Tempo de leitura estimado: 3 minutos
É realmente importante selecionar o tipo de letra mais adequado para o seu Web site? Com um tipo de letra legível, a mensagem do seu negócio é transmitida com máxima clareza. O tipo de letra que seleciona é um elemento-chave do design do seu Web site e transmite imediatamente a identidade da sua marca a todos os visitantes. O que pode ser mais importante que isso?
No entanto, com tantos tipos de letra por onde escolher, o processo de seleção pode ser complicado. Por isso, comece por aqui e descubra 12 opções de tipos de letra para usar no Web site do seu pequeno negócio e não só.
- Georgia
- Helvetica
- PT Sans & PT Serif
- Open Sans
- Quicksand
- Verdana
- Rooney
- Karla
- Roboto
- Ubuntu
- Lato
- Futura
Georgia
Há uma coisa muito importante que tem de saber sobre o Georgia: é um tipo de letra com serifa. Isso significa que cada letra contém um adorno em forma de pequena linha. A alternativa são os tipos de letra designados sans serif, que são mais simples e modernos. No entanto, embora os tipos de letra com serifa tenham esse pormenor extra, ainda podem ser uma boa opção para Web sites. Concebido para a Microsoft, o Georgia foi, na verdade, criado a pensar nos ecrãs com pouca resolução, por isso, é um dos tipos de letra mais legíveis em computadores de secretária e dispositivos móveis.
Helvetica
Tal como o Georgia, o Helvetica é considerado um dos tipos de letra mais fáceis de ler, de acordo com a The Next Web. Trata-se de um tipo de letra sem serifa e um dos mais populares em todo o mundo: é um clássico moderno.
PT Sans & PT Serif
Não consegue decidir se o melhor para si é usar um tipo de letra com ou sem serifa? O ParaType existe em ambas as versões, por isso, pode experimentar e ver a diferença ou usar uma combinação de ambas. O PT Sans e oPT Serif combinam na perfeição.
Open Sans
O que torna este tipo de letra tão legível? Em parte, a quantidade de espaço, chamada “kerning” entre os caracteres. De acordo com a Google, o Open Sans é “otimizado para impressão, para interfaces Web e móveis e as letras caracterizam-se pela excelente legibilidade.”
Quicksand
Uma vez que tantos clientes utilizam smartphones e tablets para consumir conteúdo online, o tipo de letra que selecionar deve adequar-se bem a pequenos ecrãs. O Quicksand, um tipo de letra sem serifa da Google, funciona bem em dispositivos móveis. Foi concebido com base em formas geométricas para dar uma impressão de afabilidade.
Verdana
O Verdana sans-serif é outro tipo de letra de eleição para o Web design, devido à sua legibilidade. Tal como o Georgia, foi criado especificamente para ecrãs de computador. É uma opção adequada para grandes blocos de texto, uma vez que os especialistas indicam que, em geral, os tipos de letra sem serifa são mais fáceis de ler na Web.
Rooney
A personalidade é um elemento da identidade da sua marca e essa personalidade deve refletir-se no seu tipo de letra. Se a sua marca é leve e prefere uma abordagem pouco convencional, um tipo de letra como o Rooney pode ser a opção ideal. O designer do tipo de letra, Jan Fromm, diz que “as formas arredondadas e as curvas suaves” deixam no leitor uma “impressão geral de afeto e suavidade”.
Karla
Não há nada de complicado neste tipo de letra sem serifa: Karla é despojado e simples. A Google descreve-o como “popular e excêntrico” tornado-o uma boa seleção para marcas distintas e que adoram divertir-se.
Roboto
Criado pela Google para ser utilizado no sistema operativo Android — e agora também utilizado pelo Chrome — o Roboto tem um aspeto mais arrojado que outros tipos de letra. A Google descreve-o como “moderno, mas acessível”. Se estes são adjetivos que associaria à sua marca, experimente.
Ubuntu
Se procura algo inequivocamente moderno, experimente o Ubuntu. O nome vem de uma palavra sul-africana, que significa “humanidade”. Este é um tipo de letra de estilo humanista, o que significa que é inspirado na caligrafia e na forma como os humanos escrevem, realmente, à mão.
Lato
Ao nomear o Lato um dos 10 melhores tipos de letra Google para Web sites, a publicação de arte e design, Creative Blog refere que “ os detalhes parcialmente arredondados das letras dão ao Lato uma sensação acolhedora, enquanto a estrutura sólida lhe confere estabilidade e seriedade”. Não soa perfeito para um site profissional?
Futura
Se existe mais um fator que deve considerar ao escolher o seu tipo de letra é o tom do seu site: é formal ou informal? Futura é um dos tipos de letra que pode ser usado em ambos os casos. É sempre nítido e expressivo, por isso, se o seu objetivo é a legibilidade, poderá ser uma boa opção.