se complementem entre si, o que significa que acrescentam um contraste acentuado. Obviamente, se pretender o máximo contraste, não há nada mais eficaz que usar branco sobre preto ou vice-versa. Regra geral, as cores vivas num fundo escuro funcionam bem em termos de legibilidade. Até mesmo o logótipo mais espetacular do mundo se vai perder com azul-marinho sobre preto.
8. Antes de imprimir, volte a confirmar o formato do ficheiro, o tamanho e as cores.
Quando estiver contente com o seu trabalho, é chegado o momento de o imprimir. Se planeia encomendar um grande lote de t-shirts, poderá valer a pena encomendar apenas uma para ter a certeza de que gosta do seu design. Assim que esta chegar, analise-a e faça ajustes, se necessário. Talvez o texto na t-shirt precise de ser um pouco maior ou queira reposicionar algum conteúdo.
Criar designs de t-shirts não tem de ser difícil. Se souber o que pretende obter com a t-shirt, basta seguir estas sugestões práticas para tornar a sua imaginação uma realidade pronta a vestir. E espere só até ver o seu design “em liberdade” pela primeira vez! Por trás do balcão na nova loja de donuts, na primeira fila de um concerto de rock a abarrotar, num álbum de fotografias do seu almoço de família: onde quer que veja a sua obra-prima, terá a satisfação de saber que foi criada por si.