Design que funciona bem onde quer que vá
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No que toca a divulgar a marca do seu pequeno negócio, a consistência é fundamental. Quer esteja a adicionar uma página ao seu web site ou a distribuir postais, o seu logótipo, cores e mensagens devem estar alinhados; desta forma, reforçará a sua identidade de marca e construirá um “visual” reconhecível. Tudo pronto para criar uma imagem para a sua marca que irá funcionar em (praticamente) qualquer coisa? Aqui estão alguns aspetos a considerar quando cria — ou atualiza — a imagem da sua marca.
Comece por um logótipo versátil
Um logótipo memorável e facilmente reconhecível é essencial para criar uma marca que vai ser recordada pelos clientes. Ao criar um logótipo, considere todos os diferentes elementos em que este irá aparecer e certifique-se de que irá funcionar em qualquer lado. Aqui, a Tulipas & Rosas utiliza um logótipo bastante simples que fica bem em todos os seus materiais de marketing: um texto simples e elegante (incluindo uma descrição do negócio) flutua abaixo de um motivo de bouquet ilustrado. As fontes do logótipo, Trajan Pro e Prosto, combinam tipografia serif e sans serif para um visual com destaque, subtilmente contrastado que adiciona características clássicas, elegantes e ligeiramente extravagantes. O logótipo é colocado numa caixa contrastante para destacar-se em cartões de visita e postais, mas é suficientemente marcante para se destacar sozinho como cabeçalho de um web site ou num autocolante.
Se precisa de um novo logótipo para o seu negócio ou quer refrescar o que tem atualmente, os especialistas na 99designs por Vistaprint podem ajudar.
Crie uma paleta de cores adaptável
A paleta de cores da Tulipas & Rosas usa tons de rosa e roxo que parecem românticos e etéreos, enquanto toques de creme e preto estrategicamente colocados adicionam contraste apelativo. A utilização de cinco tons chave permite-lhes brincar com combinações de cores para dar um visual diferente a cada material com a marca… sem afetar a sensação global da marca. Aqui, veja como a Tulipas & Rosas consegue variar as cores que utiliza no texto do seu logótipo com base na cor de fundo — cor creme em roxo-escuro, roxo-escuro em roxo-claro e muito mais.
A Tulipas & Rosas incorpora fotografias dos seus próprios produtos (bouquets!) como imagens de fundo nas páginas do web site, cartões de visita, postais e flyers. Experimente — assegure-se de que as cores da foto do produto são compatíveis com a paleta de cores da marca.
Ponha a identidade da sua marca em ação
Os clientes devem reconhecer a sua marca quando interagem com ela. Um design consistente pode ajudar os clientes a fazer a ligação entre a sua identidade online e offline. Os materiais offline, como cartões de visita, postais e autocolantes, ajudam os clientes (e quem recebe os bouquets!) a lembrarem-se da sua marca. Online, reforce as cores da sua marca com fotografias de stocks que pode adquirir em sites de partilha de fotos, ou com as suas próprias fotos de produtos. Aqui, a Tulipas & Rosas incorpora uma imagem de grande plano de um bouquet roxo na imagem de cabeçalho da página inicial, e mais abaixo a página apresenta produtos que complementam as cores da marca.
Crie o design do seu web site de acordo com o seu logótipo — pode apresentar as cores, tipos de letra e elementos de design em cada página do seu site.
O visual completo
Eis um olhar mais atento daquilo que a Tulipas & Rosas utiliza para criar uma identidade de marca consistente (online e offline) para ter um visual credível em todas as suas iniciativas de marketing.
1. Cartões de visita. A Tulipas & Rosas utiliza cartões de visita com cantos arredondados para criar uma forma de destaque.
2. Flyers. Com mais espaço para elementos de texto e design, os flyers da Tulipas & Rosas incluem elementos ilustrados adicionais para realçar o seu logótipo floral.
3. Postais. A Tulipas & Rosas utiliza uma foto de stock floral vibrante para o design do seu postal para adicionar um elemento que capta imediatamente todas as atenções.
4. Autocolantes e etiquetas. A Tulipas & Rosas utiliza uma combinação de autocolantes redondos e etiquetas ovais — os circulares selam os bouquets embrulhados em papel e as etiquetas grandes adicionam a marca a vasos que são levados para casa.
5. Web site. A Tulipas & Rosas vende arranjos num arco-íris de cores, mas aqueles que são apresentados na página inicial (a porta de entrada para o resto do web site) reforça a paleta de cores e, em última análise, aumenta a credibilidade da marca
Se não tem um web site para o seu pequeno negócio, podemos ajudar a criar a sua presença online. Experimente o nosso criador de web sites ou peça a um especialista de design para criar um por si.
Conheça o designer
LRNNKL da 99designs criou este logótipo para a Tulipas & Rosas, com inspiração no nome da marca. “O que mais me chamou a atenção foi o nome. O nome ‘Tulipas & Rosas’ é simples mas memorável e causa uma forte impressão.” Para combinar com o nome, criou um bouquet simples que reflete o seu amor pelos estilos vintage, desenhados à mão.
LRNNKL é especializado em design de logótipos —espreite o seu portefólio se tiver interesse em colaborar com ele para criarem um visual para o seu pequeno negócio.