Como desenhar um cartão de visita: 10 regras de ouro

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Um cartão de visita representa o próximo passo para tornar o seu sonho de ter um pequeno negócio realidade. Além disso, para muitos potenciais clientes, esta é a primeira interação que têm com a sua marca, por isso, garanta que é uma interação positiva.

Um cartão de visita cuidadosamente concebido faz mais do que apresentar a sua informação de contacto. Dá-lhe um ar profissional, cria confiança nos clientes e diferencia o seu pequeno negócio de todos os outros. Mas antes de começar a distribuir cartões de visita a toda a gente que conhece, pare e pense: o que torna um cartão de visita num sucesso? Como pode fazê-lo destacar-se e, consequentemente, conseguir mais negócios?

A resposta: uma combinação cuidadosa da informação que inclui e como a apresenta. Aqui, partilhamos 10 dicas essenciais para desenhar um cartão de visita que o represente da melhor forma, bem como ao seu negócio. Preste atenção aos conselhos de Tristan Le Breton, diretor criativo na 99designs. A 99designs é uma plataforma criativa especializada em associar designers gráficos a clientes para criarem logótipos, Web sites e muito mais.

Tudo pronto para começar? Como desenhar um cartão de visita:

  1. Encontre um modelo que reflita a personalidade da sua marca.
  2. Encontre o corpo tipográfico adequado.
  3. Defina um tamanho e forma.
  4. Organize a sua informação.
  5. Empenhe-se a duplicar.
  6. Maximize o seu logótipo.
  7. Deixe algum espaço em branco.
  8. Adicione algo especial.
  9. Inclua um apelo à ação.
  10. Reveja.

1

Encontre um modelo que reflita a personalidade da sua marca.

O seu cartão de visita diz muito sobre si e sobre a sua pequena empresa… por isso, escolha um design que reflete a sua marca. É um decorador de interiores especializado em estilo moderno e adora linhas simples? Demonstre as suas preferências com um modelo que simples e claro. Passeia cães e a sua personalidade é extrovertida? Mostre a natureza divertida do seu negócio com um cartão menos formal e mais colorido.

DICA VISTAPRINT
Se tiver dúvidas, fale com um designer. Peça ajuda a um amigo especializado em impressão gráfica para garantir que o design do seu cartão de visita está de acordo com a sua marca – ou dê uma oportunidade aos Serviços de Design da Vistaprint.

2

Encontre o corpo tipográfico adequado.

Se tiver um tipo de letra que já usa no seu Web site ou noutros materiais de marketing, utilize-o também no seu cartão de visita. O tipo de letra que escolher deve representar a sua marca – talvez uma fonte cursiva elegante se for um coach de etiqueta ou um tipo de letra inspirado numa máquina de escrever se for um escritor – e ser fácil de ler. Todo o texto que incluir deve ter, no mínimo, 8 pontos, mas a informação mais importante (como o seu nome ou o nome do seu negócio) pode ser impressa num tamanho maior, num corpo tipográfico diferente ou a negrito.

Tristan recomenda: “uma boa regra de ouro é colocar o nome da empresa maior do que um tipo de letra de 12 pontos e nunca usar qualquer tipo de letra de tamanho inferior a 8 pontos”.

3

Defina um tamanho e forma.

O tamanho e a orientação do seu cartão de visita afeta o tamanho do texto e a quantidade de informação que pode incluir… e também é um fator diferenciador para a sua marca. Tem uma empresa convencional, sem floreados, ou uma empresa arrojada e inconformista?

A maioria dos cartões de visita são retangulares, aproximadamente, do tamanho de um cartão de crédito e com configuração horizontal. Todos estamos familiarizados com este formato, por isso, é uma escolha segura, mas se quer realmente destacar-se, pense em utilizar um formato quadrado, cantos arredondados ou uma configuração vertical.


4

Organize a sua informação.

No que toca a informações, o seu cartão de visita deve fornecer aos clientes tudo aquilo de que precisam para entrarem em contacto consigo, conseguirem encontrá-lo online ou localizarem a sua frente de loja. Além do seu nome e cargo, adicione o nome da sua empresa, número de telefone, Web site, endereço de e-mail e redes sociais. Certifique-se de que inclui toda esta informação no seu cartão de visita para que os clientes possam facilmente contactá-lo da forma mais conveniente.

Ao adicionar as suas informações ao modelo do seu cartão de visita, pense em como as vai dispor. Cada informação deve ser claramente diferenciável, mas fluir de forma harmoniosa com as outras. “O design de um cartão de visita com uma boa fluidez visual deve começar com o logótipo, depois o nome, e, por fim, passar para informações secundárias como endereços de e-mail e números de telefone”, sugere Tristan. “Pode sempre alterar a fluidez visual, ajustando o tamanho de um elemento, mudando a sua localização ou adicionando espaço adicional em branco”.

5

Empenhe-se a duplicar.

Faça o seu cartão de visita ter o dobro do impacto para si e para o seu pequeno negócio. Utilize o verso para lembretes de marcações, carimbos de fidelização ou como uma tela em branco para exibir alguma informação relacionada com o seu negócio. Por exemplo, se tiver um restaurante ou bar de cocktails, inclua uma breve receita para uma bebida ou um prato de assinatura. Vende artigos feitos à mão? Utilize os cartões de visita como etiquetas para joalharia, vestuário, acessórios e outros artigos.

Outra forma de garantir que o seu cartão de visita está sempre à vista é torná-lo num íman. Esta técnica funciona particularmente bem para empresas que oferecem serviços recorrentes como canalizadores, jardineiros, cuidadores de animais, cabeleireiros, mecânicos, restaurantes e muito mais. Os clientes vão colocá-los nos seus frigoríficos para um acesso fácil e rápido aos seus dados de contacto.

As opções de versatilidade para o seu cartão de visita são ilimitadas e podem garantir que o seu cartão alcança mais pessoas, dura mais tempo e deixa uma impressão marcante.


6

Maximize o seu logótipo.

Tristan afirma: “O seu cartão é mais do que apenas aos seus dados de contacto: representa-o a si e à sua marca. Antes de pensar em criar novos cartões de visita, há dois componentes de design cruciais a considerar: o seu logótipo finalizado e as cores da sua marca. Estes elementos são as partes mais importantes da sua marca visual e ajudarão a influenciar outras áreas do processo de design do cartão”.

Um cartão de visita gira *completamente* em torno do logótipo: considere dedicar um lado do cartão apenas ao seu logótipo. Como representação visual do seu negócio, merece um lugar de destaque que chame instantaneamente a atenção de potenciais clientes. 

Assim que tiver um logótipo, procure criar uma identidade completa para a sua marca. Deverá ter uma coleção de cores e tipos de letra para utilizar em todos os seus materiais de marketing, um tom de voz que utilizará em todas as comunicações e uma ideia geral do “estilo” da sua marca. Se ainda não criou um logótipo, atribua-nos este processo de design: a nossa equipa de Serviços de Design está aqui para ajudar a desenhar o seu logótipo, Web site, materiais de marketing e muito mais.


7

Deixe algum espaço em branco.

Não encha o seu cartão com demasiado texto: se existirem demasiados elementos no cartão, vão competir entre eles pela atenção do leitor e nada será destacado. (E lembre-se: pode utilizar os dois lados do cartão!) Em termos de design, um pequeno espaço em branco é mais simpático para os olhos e pode ajudar a chamar a atenção para as informações mais importantes.

Além disso, talvez queira acrescentar uma nota antes de entregar o seu cartão a alguém: deixar um pouco de espaço no cartão dá-lhe espaço para anotar a sua nova extensão telefónica ou para indicar o nome de um colega a potenciais clientes.

Tristan relembra-nos que “quanto menos elementos tiver, mais impacto cada um terá, por isso, pense em como pode eliminar os excessos no seu cartão para deixar uma impressão marcante”.

8

Adicione algo especial.

De acordo com Tristan: “os acabamentos especiais podem ser muito significativos para deixar uma impressão marcante em potenciais clientes, parceiros e clientes”.

Uma forma fácil de fazer o seu cartão destacar-se é adicionar um elemento de design pouco comum ou um tratamento de impressão especial. Os acabamentos brilhantes adicionam um toque de brilho sofisticado, enquanto o acabamento brilhante em relevo cria um revestimento brilhante elevado, proporcionando aos cartões uma sensação 3D difícil de esquecer.

O tipo de papel é outra maneira de adicionar algo especial ao seu cartão de visita. O papel extremamente espesso adiciona imediatamente um toque luxuoso, enquanto o papel robusto reciclado proporciona uma sensação orgânica.

Certifique-se de que estes recursos especiais são adequados para a imagem da sua marca – se estiver numa linha de trabalho um pouco menos glamorosa, pode ser estranho adicionar um toque de acabamento brilhante ao seu cartão de visita.


9

Inclua um apelo à ação.

Um apelo à ação não é um requisito para um cartão de visita, mas pode incentivar potenciais clientes a darem o próximo passo. Quer seja uma oferta especial, uma dica útil ou um código de desconto, crie um incentivo referente ao seu negócio para estimular os clientes.

Pondere utilizar um código QR como parte do seu apelo à ação. Como as pessoas estão cada vez mais confortáveis com a leitura de códigos QR, adicionar um ao seu cartão de visita é uma ótima forma de encaminhar as pessoas para o seu Web site, inscrevê-las na sua lista de correio ou oferecer-lhes uma promoção especial. Sugerimos que coloque o código no verso do seu cartão de visita: assim, assegura que é fácil de ler e não retira o logótipo do seu local de destaque, na frente.

10

Reveja uma e outra vez.

Existe algo pior do que abrir uma caixa de cartões de visita (ou menus, ou flyers) acabados de imprimir e ver que têm um erro tipográfico? Antes de finalizar a sua encomenda, peça a um colega ou a um amigo para verificar os seus cartões de visita quanto a erros ortográficos. Se quer ter mesmo a certeza de que o seu cartão foi absolutamente revisto, solicite a ajuda de um revisor de textos. Uma vez que existe uma quantidade tão pequena de texto num cartão de visita, esta deve ser uma tarefa relativamente rápida e económica.