Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Criar uma pequena empresa pode ser muito entusiasmante. Mas *lançar* o seu próprio negócio é apenas uma peça do puzzle. Uma vez criado e em funcionamento, tem de tentar perceber qual a melhor forma de interagir com seus clientes ideais e de os manter interessados, a fim de garantir que o seu negócio continua a crescer.
Quer esteja agora a começar ou queira levar a sua empresa mais além, conheça 5 formas de fazer crescer uma pequena empresa.
- Comece por elaborar um plano de marketing.
- Expanda a sua presença digital.
- Procure oportunidades de parceria.
- Experimente diferentes estratégias de marketing.
- Tire partido da sua base de clientes atual.
1. Comece por elaborar um plano de marketing.
Antes de tomar medidas para desenvolver o seu negócio, precisa de um plano de marketing. Pense neste plano como um roteiro para o seu negócio. O plano de marketing do seu pequeno negócio deverá ajudá-lo a passar da etapa em que se encontra agora (uma nova empresa com perspetiva de crescimento) para onde deseja estar (um negócio próspero com muitos clientes e receitas), garantindo que cada estratégia ou tática que utilizar irá contribuir para chegar lá.
O seu plano de marketing deve incluir todas as informações e detalhes de que irá precisar para promover o seu negócio de forma eficaz e fazê-lo crescer, incluindo:
- Os seus clientes. Quem é o seu cliente ideal? Quanto mais específico for quanto ao tipo de cliente a que pretende chegar com o seu plano de marketing, mais eficazes serão os seus esforços.
- Os seus concorrentes. Quem são os seus concorrentes de mercado? De que forma interagem com os seus clientes? Quanto mais souber acerca da concorrência, mais bem equipado estará para se posicionar como alternativa preferencial.
- A sua estratégia de marketing e respetivos objetivos. Que estratégias de marketing irá utilizar para interagir com os seus clientes-alvo? Quais são os seus objetivos para essas estratégias? Se não for claro quanto ao que pretende alcançar com a sua estratégia de marketing, será difícil avaliar se esta teve ou não êxito.
Tenha em atenção que o seu plano de marketing pode evoluir e mudar ao longo do tempo. Mas ter um plano definido dar-lhe-á uma orientação clara sobre como fazer crescer o seu pequeno negócio, garantindo que os passos que der irão aproximá-lo dos seus objetivos.
2. Expanda a sua presença digital.
A presença digital é um elemento-chave para fazer crescer um pequeno negócio. Mas, para muitos empresários, as iniciativas digitais ficaram em segundo plano em relação às iniciativas presenciais no desenvolvimento dos seus negócios. Então, porque não dar uma nova prioridade à sua estratégia digital? Concentre-se na expansão da sua presença digital para construir relações, interagir com novos clientes e vender aos clientes atuais.
Existem várias formas de fazer crescer a presença online de um pequeno negócio. Comece pela seguinte lista de coisas.
- Otimize o seu web site. Todas as pessoas que visitam o seu web site são potenciais clientes. Procure formas de atrair esses visitantes e aumentar o número de visitas ao web site. Por exemplo, poderá iniciar um blogue com informações úteis para o seu público-alvo ou instalar um software de IA com chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes ou simplificar a experiência de comércio eletrónico proporcionada pela sua marca.
- Esteja presente nas redes sociais. Uma das regras de ouro do marketing consiste em interagir com o público nos sítios onde ele já está presente e, neste momento, o seu público está nas redes sociais. As redes sociais podem ser uma excelente forma de chegar a novos clientes e construir relações, para além de serem um dos melhores meios para fazer crescer um pequeno negócio. Comece a criar conteúdos e a ter conversas nas plataformas mais utilizadas pelos seus clientes, e ofereça aos seus seguidores incentivos para interagirem com a sua marca (como códigos de desconto exclusivos).
- Opte pela publicidade nas redes sociais. Publicar nas redes sociais é uma excelente forma de interagir com o seu público. Mas se quiser que a sua marca alcance novos clientes, a publicidade nas redes sociais pode ser uma boa forma de o fazer. Além disso, uma vez que as plataformas de anúncios nas redes sociais (como os anúncios do Facebook e os anúncios do Instagram) permitem personalizar e direcionar os seus anúncios, a sua marca será exposta a pessoas com maior probabilidade de se converterem em clientes.
3. Procure oportunidades de parceria.
Desenvolver um negócio pode ser uma tarefa árdua, mas felizmente não terá de o fazer sozinho. Estabelecer parcerias com outras empresas que não são concorrentes (mas têm uma base de clientes semelhante) pode ser uma forma eficaz de fazer crescer o seu negócio. A sua marca estará exposta a potenciais clientes e o alcance aumentará.
Imaginemos que é dono de um bar de sumos orgânicos e quer atrair entusiastas do bem-estar físico locais para o seu espaço. Poderia, por exemplo, contactar ginásios ou centros de fitness nas proximidades para organizar um evento pop-up nessas instalações, onde os clientes das mesmas poderiam provar o seu produto e saber mais sobre o seu pequeno negócio. Ou talvez queira gerar entusiasmo em torno do seu serviço de subscrição de vinhos. Entre em contacto com empresas de preparação de kits de refeições para ver se estariam interessadas em incluir uma amostra (juntamente com um código promocional!) nas caixas de refeições para que os clientes possam acompanhar a refeição com o seu vinho.
Quando interagir com potenciais parceiros, certifique-se de que demonstra o valor que poderá trazer para a parceria. O que lhes pode oferecer (e aos respetivos clientes) para os incentivar a colaborarem consigo? Talvez uma percentagem das vendas em troca de recomendações, uma promoção nas redes sociais ou um desconto inicial.
DICA VISTAPRINT
Depois de formar a parceria, promova-a. Poderá anunciar a sua nova parceria numa newsletter enviada por e-mail, através de sinalética na loja física ou de publicações nas redes sociais. Crie um design que reflita ambas as marcas com a ajuda do VistaCreate.
4. Experimente diferentes estratégias de marketing.
Não existe uma solução única para fazer crescer um pequeno negócio. Uma estratégia que ajuda uma determinada empresa a chegar a centenas de novos clientes pode não funcionar para outra empresa. Se quiser desenvolver o seu negócio, uma das melhores coisas que pode fazer é experimentar diferentes estratégias até encontrar aquela que funciona para o seu negócio e os seus clientes.
Por exemplo, poderá chegar à conclusão de que a sua estratégia de marketing de conteúdos gera contactos de forma consistente, os quais consegue converter em clientes pagantes, mas os seus folhetos não geram o mesmo tipo de ROI (retorno sobre o investimento). Ou talvez se aperceba que os eventos de marketing presenciais estão a gerar novas receitas, mas não está a assistir ao mesmo tipo de aumento de receitas após o lançamento de uma nova campanha de anúncios digitais.
Lembre-se: não existe uma única fórmula universal para desenvolver o seu negócio, por isso experimente diferentes estratégias de marketing até encontrar a que funcione melhor.
5. Tire partido da sua base de clientes atual.
Os seus clientes atuais já sabem como é trabalhar consigo, quer seja através da aquisição dos seus serviços ou da compra dos seus produtos. E se continuam a fazer negócio consigo é porque estão satisfeitos com a experiência. Por isso, porque não tirar partido da sua atual base de clientes para fazer crescer o seu negócio?
Peça aos clientes atuais que recomendem o seu negócio a amigos e familiares, ou incentive-os a escrever comentários no Google ou no Yelp. Identifique os seus clientes mais leais e peça-lhes para escreverem um testemunho no seu web site ou, melhor ainda, para gravarem um vídeo que possa partilhar nas redes sociais. Não se esqueça de agradecer pela ajuda com um incentivo, como um produto gratuito ou um serviço com desconto.