Consiga o visual: embalagens de produtos fora do comum

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

A embalagem é apenas uma parte de uma experiência de marca coerente que pode aumentar a credibilidade do seu marketing. Das cores à tipografia, as embalagens são um reflexo da identidade da sua marca… e são muitas vezes a primeira (e última) impressão que um cliente tem do seu negócio. Pense nisto: se um cliente faz uma encomenda online, a sua embalagem é a primeira coisa que vai ver quando a encomendar chegar. E se um cliente fizer uma encomenda na sua loja física, a sua atenciosa embalagem pode deixá-lo com uma impressão positiva que deixará a sua marca mesmo depois de este sair da loja.

Quer esteja a terminar uma compra na loja ou a preparar-se para enviar uma encomenda, pode impulsionar a personalidade e o visual do seu negócio (incluindo o logótipo, cores da marca e tipografia) para melhorar a embalagem de produtos da sua marca com autocolantes, postais, etiquetas de pendurar e mais. Chris Johnson, um designer da 99designs by Vistaprint, criou um logótipo para a Lune Candles com cores, tipos de letra e elementos de design que funcionam em todos os materiais. Pretende dar um novo aspeto às suas embalagens? Aqui estão alguns aspetos a considerar quando começa a criar o seu próprio visual.

Começar com um logótipo

Quando começa o seu negócio, um logótipo é uma das primeiras coisas de que precisa. É uma representação visual da identidade da sua marca e deve ser colocado em todos os materiais de marketing… incluindo a embalagem. À medida que cria o seu logótipo, pense em como pode ser utilizado para ilustrar a sua marca em vários artigos. Aqui, pode ver como a Lune Candles utilizou o seu logótipo completo, com imagem e texto, em certas embalagens e versões modificadas noutras. A imagem da lua crescente destaca-se em autocolantes e etiquetas de pendurar, enquanto o nome da marca é apresentado na embalagem.

Caso esteja a começar um negócio totalmente novo e precise de um logótipo ou se quiser renovar o seu logótipo atual, os especialistas na 99designs by Vistaprint podem ajudar

Paleta de cores

Há muito a considerar ao escolher as cores da sua marca: quer tons vivos e quentes ou cores frias e suaves? Os tons azuis funcionam bem para a Lune Candles, ao fazerem referência ao nome de inspiração celestial da marca, bem como às cores ricas do céu à noite. Aqui, a empresa de velas utiliza tons diferentes de azul e combinações na cor da marca para dar dimensão ao seu conjunto de embalagens. E, graças a uma paleta de cores coesa, a Lune pode combinar cores para criar autocolantes, etiquetas de pendurar e postais um pouco diferentes, mas sempre de acordo com as cores da marca.

A 99designs by Vistaprint pode dar-lhe orientações se precisar de ajuda a perceber que tonalidades se complementam e fazem sentido para a sua marca. 

Tipografia

Ao escolher a tipografia para a identidade da sua marca, deve garantir que é fácil de ler e que capta a atenção. A sua escolha de tipo de letra também comunica o tom, humor e personalidade da sua marca e deve ter um ótimo aspeto em todos os seus materiais de embalagens. Quer utilize numa etiqueta de pendurar ou numa etiqueta para produtos, utilize o mesmo tipo de letra (ou dois, no máximo) de forma consistente para reforçar a identidade da sua marca.

Aqui, o tipo de letra principal da Lune Candles parece acabado de sair de uma página de um livro de contos de fadas: os detalhes extravagantes e um toque dourado refletem o seu ambiente celestial. O corpo tipográfico secundário é um tipo de letra sans serif que é um pouco mais simples e até mais fácil de ler… ideal para blocos de texto maiores em flyers e folhetos.

A coleção completa

Crie um conjunto de elementos de embalagens que funcionam para o seu pequeno negócio e mantenha a consistência na cor e tipo de letra utilizados. É importante pensar no que vende e em como quer embalar os seus produtos. Tem um comércio apenas online? Talvez não precise de sacos de papel. Vende folhas de chá a granel? Pense em embalar o seu produto em recipientes amigos do ambiente onde pode adicionar a sua marca com um autocolante.

Agora, dê uma vista de olhos a tudo que a Lune Candles utiliza para criar uma experiência de embalagem de produto que tem um ar coeso e uma sensação maravilhosa.

  1. Sacos de papel. Adicione (ou cole) o seu logótipo num saco de papel liso para um toque instantâneo com a sua marca.
  2. Etiquetas de pendurar. Fixe etiquetas de pendurar aos seus produtos com fitas ou amarre com as cores da sua marca.
  3. Autocolantes. Utilize autocolantes redondos para tornar os materiais em papel comuns em embalagens com a sua marca.
  4. Cartões de felicitações. Crie cartões de agradecimento para colocar nas encomendas e adicione um acabamento brilhante para um toque especial.
  5. Postais. Espalhe a palavra sobre uma oferta especial ou novo produto com um postal. O papel robusto adiciona um toque de textura.
  6. Rolos de etiquetas. Adicione o seu logótipo a (praticamente) tudo que vende com um rolo de etiqueta.

Conheça o designer

Chris Johnson da 99designs criou este logótipo para a Lune, uma empresa de velas, inspirado por um tema celestial e elementos desenhados à mão. “Criei uma lua crescente com um efeito de cera derretida, que transmite uma mensagem sobre o produto: velas”. Chris é um designer versátil que adora criar designs divertidos, vibrantes e coloridos e grafismos em movimento. Faz parte da rede 99designs by Vistaprint, por isso, consulte o seu portefólio se tiver interesse em trabalhar com Chris para desenhar um visual para a sua marca


A 99designs by Vistaprint pode ajudar a criar um logótipo ou visual com a sua marca que funciona bem em embalagens. E assim que tiver um design de logótipo incrível, pode dar-lhe vida com um conjunto de elementos de embalagens (como o da Lune!) que vai certamente deliciar os seus clientes.