Como criar uma lona publicitária para o seu negócio

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Quando se trata promover o seu negócio, a prioridade deve centrar-se em chamar a atenção das pessoas que passam pelo seu espaço físico. E para atrair a atenção das pessoas à distância, as lonas publicitárias são uma das opções mais diretas e eficazes.

Felizmente, as lonas publicitárias são mais fáceis de criar do que pensa… basta planear um pouco e aplicar alguns truques. Eis como criar uma lona publicitária que irá atrair a atenção para o seu negócio.

  1. Decida onde será colocada a lona publicitária.
  2. Escolha uma mensagem simples e direta.
  3. Crie uma hierarquia visual e narrativa.
  4. Escolha um tipo de letra legível.
  5. Utilize cores para criar contraste.
  6. Selecione um modelo de design.

1. Decida onde será colocada a lona publicitária.

O sítio escolhido para pendurar a lona publicitária irá influenciar o tamanho, a cor, a mensagem e o material da lona. Será colocada por cima da porta da sua loja, num evento desportivo, num mercado biológico ou num expositor para janela? As lonas publicitárias de dupla face são perfeitas se quiser transmitir uma mensagem aos clientes no interior *e* exterior da sua loja, enquanto as lonas publicitárias retráteis são ideais para feiras comerciais e mercados.

Dependendo do posicionamento da lona, tenha em mente aquilo que o seu público-alvo estará a fazer quando ler a lona publicitária: se estará em pé, a andar, a conduzir ou sentado num comboio, e a distância a que estará. Isto influenciará o tamanho da lona publicitária, a orientação vertical ou horizontal, o tipo de letra que vai utilizar e o número de palavras que terá de conjugar. Deve também ter em conta o cenário de fundo presente atrás da lona publicitária (por exemplo, árvores frondosas, tijolos vermelhos, paredes brancas), se quiser que a sua lona sobressaia em relação ao fundo. O foco deve estar direcionado para chamar a atenção do cliente.

Dica VistaPrint

O lugar onde irá colocar a lona publicitária será também determinante na escolha do material. Apesar de as lonas publicitárias exteriores, como as lonas em vinil e malha de rede, poderem ser usadas tanto no interior como no exterior, as lonas publicitárias para interior não resistem tanto quando expostas às condições meteorológicas.

2. Escolha uma mensagem simples e direta.

Todas as lonas publicitárias devem ter um propósito, por isso decida o que gostaria que as pessoas fizessem quando virem a sua lona publicitária. Por exemplo, o seu propósito pode ser levar as pessoas a entrarem na sua loja, a solicitarem um orçamento ou a visitarem o seu web site: qualquer que seja o objetivo da sua lona publicitária, certifique-se de que o seu apelo à ação é claro e conciso.

No que toca a palavras, menos é mais. A maioria das pessoas irá ver a sua lona publicitária à distância (e talvez apenas durante uma fração de segundos, se estiverem em andamento), por isso garanta que conseguem reter a sua mensagem. Opte por afirmações curtas, diretas e fáceis de ler e evite palavras desnecessárias.Se puder deixar de fora uma palavra e a mensagem continuar compreensível, faça-o.

3. Crie uma hierarquia visual e narrativa.

A ordem da sua mensagem e da informação contida na mesma (a hierarquia) terão um grande impacto na eficácia da sua lona publicitária. Destaque a informação mais importante e certifique-se de que a sua mensagem principal é realçada através de uma fotografia em ponto grande ou de um slogan a negrito.

Organize os restantes elementos (como informação secundária ou detalhes adicionais) em torno deste ponto focal central num tipo de letra mais pequeno.

Dica VistaPrint

Se utilizar imagens na sua lona publicitária, certifique-se de que têm uma resolução e qualidade elevadas. As imagens devem ser nítidas quando impressas em ponto grande, por isso utilize sempre ficheiros originais não comprimidos para obter melhores resultados.

4. Escolha um tipo de letra legível.

Escolher um tipo de letra clássico e a negrito, como a Helvetica, Century Gothic e Verdana, dará um aspeto profissional à lona mantendo simultaneamente uma boa legibilidade. Por muito tentador que seja, evite tipos de letra divertidos e invulgares, pois será mais difícil para os clientes lerem a sua mensagem.

Geralmente, a sua lona publicitária será vista a partir de uma grande distância, por isso opte por um tamanho de letra grande. Nesta tabela, poderá ver a relação entre a altura da letra e a distância de leitura. Decida o tamanho que as suas letras devem ter para alcançar o seu público-alvo. Além disso, evite utilizar muitos tipos de letra diferentes, optando por um máximo de três para que o design não pareça confuso.

5. Utilize cores para criar contraste.

Apesar de ser natural querer optar por uma lona publicitária que esteja em consonância com a imagem da sua marca e utilizar as mesmas cores dos seus restantes materiais de marketing, é importante prestar atenção à forma como as combina. Regra geral, deve existir um elevado contraste entre as letras e a cor do fundo, por isso opte por um tipo de letra escuro sobre um fundo claro, ou vice-versa.

Da mesma forma, tente evitar os tons pastel, que tendem a confundir-se com o fundo, e escolha cores mais vivas. Se as cores da sua marca forem suaves e claras, crie uma versão mais intensa do mesmo tom para garantir um contraste elevado na lona publicitária.

6. Selecione um modelo de design.

Agora que já sabe como destacar uma lona publicitária, está na altura de reunir todos os elementos num design final. A forma mais simples de o fazer consiste em começar por um modelo personalizável e depois adicionar a mensagem, escolher o tipo de letra, carregar o seu logótipo e ajustar a configuração, até estar perfeitamente adequado ao seu negócio.

Em alternativa, se já tiver o seu próprio design de lona publicitária completo, pode simplesmente carregá-lo para a lona publicitária que escolher. De acordo com a nossa experiência, os ficheiros Adobe Photoshop e Illustrator são os melhores formatos para carregar o seu design.

Dica VistaPrint

Prefere deixar o trabalho de design para um profissional? Descubra um designer para dar vida à sua lona publicitária com 99designs por Vista.