Deve dar uma nova vida ao seu negócio em 2021?

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Se 2020 nos ensinou algo, é que o mundo e os pequenos negócios estão em constante evolução.

Este ano, vimos muitos pequenos negócios a adaptarem-se rapidamente, de fábricas de cerveja a produzirem desinfetante para as mãos a professores de música a darem aulas online e retalhistas a aceitarem pagamentos sem contacto. Vimos novos negócios a surgir, de produtores de máscaras em tecido feitas em casa a estabelecimentos de restauração apenas de take-away.

Se iniciou um novo negócio este ano, pode utilizar o branding para transformá-lo em algo sustentável. E se o seu negócio tiver passado por mudanças desde que abriu, pode dar-lhe uma nova vida para mostrar aos clientes a sua capacidade de adaptar, a sua perseverança e, claro, as novas ofertas. Se a sua linha de produtos e serviços tiver mudado drasticamente, pode estar na altura de uma renovação total. Mas, se apenas quiser modernizar o aspeto da sua marca, uma simples atualização pode ser a solução mais fácil.

Um novo ano é uma oportunidade perfeita para fazer algumas mudanças na sua marca. Descubra 6 razões para dar uma nova vida ou atualizar a sua marca e, depois, use a árvore de decisão no fundo da página para avaliar o seu negócio e decidir qual é o passo seguinte mais adequado para si.

6 principais motivos para dar uma nova vida ou atualizar a sua marca:

  1. As suas ofertas mudaram.
  2. Quer que o seu negócio seja persistente.
  3. O seu logótipo está desatualizado.
  4. A sua marca não se destaca.
  5. Tem dificuldades a atrair novos clientes.
  6. Atraiu clientes de uma área geográfica diferente.

1. As suas ofertas mudaram.

Imagine: começou como um fornecedor privado de refeições e agora expandiu o seu negócio para oferecer entregas e take-away de refeições semanais. Talvez tenha criado o seu negócio para vender vestuário e acessórios e tenha acabado por expandir as suas ofertas para máscaras em tecido cheias de estilo. Ou talvez o seu negócio tenha começado por ser sazonal, mas agora esteja aberto todo o ano. Se a imagem atual da sua marca o insere numa categoria, talvez esteja na altura de atualizar o seu logótipo para que espelhe as suas novas ofertas.

2. Quer que o seu negócio seja persistente.

Nos últimos nove meses, assistimos a muitos esforços criativos por parte de novos negócios. Se teve uma ideia de negócio oportuna que foi bem-sucedida, como pode expandi-la para que seja continuamente relevante? Use a sua marca para criar uma imagem duradoura do seu pequeno negócio.

Talvez tenha dado uso às suas capacidades de costura para criar um negócio de máscaras em tecido e queira continuar este novo lado artesanal, mas esperamos não vir a precisar de máscaras para sempre. Que mais pode criar e vender e como pode a imagem da sua marca refletir isto? Quer seja com uma mudança do nome (transforme a Máscaras da Maria em Produtos artesanais da Maria) ou um logótipo atualizado, uma nova imagem da sua marca pode tornar o seu conveniente negócio em algo que pode durar para sempre.

3. O seu logótipo está desatualizado.

O seu logótipo deve ser uma representação visual daquilo que o seu negócio faz. Se os seus produtos e serviços tiverem mudado, pode ser necessário apresentar esta mudança numa nova identidade empresarial.

As ofertas disponíveis no seu negócio mudam, mas os estilos mudam também. Se abriu as suas portas já há uma década, o seu logótipo era provavelmente moderno e refletia o seu estilo pessoal (e o seu negócio) na altura. Mas agora, talvez a paleta de cores, o tipo de letra ou o design possam estar um pouco ultrapassados. Pondere uma modernização da imagem da sua marca com um logótipo atualizado que retrata as tendências de design atuais.

DICA VISTAPRINT
Precisa de ajuda para atualizar o seu logótipo ou para criar um totalmente novo? A equipa dos Serviços de design da Vistaprint está aqui para ajudar.

4. A sua marca não se destaca.

Os visuais da sua marca são muitas vezes a primeira exposição visual que o cliente tem ao seu pequeno negócio, por isso… tem mesmo de destacar-se.

Talvez se tenha inspirado numa das suas marcas favoritas quando desenhou o seu logótipo e pensou na sua própria identidade de marca. É sempre uma ótima ideia aceitar sugestões de design de empresas de que gostamos e respeitamos, mas temos de garantir que somos suficientemente diferentes para nos destacarmos. Se o corpo tipográfico ou a cor do seu logótipo forem parecidos aos de outra marca (especialmente uma que esteja no mesmo setor), deve ponderar fazer alterações ao design.

5. Tem dificuldades a atrair novos clientes.

Se tem vindo a fornecer os mesmos produtos e serviços às mesmas pessoas, a sua marca pode parecer estagnada e desatualizada. E mesmo que se tenha adaptado às necessidades dos seus novos clientes, a sua imagem pode não refletir isso.

Ficar na mesma e manter a sua clientela atual pode ser tentador, mas se evitar fazer atualizações, nunca atrairá novos clientes, especialmente se as suas ofertas tiverem mudado e se tiver a oportunidade de criar ligações com novos clientes. Ao atualizar o seu logótipo, procure equilibrar a integridade da sua marca existente com elementos de design mais modernos. O objetivo também é que os seus clientes atuais continuem a reconhecer a sua marca e saibam onde encontrá-la.

6. Atraiu clientes de uma área geográfica diferente.

Uma publicação viral no Instagram criou uma procura pelos seus produtos noutros locais que não o mercado de agricultores da sua cidade? Desde que o seu restaurante começou a servir refeições para fora que tem abrangido cada vez mais zonas de entrega? Ou talvez uma experiência de comércio online recentemente lançada tenha facilitado as compras a clientes de todo o mundo?

Se o seu público tiver crescido (parabéns, já agora!), deve dar um passo atrás e ver a sua imagem de marca de uma perspetiva mais ampla. Pense em como a sua marca é vista, seja numa região vizinha ou noutro país.

Descubra se precisa de ATUALIZAR ou de DAR UMA NOVA VIDA À SUA MARCA: siga esta árvore de decisão para saber qual é o seu próximo passo ideal.

Está na altura de atualizar?

Em alguns casos, pode não ser necessário implementar uma mudança total. Uma atualização da sua marca permite-lhe renovar os elementos visuais e melhorar a sua mensagem sem reformular completamente a sua marca. Consulte alguns exemplos abaixo. Pense em atualizar o tipo de letra e as cores do seu logótipo ou em adaptar o seu slogan para algo mais moderno e atual. Ao modernizar a sua marca, irá torná-la mais apelativa para um público mais vasto e atual. Uma vez que não tem de alterar nenhuma mensagem mais crucial, as atualizações da marca podem ser um processo objetivo e económico.

Está na altura de dar uma nova vida à marca?

Se decidir que o seu negócio precisa mesmo de uma nova vida, precisará de mais do que um novo logótipo ou até de um novo nome. Considere escrever um novo slogan ou escolher novos tipos de letra e cores para usar nos seus materiais com marca (como o seu Web site, publicações em redes sociais, sinalética na loja e muito mais).

Independentemente do que escolher, garanta que espalha a palavra.

Quer tenha decidido atualizar ou dar uma nova vida à identidade da sua marca, é essencial que todos saibam desta mudança. Envie postais aos seus clientes onde estreia o seu novo visual, crie uma publicação apelativa no Instagram a anunciar a atualização da sua marca ou envie uma newsletter informativa para os seus subscritores por e-mail a anunciar a nova imagem da sua marca.

Certifique-se de que atualiza também os restantes materiais de marketing (por exemplo, cartões de visita, flyers, lonas publicitárias, folhetos, etc.). Mantenha a sua imagem consistente em todos os materiais para uma renovação bem-sucedida e profissional.