De que forma estão as pequenas empresas a mudar em 2021

Tempo de leitura estimado: 3 minutos

Independentemente do setor a que pertencem, o mundo das pequenas empresas está em constante mudança, principalmente, depois de um ano como 2020. Temos visto proprietários de pequenas empresas resilientes a continuarem a mudar a sua oferta e modo de funcionamento no rescaldo da COVID-19 e temos algumas perspetivas (e inspiração) para partilhar com proprietários de pequenas empresas por todo o mundo.

Quer se trate de um estúdio de fitness que disponibiliza sessões virtuais de treino individual ou uma boutique com entregas à porta de casa, aqui ficam algumas formas como os empresários estão a mudar para encontrarem novos clientes, aumentarem receitas e divulgarem as suas marcas. Esperamos que estas ideias o ajudem (e ao seu negócio) a começar 2021 em grande.

  • Concentre-se no marketing gratuito nas redes sociais.
  • Ajuste a sua oferta de produtos.
  • Procure ativamente novas oportunidades.
  • Dê prioridade à segurança.
  • Remodele (ou crie) a sua presença online.
  • Pratique o bem sempre que possível.

Concentre-se no marketing gratuito nas redes sociais.

As redes sociais são uma excelente ferramenta de marketing gratuito para todos os tipos de pequenos negócios: quer as use para divulgar novos produtos, relacionar-se com os clientes ou fazer sorteios de brindes.

Ouvimos vários empresários dizerem que começaram a investir mais tempo e energia nas redes sociais,, com fotografia de alta qualidade dos seus produtos no Instagram ou com vídeos em direto para responderem a perguntas no Facebook. Os proprietários de pequenas empresas também nos disseram que fizeram algumas experiências com anúncios de baixo custo nas redes sociais e anúncios Google: excelentes opções para quem está disposto a gastar algum dinheiro.

CONSELHO DE VISTAPRINT
Crie publicações para as redes sociais que vão captar as atenções (e os polegares!) dos consumidores no nosso estúdio de design para redes sociais gratuito: encontre um modelo de que goste e personalize-o com o seu logótipo e uma mensagem em linha com a sua marca.

Ajuste a sua oferta de produtos.

No nosso inquérito, muitos proprietários de pequenas empresas afirmaram ter expandido a sua oferta de produtos e serviços. Mesmo que as empresas tenham estado temporariamente fechadas, os participantes no inquérito disseram-nos que estavam ainda a desenvolver novos produtos para a reabertura.

Muitos proprietários de lojas estão agora a publicar fotos dos produtos nas suas redes sociais e a optar por os vender nestas plataformas. Esta iniciativa, combinada com o serviço de entregas locais, permite-lhes manter as empresas em funcionamento.

Procure ativamente novas oportunidades.

Além de mudar a oferta de produtos, descobrimos proprietários de pequenas empresas que tiraram partido da tecnologia para criarem novas oportunidades. Alguns ginásios disponibilizam agora aulas virtuais ao vivo ou aulas pré-gravadas disponibilizadas mediante pedido: um iniciativa que nasceu da necessidade, mas que agora permite que os clientes continuem a usar os seus serviços e a manter-se ativos.

As parcerias profissionais são outra excelente forma de abraçar novas oportunidades. Seja vendendo produtos de outro fabricante na sua loja online ou combinando esforços com outros estúdios de fitness locais para organizar um evento pop-up (com o devido distanciamento social!), existem inúmeras formas de apoiar outros pequenos negócios na sua comunidade… e impulsionar o seu próprio negócio.

Dê prioridade à segurança.

Mais que nunca, a segurança é prioritária para pequenas empresas em todos os setores. Vimos donos de restaurantes passarem a utilizar menus de uso único e códigos QR, salões de manicure instalarem janelas de atendimento e proprietários de lojas implementarem transações sem contacto. À medida que as regras e protocolos continuam a mudar, pense no que pode fazer para garantir uma experiência segura para os seus clientes e colaboradores. 

Remodele (ou crie) a sua presença online.

Numa altura em que as montras estiveram tapadas e as pessoas confinadas em casa, as ferramentas digitais são mais importantes que nunca. No nosso inquérito, muitos proprietários de pequenas empresas afirmaram que aproveitaram estes meses para atualizarem os seus Web sites e perfis das redes sociais.

Se não atualiza o seu Web site desde que o criou, há dois anos, ou ainda não têm um Web site, esta é a altura certa para dar prioridade a este assunto. Pense no seu site como uma montra digital e use-o para recriar a experiência na sua loja. O seu site deve ser mais que uma loja virtual: inclua uma página Sobre nós, testemunhos de clientes e fotografias de alta qualidade. Além disso, certifique-se de que o seu site tem todas as informações de que os potenciais clientes necessitem, como dados de contacto e horário de funcionamento.

CONSLEHO DE VISTAPRINT
Não é propriamente entendido em HTML? Não se preocupe: o criador de Web sites da Vistaprint é muito simples de utilizar e a nossa equipa digital pode até criar todo o seu site por si.

Pratique o bem sempre que possível.

Mesmo rodeados de incerteza, os proprietários de pequenos negócios continuaram a demonstrar o seu empenhamento na comunidade.

As destilarias e cervejeiras usaram os seus equipamentos para fabricarem desinfetante para mãos. As empresas têxteis começaram a fabricar máscaras em tecido e outros EPI. Os profissionais criativos doaram o seu tempo e talento com projetos de fotografia para beneficência e lettering gratuito para janelas.

A dona de um restaurante de Boston transformou o seu espaço fechado num centro de doação de sangue da Cruz Vermelha, enquanto outro dono de um restaurante começou a oferecer refeições grátis aos trabalhadores da linha da frente. (Saiba mais sobre estes dois empresários no nosso podcast Small Business Stories.)

Lista de tarefas para pequenas empresas

1
Remodele o seu Web site.

2
Intensifique a sua presença nas redes sociais.

3
Lance um novo produto ou serviço.

4
Procure novas oportunidades.

5
Implemente novas medidas de segurança..

6
Retribua à sua comunidade.