Como escolher as medidas do seu cartão de visita: o nosso guia de tamanhos.

Os cartões de visita ainda são uma ferramenta essencial, mesmo na era digital. São a primeira forma de contacto entre a sua empresa e o seu cliente e um passo essencial na geração de interesse pelos seus serviços e pelo que tem para oferecer.

Criar um cartão de visita de sucesso é algo que não deve ser feito de forma apressada. Faça a si mesmo as seguintes perguntas antes de embarcar no processo criativo. A primeira deve ser, sem dúvida, as dimensões: que tamanho quer que os seus cartões de visita tenham? De que forma devem os diferentes elementos ser organizados? Não se preocupe: vamos dizer-lhe tudo de que precisa de saber!


O cartão de visita standard: um clássico que resiste à passagem do tempo

O tamanho de cartão de visita mais comum em Portugal é o formato de 85 mm x 55 mm. Este cartão de visita standard é do mesmo tamanho que um cartão de crédito, por isso, caberá facilmente em qualquer carteira ou porta-cartões, o que significa que as pessoas terão os seus contactos sempre à mão.

Sabia que:
Um cartão de visita standard não tem o mesmo tamanho em todos os países. Embora as medidas 85 mm x 55 mm sejam privilegiadas em Portugal e na Europa Ocidental, tal não acontece no resto do mundo. Por exemplo, o tamanho mais comum nos Estados Unidos e no Canadá é 88,9 x 50,8 mm, enquanto que, na Europa de Leste e na Rússia, as dimensões de um cartão de visita standard são de 90 x 50 mm. 

Quando se fala de medidas standard, não nos referimos exatamente aos cartões de visita clássicos e isto pode ser importante para se destacar da concorrência. Descubra as nossas dicas para criar cartões de visita originais!

Outras dimensões de cartões de visita para se destacar da multidão

Existem muitas outras opções de tamanho para os seus cartões de visita (além do cartão de visita standard), que também cabem numa carteira ou porta-cartões.

O cartão de visita quadrado:

o seu formato incomum, com 65 x 65 mm permite-lhe dar destaque a uma imagem, a um logótipo ou ao visual de um produto. Adequado para os campos artísticos e criativos, vai certamente causar impacto.

O cartão de visita fino:

como o próprio nome indica, este formato é mais pequeno e mais estreito que os outros modelos. Este cartão de visita “mini” (40 x 85 mm) pode ser facilmente guardado e destaca-se dos outros cartões de visita. Distribua-os à vontade!



O cartão de visita com canto arredondado:

o estilo moderno deste formato faz com que se destaque em relação ao cartão de visita clássico, enquanto mantém as mesmas dimensões.


O cartão de visita dobrado:

este formato muito original dá-lhe o dobro do espaço para divulgar a sua mensagem. O interior pode ser totalmente personalizado e, quando dobrado, o tamanho é muito próximo ao de um formato standard: 87 x 49 mm.


No que toca a dimensões de cartão de visita, o único limite é a sua imaginação: existem também em formato redondo, hexagonal, e muito mais. No entanto, deve ter cuidado: embora ser original seja uma excelente forma de se destacar da multidão, o lado prático não deve ser totalmente posto de parte. Um cartão de visita que os seus potenciais clientes não possam guardar com facilidade, vai provavelmente acabar no lixo.

Precisa de ajuda para criar os seus cartões de visita? Os nossos designers gráficos profissionais estão prontos para ajudar a concretizar o que tem em mente. Não hesite em contactá-los para criar um cartão de visita feito à medida. 

Está em dúvida acerca do cartão de visita a escolher? Aqui ficam alguns pontos-chave que deve ter em mente. 

Para garantir que escolhe o tamanho certo para o seu cartão de visita, certifique-se de que:

  • Tem espaço suficiente para incluir todas as informações essenciais no seu cartão: nome da empresa e logótipo, o seu primeiro e último nome, o seu cargo, o seu número de telefone e endereço de e-mail, o Web site da empresa, etc. No entanto, não se esqueça de se centrar apenas na informação-chave de modo a não sobrecarregar o seu cartão com demasiados elementos.
  • O formato é adaptado ao seu público-alvo: em certas profissões, a originalidade ou criatividade são adequadas (por exemplo, em design gráfico, arte, cabeleireiros, etc.), por isso, opte por algo original. Por outro lado, se trabalhar numa área mais tradicional (por exemplo, na banca, na área legal ou médica, etc.) é provavelmente melhor optar por um formato mais clássico.
  • Ao criar, mantenha-se na área de segurança: isto irá evitar que o seu texto e/ou elementos visuais sejam cortados ao imprimir. Aqui ficam algumas diretrizes para ajudar a criar o cartão de visita perfeito:
Tamanho com margem: 88 x 58 mm  
Se tiver uma cor ou padrão de fundo, certifique-se de que esta cobre mais do que a superfície do cartão. Desta forma, não vai acabar com margens em branco se os cartões forem cortados ligeiramente fora do centro.
 
Tamanho real: 85 x 55 mm 
Como o próprio nome sugere, esta é a área que corresponde ao tamanho final do seu cartão, depois de cortado. Fazemos o nosso melhor para garantir que os seus cartões são centrados, mas não se esqueça de verificar a área de segurança.

Área de segurança: 
Todo o texto ou elementos de design que sejam importantes devem ficar dentro desta área (que não é muito mais pequena que o tamanho real do cartão). De modo a garantir que nada fica cortado, certifique-se de que tudo o que coloca no cartão fica bem dentro desta área.

Para uma melhor impressão, o seu ficheiro gráfico deve ter as mesmas dimensões que o documento com as margens completas.

Tamanho de cartões de visita em pixeis: 1004 x 650 pixeis
Se o seu cartão estiver a ser criado por si ou por um membro da sua equipa, com recurso a software de design gráfico, o tamanho real do cartão é 1004 x 650 pixeis e o tamanho impresso, com as margens totais incluídas, é de 1039 x 685 pixeis.


Observação: Estas medidas aplicam-se a cartões de visita standard. Os cartões de visita com canto arredondado têm áreas de margem de impressão semelhantes ao seu tamanho real, mas não hesite em contactar-nos se necessitar de informações mais detalhadas.


Ao criar o seu cartão de visita, além das dimensões, deve pensar também noutras questões: o tipo de papel, o tipo de acabamento, a configuração da informação no cartão, entre outras coisas. Espreite as nossas 10 regras de ouro para criar cartões de visita de sucesso.