Como criar o nome de uma empresa

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Paixão. Energia. Coragem. São estes os elementos necessários para criar uma empresa. Se tem uma excelente ideia de negócio, se começou a delinear um plano e tem uma base de potenciais clientes em mente, tem quase tudo preparado – só falta mesmo o nome.

O nome ideal deve incorporar a identidade da sua marca. Deve ser memorável. Deve lembrar os seus colaboradores da motivação por detrás da atividade da empresa.

Poderá optar por pagar uma quantia avultada a uma agência para encontrar um nome inovador, atual, relevante para o setor em causa, memorável e que ainda não tenha sido registado como marca. Mas uma vez que está apenas a começar e tem outras prioridades, tente procurar inspiração por si mesmo.

Neste artigo, analisamos 18 dicas para criar o nome ideal para o seu negócio.

  • Use acrónimos
  • Crie combinações de palavras
  • Vá buscar inspiração à mitologia e à literatura
  • Use palavras estrangeiras
  • Use o seu próprio nome
  • Dê uma vista de olhos a um mapa
  • Misture várias coisas
  • Crie uma parceria com outra empresa
  • Tire partido de alcunhas
  • Use um símbolo
  • Crie um nome descritivo
  • Use Latim
  • Olhe para o seu produto a partir de outro ângulo
  • Abrevie
  • Mude a ortografia
  • Conte a sua história
  • Fale daquilo em que acredita
  • Escolha uma palavra do dicionário

1. Use acrónimos

A utilização de um conjunto de iniciais é uma abordagem popular para criar um nome para a sua empresa. Muitas das grandes empresas utilizam acrónimos em vez do nome completo por serem fáceis de memorizar. Veja-se o exemplo da UPS (United Parcel Service) ou da BBC (British Broadcasting Corporation). Por isso, se o nome da sua empresa for “Pearce Marketing Agency”, opte por PMA.

2. Crie combinações de palavras

Uma das formas mais criativas de gerar grandes ideias para nomes de negócios consiste em combinar dois ou mais elementos. Pense em duas ou três palavras com significado para si e para o seu negócio. Podem ser combinadas de alguma forma, parcialmente ou totalmente? Alguns exemplos bem conhecidos incluem a TripAdvisor, a Evernote (de “forever” e “note”) e a Netflix (“internet” e “flicks”). Um nome como “SaladGo” demonstra de imediato que o seu negócio está relacionado com saladas para levar, e tudo em apenas três sílabas.

3. Vá buscar inspiração à mitologia e à literatura

A Nike é uma das marcas mais emblemáticas e, na mitologia grega, é o nome dado à deusa da vitória. Outras empresas conhecidas como a Oracle, a Hermés e a Mars também têm nomes mitológicos. Se está a pensar nomear um negócio com recurso à mitologia, recomendamos que faça alguma pesquisa para ver se existe uma figura mitológica relevante para a sua empresa.

Imagine que tem uma loja de vinhos: talvez possa utilizar o nome “Baco” para nomear a sua marca. Ou, na eventualidade de se estar a preparar para lançar uma marca de produtos de maquilhagem, poderia atribuir à marca o nome Afrodite, a deusa da beleza.

4. Use palavras estrangeiras

Outra forma criativa de obter ideias para nomes de empresas consiste em incorporar um idioma não nativo. Isto pode fazer o seu negócio parecer exótico e apelativo, bem como memorável para potenciais clientes. Tratando-se de um cabeleireiro, poderia por exemplo optar por um nome francês, ou um nome japonês para uma loja de chás.

Imagens de cartões de visita: 1. Use acrónimos, 2. Crie combinações de palavras, 3. Vá buscar inspiração à mitologia e à literatura, 4. Use palavras estrangeiras

5. Use o seu próprio nome

Trata-se da sua empresa, então porque não incluir o seu próprio nome? Muitas marcas conhecidas usam o nome do criador, como a marca de gelados Ben & Jerry’s (inspirada em BenCohen e Jerry Greenfield) ou a Boeing (inspirada no fundador William Boeing).

6. Dê uma vista de olhos a um mapa

Inspire-se no globo terrestre. Com certeza já terá ouvido falar na Amazon, o gigante de venda a retalho online. Esta empresa tem o mesmo nome do maior rio do mundo.

7. Misture várias coisas

Tente misturar as dicas 5 e 6: consegue combinar uma parte do seu nome com uma parte do nome de uma cidade, à semelhança do fundador da IKEA, Ingvar Kamprad? Ingvar misturou o seu nome com o nome da sua cidade natal, Elmtaryd Agunnaryd.

8. Crie uma parceria com outra empresa

Quer tenha criado uma parceria com outro empresário ou tenha havido uma fusão com outra empresa, misture elementos de ambos os nomes para criar um novo nome. Quando a Twentieth Century Pictures e a Fox Film Corporation fundiram as duas empresas numa só, acabaram por se tornar simplesmente a 20th Century Fox.

Imagem dos cartões de visita: 5. Use o seu próprio nome, 6. Dê uma vista de olhos a um mapa, 7. Misture várias coisas, 8. Crie uma parceria com outra empresa

9. Tire partido de alcunhas.

As pessoas sempre o trataram por “Toni”? Use essa alcunha para o nome da sua empresa se quiser que tenha um toque pessoal. Ou use o nome ou diminutivo do seu filho ou filha para um nome de marca sentimental (e impactante). Afinal de contas, a Mercedes deve o nome à filha do fundador da marca.

10. Use um símbolo.

Outra forma de criar um nome para a sua empresa passa por procurar inspiração num símbolo ou elemento essencial do seu trabalho. Um nome como Naturol comunica o tipo de negócio em questão e é fácil de memorizar. (Muito vantajoso para pequenas empresas!)

11. Crie um nome descritivo.

Quando pensa na sua empresa, quais são as palavras que melhor a descrevem? Escreva todas as suas opções e visualize de que forma estas palavras encaixam no seu novo logótipo ou banner. Por exemplo, o nome 7-Eleven indica imediatamente a característica especial deste negócio (está aberto das 7h00 às 23h00 todos os dias).

12. Use Latim.

Quando tinha aulas de Latim na escola provavelmente pensava que eram um desperdício de tempo, mas e se pudesse usar o que aprendeu para criar um nome para o seu negócio? Esta língua é uma excelente fonte de inspiração para nomes de empresas, como Volvo (“Eu rolo”) e Acer (“inteligente”, “capaz”). Escolha uma palavra latina que represente o seu negócio, como Luxus para uma marca retalhista de luxo, ou Sanus para uma loja de produtos alimentares saudáveis.

Imagem dos cartões de visita: 9. Tire partido de alcunhas, 10. Use um símbolo, 11. Crie um nome descritivo, 12. Use Latim

13. Olhe para o seu produto a partir de outro ângulo.

Olhe novamente para o produto a partir de uma outra perspetiva e veja se lhe lembra outra coisa. Se estiver a lançar uma empresa de cosméticos, e se se der conta de que as suas paletas de maquilhagem se assemelham a flores, porque não utilizar isso no nome da marca?

14. Abrevie.

O nome da empresa não deve ser demasiado comprido. Se houver uma palavra ou frase que tenha um forte significado para si, pense na possibilidade de usar uma parte da mesma no nome da sua marca. A Cisco, por exemplo, foi inspirada no local onde a empresa foi fundada (São Francisco).

15. Mude a ortografia.

Remova ou adicione uma letra ou altere completamente a ortografia de uma palavra conhecida para tornar o nome da sua empresa mais apelativo. No caso da Flickr e da Tumblr, por exemplo, o “e” caiu para criar nomes concisos e apelativos. Poderá ainda escolher uma palavra essencial para a sua empresa e inventar uma nova forma de a escrever, à semelhança do que a Reebok fez: a marca desportiva foi inspirada na palavra “rhebok”, um antílope africano.

16. Conte a sua história.

Dar um nome ao seu negócio pode ser uma boa oportunidade de contar a história da sua empresa. Se a sua empresa tiver uma história interessante, poderá contá-la através do nome da empresa. Nomes como “Virgin” (a forma de os fundadores dizerem que eram completamente novos no setor) nasceram assim.

Imagens de cartões de visita: 13. Olhe para o seu produto a partir de outro ângulo, 14. Abrevie, 15. Mude a ortografia, 16. Conte a sua história

17. Fale daquilo em que acredita.

Use o nome da sua empresa como uma forma de se lembrar a si próprio e aos seus colaboradores e clientes daquilo em que acredita. Um nome como “Nomad” remete imediatamente para viagem e aventura.

18. Escolha uma palavra do dicionário.

Se já percorreu a lista e ainda não sabe que nome dar à sua empresa, porque não escolher aleatoriamente uma palavra do dicionário?

Imagens de cartões de visita: 17. Fale daquilo em que acredita, 18. Escolha uma palavra do dicionário.

O que se segue?

Depois de escolher o nome perfeito para o seu negócio, está na altura de agir. Primeiro, deve certificar-se de que está disponível, pois não quererá que a sua empresa tenha o mesmo nome de um concorrente. Se o nome for totalmente único, crie um nome de domínio correspondente, um nome de utilizador no Instagram e considere a hipótese de registar a marca.

Logo que tenha um nome, pode começar a promover o seu negócio com alguns materiais de marketing básicos. Divulgue o nome da empresa em postais, cartões de visita e muito mais. Mantenha a coerência em relação ao logótipo e ao tipo de letra para criar uma experiência de cliente que reflita a identidade da marca do início ao fim.