9 novas formas de vender e promover artigos nesta época festiva

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Quer tenha uma loja física ou não, a época festiva é a altura ideal para se concentrar na sua loja online e dar asas à criatividade na forma como promove e vende os seus artigos. Aqui encontrará algumas ideias criativas para vender os seus produtos neste período festivo, alcançando novos clientes e oferecendo uma experiência de compra online memorável.

Formas criativas de vender os seus produtos nesta época festiva:

  1. Organize uma feira de artesanato virtual.
  2. Leiloe artigos únicos no Instagram.
  3. Colabore com outros artesãos para vender conjuntos.
  4. Ofereça opções de compra especiais.

Tudo a postos para começar a vender? Aqui está a sua lista de tarefas de marketing:

  1. Espalhe a palavra.
  2. Maximize a sua otimização para motores de busca.
  3. Melhore a experiência de compra na sua loja online.
  4. Implemente um sistema de recolha de comentários de clientes.
  5. Utilize fotografias de alta qualidade dos seus produtos.

1. Organize uma feira de artesanato virtual.

Caso não consiga estar presente numa feira de artesanato ou mercado nesta época festiva, crie um stand virtual. Aproveite esta oportunidade para reduzir preços, oferecer novos produtos e, acima de tudo, criar um sentido de urgência. Se a sua feira online só estiver disponível por alguns dias, os clientes ficarão entusiasmados com as ofertas e produtos disponíveis apenas por tempo limitado. Crie algum burburinho em torno da sua feira de artesanato, criando um evento no Facebook ou enviando um convite de calendário aos subscritores da sua newsletter. Desta forma, os compradores podem marcar o evento nas suas agendas como algo por que esperam com entusiasmo.

Existem várias formas diferentes de organizar uma feira de artesanato virtual… e não há uma “forma certa” para o fazer. Aqui estão algumas ideias para começar a preparar-se:

  • Crie uma página separada no seu Web site com produtos apenas para a feira de artesanato.
  • Venda produtos através da sua página de eventos no Facebook.
  • Crie um novo Web site dedicado ao seu evento virtual e apresente também outros artesãos. Utilize este novo site como uma página de destino, que direcione para páginas onde é possível comprar produtos de cada um desses pequenos negócios.
  • Faça parte de uma feira virtual, pois esta pode ser uma ótima oportunidade para participar sem ter custos ou beneficiar de preços reduzidos. Poupará nas despesas de deslocação e instalação e ainda terá a possibilidade de vender os seus produtos ao lado de outros artesãos dedicados.

2. Leiloe artigos únicos no Instagram.

Temos visto antiquários e artesãos a utilizarem o Instagram para venderem produtos únicos. Publique fotos dos seus artigos e deixe bem claro na sua legenda que o artigo se destina a venda. Implemente um sistema de leilão, em que os licitadores têm 24 horas para comentar com a sua melhor oferta, ou um formato por ordem de chegada, em que o primeiro seguidor a enviar mensagem e a pagar-lhe consegue o produto.

Não se esqueça de marcar o produto como “VENDIDO” na publicação em vez de o eliminar, para que as pessoas possam ver aquilo que perderam: desta forma, vai criar entusiasmo e antecipação em relação ao seu próximo conjunto de artigos em leilão. 

Dica Vistaprint

Artigos imperfeitos ou danificados? Venda-os a um preço reduzido. Os clientes vão adorar sentir que conseguiram uma ótima compra de um artigo único e, assim, consegue libertar espaço na sua área de trabalho antes da correria da época festiva.

3. Colabore com outros artesãos para vender conjuntos.

Os pequenos negócios giram em torno da comunidade, por isso, junte-se a outros artesãos para disponibilizarem conjuntos de produtos ou cestos para oferta. Esses artesãos obterão visibilidade perante os seus clientes e vice-versa, sendo vantajoso para todos. Comece por contactar outros empreendedores locais que tenham negócios complementares ao seu. Caso tenha um negócio de vestuário desportivo, crie uma parceria com um estúdio de fitness ou ginásio para oferecer um conjunto de produtos “Novo Ano, Novo Eu”. Se tiver uma pastelaria, contacte uma loja de decoração na mesma zona para criar um cesto de oferta com produtos de pastelaria (que inclua iguarias prontas a comer, claro!).

4. Ofereça opções de compra especiais.

Esta época do ano é propensa a compras, por isso, dê aos seus clientes diferentes opções de espreitarem os seus produtos, que não passem apenas pelo seu Web site ou o seu espaço físico.

  • Marcação de visitas privadas ao estúdio. Disponibilize marcações de visitas individuais ao seu espaço criativo: é original e conveniente para os clientes. Os compradores vão adorar ver de perto o seu espaço de trabalho ou estúdio e ver, em primeira mão, os seus mais recentes produtos.
  • Compras em casa. Leve a loja até à porta de casa do seu cliente! Após uma consulta por telefone ou vídeo, leve uma seleção de artigos a casa dos seus clientes. Esta experiência de compra privada vai garantidamente deixar qualquer cliente a sentir-se especial.
  • Sessões de compras pessoais virtuais. Se os clientes preferirem comprar a partir de casa, disponibilize uma sessão de compras virtual. Antes da marcação, solicite aos clientes que preencham um formulário com os detalhes sobre aquilo que estão à procura. Assim que estiver frente a frente no ecrã com eles, poderá fornecer recomendações relevantes.

5. Espalhe a palavra.

Independentemente da forma como decide vender os seus produtos nesta época festiva, certifique-se de que os clientes conhecem as novas ofertas. Crie uma publicação nas redes sociais com informações sobre a sua feira de artesanato virtual numa data próxima, envie um postal com informações sobre a marcação de visitas ao seu estúdio ou envie uma newsletter por e-mail com uma ligação para inscrição nas sessões de compras virtuais. 

6. Maximize a sua otimização para motores de busca.

Certifique-se de que as pessoas conseguem encontrar o seu negócio online! Embora seja sempre uma boa ideia manter a ligação com a sua comunidade local, um Web site permite-lhe vender os seus produtos a pessoas em todo o mundo. Deste modo, quando adiciona novos produtos ao seu site, certifique-se de incorporar as melhores práticas de otimização para motores de busca (SEO) para que apareça em mais pesquisas no Google.

7. Melhore a experiência de compra no seu Web site.

Hoje, mais do que nunca, as pessoas fazem compras online, por isso, garanta que a experiência de compra no seu site é fácil. Se concebeu e criou o seu site sem ajuda, poderá ter uma visão tendenciosa da experiência do utilizador sem se aperceber. Para evitar isto, peça a amigos e familiares para testarem o processo de finalização de compra e registe os comentários destes.

Dica Vistaprint

Muitas pessoas utilizam os seus telemóveis para fazerem compras online, por isso, garanta que o seu site também funciona bem em ecrãs mais pequenos. 

8. Implemente um sistema de recolha de comentários de clientes.

Não tenha medo de pedir aos clientes para deixarem a sua opinião. Inclua um lembrete nas faturas, na parte de trás do seu folheto e no final de qualquer interação com o cliente. Integre estes testemunhos dos clientes no seu plano de marketing: apresente alguns na página do Facebook da sua empresa, adicione um ao corpo de cada newsletter que enviar por e-mail e imprima um testemunho particularmente positivo no seu próximo conjunto de flyers ou folhetos informativos.

9. Utilize fotografias de alta qualidade dos seus produtos.

Quer esteja a leiloar um chapéu feito à mão nas redes sociais ou a carregar imagens para a sua feira de artesanato online, certifique-se de que todas as fotografias da sua marca têm uma boa resolução e não estão desfocadas.  Se comprarem online, os clientes não podem ver ou tocar no seu produto, por isso utilize a fotografia para recriar esta experiência. Mostre os artigos com luz natural e tire fotografias de vários ângulos para dar aos clientes uma visualização 3D do seu produto.