As melhores fontes para cartões de visita

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Imagine: abre um modelo de cartão de visita e escreve o nome do seu pequeno negócio. Parece um pouco pequeno em relação ao fundo branco, por isso, aumenta o tamanho da fonte. Agora, explora o menu de fontes para ver o aspeto em diferentes estilos. Antes que se aperceba, está a percorrer a lista interminável (pelo menos, assim parece) de fontes, mais indeciso do que nunca.

Com milhares de estilos de fontes à escolha, selecionar o estilo tipográfico que irá definir o seu negócio representa um desafio intimidante. As fontes que utiliza no seu cartão de visita têm duas funções principais: devem captar atenções e ser legíveis.

Aqui, iremos abordar a importância da tipografia no design e também revelar as melhores fontes para cartões de visita. Continue a ler para descobrir mais sobre tipos de fontes, como combinar diferentes estilos e qual o tamanho que deve escolher para o texto no seu cartão de visita.

DICAS VISTAPRINT
Uma fonte é uma coleção de letras e números, acentos e símbolos, todos produzidos com um design comum.

AS 23 MELHORES FONTES PARA CARTÕES DE VISITA

Adelle – Armitage – Athelas Rg – Bevan – Bookman JF – Baskerville -Bree -Cabernet – Didact – Gothic – Eloquent JF – Fjalla One – Futura Book – Georgia – Goudy Old Style – Hellenic Wide – Mostra Nuova – Politica – Proxima Nova – Quicksand – Raleway – Refrigerator Deluxe – Roboto Slab – Satisfy

Tipos de fontes: serif & sans-serif

O que é uma fonte sans serif?

Na tipografia, uma fonte sans-serif não tem as linhas decorativas ou “serifas” no final de cada traço. As fontes sans serif também costumam ter menos variação de largura de linha do que as fontes serif (vamos falar mais sobre isto mais tarde). Nos produtos impressos, as sans-serifs funcionam melhor para nomes de negócios ou cabeçalhos, uma vez que são fáceis de ler num relance. As sans-serifs são, normalmente, o melhor tipo de fonte moderna para cartões de visita, uma vez que transmitem simplicidade e minimalismo.

As fontes sans-serifs são muitas vezes utilizadas para texto de visualização digital. Em exposições de baixa resolução, os detalhes finos, como serifas, podem desaparecer ou parecer demasiado grandes. Por isso, lembre-se das fontes sans-serif quando alinhar a sua presença online e offline.

DICA VISTAPRINT
Caso tenha curiosidade, o termo “sans-serif” vem da palavra francesa “sans”, que significa “sem”, enquanto se acredita que “serif” tem origem holandesa, uma vez que “schreef” significa “linha”.

O que é uma fonte serif?

As serifas são originárias de inscrições gravadas em edifícios históricos, pontes e lápides. Esta associação histórica torna as fontes serif ideais se quiser dar à sua marca um aspeto tradicional ou bem consolidado.

Devido à tradição e à legibilidade visível, os tipos de letra serif são normalmente utilizados em longos manuscritos, livros, jornais e revistas. Alguns acreditam que a legibilidade e velocidade de leitura de passagens longas é melhorada com as fontes serifs, uma vez que as serifas ajudam o olho a mover-se através de uma linha. Outros acreditam que as fontes serif melhoram a legibilidade, uma vez que é isso que estamos mais habituados a ler.

DICA VISTAPRINT
Se quiser adicionar lustro localizado a uma fonte serif no seu cartão de visita, faça-o apenas no campo de texto maior, como o nome do seu pequeno negócio.

Onde utilizar fontes de script

As fontes de script são tipos de letra que transmitem um toque humano, como traços cursivos fluentes e caligrafia de estilo manuscrito. As fontes de script funcionam muito bem para convites, cartões de saudação, cabeçalhos ou textos muito curtos e expressivos com uma mensagem pessoal. Os scripts clássicos e fluidos conseguem geralmente um aspeto elegante, enquanto os mais redondos criam uma sensação de diversão.

Um tipo de letra de script pode ser ótimo para chamar a atenção, mas garanta que a sua mensagem continua legível. Não utilize script para longas secções de texto, pois são difíceis de ler em fontes de tamanho menor. Se tiver a ideia fixa de utilizar uma fonte de script no seu cartão de visita, incorpore-a num segundo nível, como o seu slogan ou lema.

Como combinar fontes no seu cartão de visita

Ao desenhar o seu cartão de visita, limite a sua seleção a duas fontes. Crie uma hierarquia visual e decida que informação deve ser mais proeminente — provavelmente o seu nome ou o nome do seu pequeno negócio. A restante informação, como as suas informações de contacto e redes sociais, pode aparecer num tamanho menor ou numa fonte diferente.

  • Combine uma fonte serif ou de script com uma sans-serif.
  • Evite combinar fontes que parecem a mesma.
  • Utilize diferentes estilos (negrito, normal, itálico) da mesma fonte para criar contraste.
  • Não utilize mais de três tamanhos de fonte no seu cartão de visita. (Dois é o ideal!)
  • Crie contraste entre o texto e o fundo no seu design… a ideia é que todos os campos de texto se destaquem.

4 combinações de fonte para inspirar o seu próximo cartão de visita

4 combinações de fonte para inspirar o seu próximo cartão de visita

Em tipografia, o tamanho do ponto (pt) é a unidade de medida padrão quando se medem letras num design. Os campos de texto do cartão de visita proeminentes, como o nome da sua empresa ou o seu nome completo, devem ter entre 10 e 16 pt, dependendo do espaço que tem disponível.O tamanho do seu texto secundário (como a sua profissão, endereço de e-mail, número de telefone ou conta de Instagram) deve ainda ser visível e legível, mas deve contrastar em tamanho com o texto principal. O tamanho mínimo da fonte do cartão de visita que deve utilizar nos nossos modelos é 8 pt, mas pode ser um pouco maior se tiver espaço. Tenha em mente que certas fontes podem parecer mais pequenas do que outras, embora ambas tenham o mesmo tamanho de ponto.

DICA VISTAPRINT
Preste atenção às fontes serif e de script em tamanhos pequenos. Se tiver de incluir letras pequenas, utilize uma fonte sans-serif para uma legibilidade ideal.

DESCUBRA MAISSOBRE FONTES

A 99designs da Vistaprint comunica as mais recentes tendências de fontes

A WhatFont é uma extensão do Google Chrome que identifica qualquer fonte na Internet.

A Fontsinuse mostra-lhe várias fontes “no mundo real”.