Os pequenos negócios têm de se adaptar constantemente, seja mudando de localização ou fazendo alterações ao logótipo. Um negócio que não é inexperiente em mudanças é o Garden Pizza, um restaurante em Sant Cugat, uma cidade perto de Barcelona, em Espanha. Gerido por Nacho Guñz e os pelos seus 3 sócios (Carlos Rocamora, Xavi Grau e Martin Marchese), o Garden Pizza era, originalmente, um horto funcional dos pais de Carlos.
Antes de se aventurar no mundo da culinária, Nacho trabalhou em publicidade, mas sempre quis ter um restaurante. “Foi um passatempo que tive desde sempre, aproveitei para fazer alguma formação e, a dada altura, decidi dar o salto e mudar.” Falámos com Nacho para descobrir como é que ele e os seus sócios transformaram com sucesso o seu negócio numa pizaria de estilo napolitano… e que ferramentas de marketing usam para a divulgação.
Cultivado localmente
Antes de instalar o forno para piza, o Garden Pizza (na altura, conhecido como Garden Rocamora) era um horto, onde as pessoas podiam comprar plantas e utensílios de jardinagem. Gradualmente, evoluiu para aquilo que é hoje: uma pizaria alojada numa viçosa estufa. No entanto, mantêm-se fieis às suas raízes: Nacho e os seus sócios cultivam muitos dos seus ingredientes e concentram-se em criar pratos orientados para famílias com produtos saudáveis e de qualidade.
“O negócio não mudou de um dia para o outro. Estávamos a mudar porque o horto não funcionava, por isso, começámos a oferecer um serviço de refeições. Éramos uma pizaria que também vendia plantas e somos uma pizaria a 100% desde 2019.”
As notícias da abertura do Garden Pizza espalharam-se depressa devido, em grande parte, à sua localização, numa comunidade unida. O modelo de negócio e a localização únicos contribuíram também para o seu sucesso: criar uma pizzaria numa estufa distinguiu-os dos outros restaurantes naquela área. “Funcionou tudo bem praticamente desde o primeiro dia. Estávamos muito empenhados, trabalhámos muito na qualidade e em destacarmo-nos ao criar pizas verdadeiramente diferentes.”
Algo de diferente
Além do seu produto e instalações distintas, Nacho e a equipa do Garden Pizza fazem muito para se destacarem. “O que nos torna diferente da concorrência é o facto de oferecermos produtos de qualidade sem aditivos. A nossa massa é feita com um tipo de farinha que poucas pizarias em Espanha utilizam. O forno é outra diferença: foi-nos trazido de Itália e fica mesmo na parte da frente do restaurante, totalmente exposto. Achamos que as pessoas devem vê-lo porque é um sinal de qualidade que faz a diferença.
A marca vibrante do Garden Pizza também contribuiu para criarem uma impressão que fica na memória. Nacho e os seus sócios colaboraram com um designer freelancer para criarem um logótipo e um visual para a pizaria. “Queríamos a nossa marca destacasse o facto de que somos uma pizaria, mas não somos verdadeiramente italianos, por isso não queríamos nada que refletisse uma trattoria, nem representasse exageradamente Itália. Em vez disso, somos uma pizaria numa atmosfera saudável, cheia de plantas com uma onda de bem-estar.
DICA VISTAPRINT
Se precisa de ajuda para criar um logótipo ou uma identidade de marca para o seu negócio, os especialistas da 99designs by Vistaprint podem ajudar.
“Escolhemos verde e amarelo porque combinam bem com o ambiente do nosso restaurante sem parecerem demasiado ‘vegetarianos’ ou ‘saudáveis’. Queríamos simplesmente comunicar que trabalhamos com ingredientes de alta qualidade.” O logótipo manteve-se o mesmo desde o início, mas eles estão a planear modificá-lo para remover a localização. “Vamos eliminar ‘Sant Cugat” porque a nossa ideia é expandir o Garden Pizza para outras localizações.”
Aumentar o espaço exterior
Quando os restaurantes tiveram de fechar, devido à COVID-19, o Garden Pizza adaptou-se mais uma vez. Criaram um sistema de encomendas online, em que os clientes podiam fazer encomendas para levantar ou para entrega e fizeram também questão de retribuírem à comunidade. Começaram a distribuir pizas em hospitais, a ajudarem os profissionais de saúde e os doentes daquela área.
Assim que o confinamento terminou e os restaurantes puderam reabrir, “concentrámos todo o nosso negócio no que é agora a esplanada, adaptando-a a todas as condições climáticas. Agora, toda a esplanada é uma sala de refeições, onde as pessoas podem fazer encomendas sem nenhum risco.”
A estufa está também aberta no interior, com capacidade limitada, “mas é, essencialmente, um “cenário” porque é muito bonita e tem muitas plantas penduradas.”
CONSELHO OBRIGATÓRIO
Enquanto tinham de manter as portas fechadas, Nacho e a sua equipa usaram a criatividade para conseguirem adicionar valor ao restaurante. “Partilhámos receitas e apresentámos workshops online para que famílias e crianças pudessem aprender a fazer massa de piza em conjunto.
Os essenciais de marketing de Nacho
Além do “passa-a-palavra”, Nacho diz que, no que respeita à divulgação do restaurante, “usamos um pouco de tudo”. Os primeiros materiais que Nacho encomendou para o Garden Pizza foram flyers para começar a promover o negócio e camisas para os colaboradores. “Temos diferentes tipos de t-shirts para os colaboradores vestirem e, por vezes, também sorteamos t-shirts para os clientes.”
Outras das primeiras compras de marketing do Garden Pizza foi uma grande lona publicitária em vinil. “Penduramos lonas publicitárias fora da estufa para que nos possam ver, porque a entrada não é a de um restaurante comum: é a entrada para um jardim.”
Tal como a maioria dos proprietários de pequenos negócios, Nacho e os seus sócios também usam cartões de visita. Ao apresentarem a conta aos clientes, juntam um cartão de visita para que as pessoas possam vê-lo e levá-lo consigo, se pretenderem. Hoje em dia, “não conheço muitas pessoas que guardem 60 cartões de visita, quando se pode pesquisar no Google e encontrar tudo de que se precisa, mas se os clientes levam o cartão de visita com eles, quem sabe onde ele irá parar?”
Nacho assegura-se de que adiciona a sua marca a tudo, na maioria das vezes, com um autocolante com logótipo ou um dos seus slogans (“Slice, slice, baby” é um dos favoritos da equipa). Os recipientes de bebidas, as caixas de comida para levar e sacos de entregas exibem a marca com autocolantes e as suas caixas de piza em papel robusto recebem um carimbo com o logótipo. Se jantar no interior, os cartões laminados e autocolantes maiores exibem códigos QR para que os clientes possam ler o menu de forma digital.
Estão também concentrados em manterem-se ligados aos clientes e em encorajarem as pessoas a virem ao restaurante. “Fazemos pequenas promoções em que, por exemplo, as primeiras 5 pessoas que nos mencionem recebem uma piza grátis. Temos jogos nas histórias [do Instagram]. Sorteamos jantares para 2 pessoas. Fazemos coisas deste género para que o público esteja sempre ligado ao que fazemos.”
E, sempre que têm uma campanha ou estão a promover um novo produto, penduram flyers ou pósteres para gerarem envolvimento e ajudar as pessoas a descobrirem novos artigos.
De olhos postos no futuro
No futuro, Nacho planeia continuar a oferecer serviços de entrega e encomendas online e, eventualmente, disponibilizar m programa de fidelidade digital. O Garden Pizza quer dar prioridade à relação com os seus seguidores nas redes sociais. “As redes sociais são o que nos ajuda a interagir com os clientes, algo em que temos vindo a trabalhar desde a nossa inauguração.”
Nacho e os seus sócios estão otimistas em relação ao futuro da pizaria. “Planeamos abrir muitas mais filiais com a chancela do Garden Piza. E estamos agora a refletir sobre isso. Estabelecemos parceria com vários investidores há alguns meses.”
Embora estes não consigam recriar na perfeição a experiência das refeições na estufa em cada nova localização, andam em busca de imóveis com a mesma onda. “Tetos altos e espaços iluminados, onde possamos recriar um pouco do pequeno oásis que temos atualmente.”