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As redes sociais evoluíram de um espaço destinado a interações pessoais para um canal de marketing dinâmico adequado a empresas de todas as dimensões. Atualmente, as redes sociais são essenciais para qualquer pequena empresa, independentemente do setor em questão. Quer já tenha uma forte presença social ou esteja a tentar aumentá-la, saiba mais sobre as vantagens do marketing nas redes sociais para o seu negócio.
- Promova o reconhecimento da marca.
- Disponibilize um serviço de apoio ao cliente de excelência.
- Adquira potenciais clientes de forma económica.
- Conheça melhor os seus clientes.
- Aumente o tráfego do seu web site e otimize a sua posição nos motores de pesquisa.
1. Promova o reconhecimento da marca.
O reconhecimento da marca é fundamental na construção da credibilidade do seu pequeno negócio, e as redes sociais são uma excelente forma de gerar esse reconhecimento. As redes sociais permitem partilhar a sua marca em várias plataformas e criar simultaneamente uma imagem coerente. Esta coerência é a base para a construção de uma marca e de um negócio reconhecidos. Ao utilizar o mesmo logótipo, tipo de letra e cores da marca, estará a criar uma presença online autêntica, e a autenticidade é fundamental para construir a confiança dos seus clientes.
O tom de voz da sua marca deve ser outro aspeto coerente em todas as redes sociais. Embora a legenda de uma publicação no Facebook possa ser diferente da legenda de um vídeo no TikTok, o tom e a voz devem refletir a sua marca.
Dica VistaPrint
Tente criar parcerias com influenciadores para aumentar o reconhecimento da marca através das redes sociais. Escolha influenciadores que tenham um conjunto de seguidores demograficamente semelhantes ao seu cliente-alvo e colabore com eles para captar o respetivo público para o perfil de Instagram, Facebook ou TikTok da sua marca.
2. Disponibilize um serviço de apoio ao cliente de excelência.
Num mundo em que os clientes esperam um serviço de apoio ao cliente rápido e eficaz, as redes sociais são uma ótima ferramenta para dar resposta a essas exigências. Os seus perfis nas redes sociais permitem-lhe comunicar proativamente ou de forma reativa com os seus seguidores em tempo real. Quando os seguidores comentam ou colocam perguntas e uma marca responde de forma atempada e com conhecimento, isso transmite dedicação para com a satisfação e experiência do cliente. Essa interação promove a fidelidade e causa uma impressão positiva nos seus seguidores.
Existem diferentes formas de implementar um serviço de apoio ao cliente através das plataformas sociais. Se um cliente insatisfeito publicar um tweet relacionado com a sua marca, o melhor a fazer será pedir desculpa e pedir ao cliente para lhe enviar uma mensagem privada. Se um dos seus seguidores no Instagram comentar que está a aguardar que um artigo volte a estar disponível, responda diretamente ao comentário para que a resposta possa ajudar outros seguidores.
No entanto, não tem de estar permanentemente disponível. Informe os clientes de quando poderão receber uma resposta incluindo um horário de funcionamento e disponibilidade na sua biografia. Poderá ser algo tão simples como “Respondemos às mensagens privadas de segunda a sexta das 10h00 às 18h00”.
Dica VistaPrint
Além de responder a perguntas ou reclamações, utilize as redes sociais como um lugar para interagir com os seus clientes. Isso passa, por exemplo, por fazer “gosto” nos comentários dos clientes ou enviar uma resposta curta através de mensagem privada.
3. Adquira potenciais clientes de forma económica.
Enquanto proprietário de um pequeno negócio, provavelmente estará sempre à procura de opções de marketing acessíveis e, felizmente, as redes sociais, são o espaço perfeito. A maioria das redes sociais são gratuitas, e muitas marcas cresceram exponencialmente através do marketing orgânico nas redes sociais. Caso tenha um orçamento específico para marketing, também é relativamente pouco dispendioso aumentar o alcance das suas publicações ou publicar anúncios em redes como o Facebook e Instagram.
Outra forma económica de construir uma comunidade de seguidores nas redes sociais consiste em incentivar as pessoas a seguirem a sua marca. Ofereça 10% de desconto em cada encomenda sempre que os clientes seguirem a sua marca no TikTok, ou ofereça um pequeno presente com a compra se os clientes gostarem da página da sua empresa no Facebook. Estes gestos promovem a construção de relações positivas com os clientes atuais e geram maior exposição à sua marca.
4. Conheça melhor os seus clientes.
Ao investir tempo a compreender o seu público-alvo e a personalizar as suas publicações, a imagem da marca e até a presença nas redes, poderá aumentar rapidamente o número de seguidores e criar um público fiel. Muitas redes sociais têm ferramentas integradas que facilitam o conhecimento do seu público. Quer se trate de informações sobre a idade, género ou interesses, tem inúmeros dados à sua disposição para o ajudar a saber mais sobre os seus clientes. Estas informações permitem-lhe adaptar a sua estratégia de marketing nas redes sociais ao seu público específico, criando uma comunidade de seguidores mais envolvidos.
Dica VistaPrint
Precisa de obter opiniões sobre um novo produto ou oferta? Quer saber um pouco mais sobre as preferências gerais dos clientes? Realize uma sondagem nas Stories do Instagram para recolher ainda mais dados sobre os seus seguidores.
5. Aumente o tráfego do seu web site e otimize a sua posição nos motores de pesquisa.
Outra vantagem das redes sociais para empresas consiste no impacto direto destas no tráfego dos web sites e na posição nos motores de pesquisa. Não se esqueça de incluir o URL do seu web site na biografia de todos os perfis das redes sociais, para que potenciais clientes possam encontrar facilmente o seu site. Além da biografia, inclua uma hiperligação para o seu web site sempre que partilhar uma publicação nas suas redes sociais. Quanto maior for o número de cliques no URL, maior o número de visitas ao web site da empresa.
Curiosamente, as redes sociais também afetam a posição da sua empresa ou marca nos motores de pesquisa. Quando as suas publicações nas redes sociais incluem ligações para o seu web site ou blogue, essas ligações ajudam os motores de pesquisa a perceber que o seu web site é confiável e deve estar posicionado em função de palavras-chave específicas. O algoritmo do Google está continuamente a evoluir para eliminar web sites fraudulentos e posicionar adequadamente web sites autênticos. Ao incorporar as redes sociais na sua estratégia de marketing, pode influenciar positivamente o posicionamento da sua empresa nos motores de pesquisa mesmo não sendo um especialista em otimização de motores de pesquisa.