Enquanto pequeno empresário, existem inúmeras coisas que pode fazer para destacar a sua marca. Mas uma das melhores formas de atrair a atenção dos clientes e promover o marketing de boca em boca é ter um design de marca apelativo e memorável. Quer ofereça autocolantes individuais ou venda sacos de pano com o nome da marca, certifique-se de que a identidade da sua marca apresenta uma estética que as pessoas terão orgulho em exibir.
1. Dê prioridade a um design de qualidade para o seu negócio.
Desenhar um logótipo foi provavelmente uma das primeiras coisas que fez quando decidiu abrir o seu negócio. Mas se quiser fazer crescer o seu pequeno negócio, agora é a altura ideal para se certificar de que o seu logótipo está a dar cartas. Existe algum elemento de design do seu logótipo que possa ser renovado ou adaptado para utilização em diferentes materiais de marketing? De que forma as cores da marca e os tipos de letra que utiliza nos cartões de visita podem aparecem em novos artigos de merchandising, como sacos de pano e t-shirts? O que pode fazer para garantir que a sua marca é apelativa e reconhecível onde quer que esteja presente? Tenha em consideração todas estas perguntas quando decidir criar um novo logótipo para o seu negócio ou quiser renovar o atual. E lembre-se: se os seus materiais de marketing tiverem uma boa apresentação, os clientes não se importarão de passar o cartão de visita do seu negócio a um amigo.
Dica VistaPrint
Enquanto proprietário de um pequeno negócio, assume muitas tarefas, mas não precisa de assumir a de «designer». Encontre um designer profissional para o ajudar a dar vida à sua ideia na 99designs by Vista.
2. Promova o marketing de boca em boca com artigos de merchandising essenciais.
Sempre que utiliza artigos de merchandising como ferramenta de marketing, estes devem despertar nos clientes a vontade de os exibir e comprar. Pode ter na sua loja um stock completo de t-shirts e sacos de pano da marca, mas se não forem esteticamente apelativos, os seus clientes não estarão interessados. Nesta imagem, pode ver de que forma a marca Lucia’s Bakery transformou o design um pouco antiquado do seu logótipo num padrão apelativo e de elevado contraste que faz com que os sacos de pano e as t-shirts se destaquem. Decidiram também apresentar a marca de forma mais subtil nestes artigos de uso pessoal: o URL do web site surge num tipo de letra mais pequeno na parte inferior do saco, e o logótipo está impresso na parte de trás da t-shirt em vez de aparecer na frente.
Dica VistaPrint
Além dos artigos de merchandising, acrescente a sua marca em tudo o que for parar às mãos dos clientes. Adicione autocolantes a copos de café e encomendas para fora; agrafe cartões de visita a sacos de papel; ou embale encomendas enviadas por correio com fita adesiva da marca.
3. Fidelize os seus clientes.
Uma vez criada uma marca que ponha as pessoas a falar, mantenha-as envolvidas e interessadas no seu negócio. A sua marca é mais do que apenas isso: dê prioridade à criação de uma experiência memorável para que os clientes continuem a voltar. Além disso, se o seu negócio emanar uma boa energia, oferecer um bom serviço e apresentar um bom design, as pessoas vão adorar e vão querer espalhar a palavra sobre a excelência do mesmo. Também pode utilizar os seus materiais de divulgação da marca para que os clientes continuem a voltar. Crie peças de vestuário de edição limitada, entregue autocolantes individuais e organize sorteios para os artigos de merchandising mais recentes, a fim de criar um entusiasmo ainda maior.
O visual completo
Eis uma análise detalhada dos artigos que a marca Lucia’s Bakery usa para criar reconhecimento através de um design apelativo.
- Sacos de pano. Faça com que a sua marca dê nas vistas em qualquer lado.
- Cartões de visita com cantos arredondados. Um formato moderno ajuda a sua marca a destacar-se.
- T-shirts. Dê ao seu slogan uma oportunidade para brilhar.
- Autocolantes individuais. Deixe que os clientes colem a sua marca em (quase) tudo.
- Flyers. Partilhe informações sobre o seu negócio num flyer da marca.
Conheça o designer
A Kateryna (Kate) da 99designs by Vista criou este logótipo para a Lucia’s Bakery, inspirado na sua própria paixão pelos produtos de padaria e pastelaria. «Criei um logótipo apelativo e moderno com elementos desenhados à mão.» A Kate é especialista em design de logótipos, embalagens de produtos e ilustração, e descreve o seu estilo como «simples, minimalista e intemporal.» Se tiver interesse numa colaboração para criar uma imagem para o seu pequeno negócio, consulte o portefólio desta designer, ou descubra outros designers na 99designs por Vista.