Tempo de leitura estimado: 8 minutos
Índice
Muito antes de expressões como “marketing de rua” ou “angariação” terem sido inventadas, já os flyers eram vistos como uma excelente forma de espalhar a palavra. Na verdade, existem como forma de divulgar mensagens desde que os panfletos se tornaram populares em Inglaterra, no século XVII, geralmente para atividades sociais e políticas.
Hoje em dia, os flyers (também conhecidos como panfletos) são sobretudo usados para ajudar as empresas a ganharem clientes novos e a anunciar vários eventos e atividades. Contudo, os grandes princípios que levam ao êxito dos flyers são os mesmos: são baratos e fáceis de distribuir.
Como fazer flyers
O primeiro passo para criar um flyer é saber ao certo o que pôr no mesmo. A maioria dos flyers recaem numa de três categorias distintas, cada qual com o seu objetivo, o que afeta o que vai aparecer no produto final.
- Anúncios de eventos: é o tipo que a generalidade das pessoas associam quando pensam em flyers. Podem ir de concertos num bar local a saldos numa livraria e costumam ser afixados em quadros de anúncios ou distribuídos na rua.
- Informações/fichas técnicas de produtos: Se já foi a uma feira profissional, então já pegou num destes flyers. Estes documentos (normalmente com dois lados) permitem às empresas mostrar os seus produtos mais detalhadamente aos potenciais clientes. Também são um excelente complemento aos pacotes promocionais entregues aos clientes.
- Chamada simples de atenção: Tem um negócio novo? Está à procura de voluntários? Estes flyers foram criados e desenhados para espalhar a palavra.
Uma vez que cada categoria tem usos e requisitos específicos, afetam o tamanho e o texto do seu flyer acabado.
Por exemplo, um anúncio de evento precisaria de espaço para a data, a hora e o local, bem como os nomes dos participantes e a informação do tema do evento. Geralmente, as fichas técnicas de produtos têm dois lados para assegurar que há espaço para as especificações, os benefícios e os usos do produto, entre outras informações. Se estiver a criar um flyer para uma venda em saldos ou uma promoção, apresente o desconto ou o preço especial de forma destacada e indique as datas e eventuais limitações com clareza, de modo a não frustrar as expectativas dos clientes.
Escolher o tamanho certo para o flyer
A Vistaprint tem flyers com os seguintes tamanhos:
- A7
- DL
- A6
- A5
- Quadrado (148 x 148 mm)
- Quadrado (210 x 210 mm)
- A4
- A3
Os flyers A6 são o produto perfeito para chamar a atenção localmente, através de distribuição na rua, ao deixar pilhas dos mesmos em lojas locais ou ao deixá-los nas caixas de correio.
Os flyers A5 e de formatos quadrados (148 x 148 mm ou 210 x 210 mm) são ótimos para vendas e eventos especiais. Não só se destacam dos demais, como também podem ser facilmente guardados numa mala ou distribuídos na rua. Se precisar de entregar muitos flyers e for possível resumir a sua mensagem num espaço pequeno, um flyer mais pequeno, como o A7, poderá ser a sua opção. Obtém mais impressões por menos dinheiro e são excelentes como flyers de entrada ou vouchers de desconto. Os flyers A4 são perfeitos para fichas técnicas de produtos que queira distribuir numa conferênciai do seu setor. Também funcionam bem se os afixar ao longo da cidade para promover uma venda.
Os flyers DL são adequados para listas de preços e menus de restaurantes, ao passo que os A3 dizem “imperdível” onde quer que os mostre.
Independentemente de onde mandar imprimir os seus flyers, tenha a certeza de que lhe oferecem o tamanho e o tipo de papel certos para a sua finalidade.
Como escrever um flyer
Quer promover um evento? Vá direto ao assunto. Os flyers para concertos ou eventos em clubes podem incluir apenas o mais básico, como os nomes dos artistas, o local, a data, a hora e o preço do bilhete. Eventos mais complexos, como feiras agrícolas e conferências ou palestras, podem precisar de mais contexto (“Produtos locais, Produtos biológicos!)” ou “Autor best-seller internacional”) para atrair potenciais clientes, bem como de informações de contacto, como o número de telefone, contas nas redes sociais ou endereço Web. Posto isto, a ideia fundamental – e o objetivo – continua a ser a mesma.
Com um flyer para descontos especiais ou uma promoção, confirme que chama a atenção do público da forma mais eficaz possível. Faça dos descontos especiais que está a oferecer o ponto central. “20% de desconto em tudo” é um título apelativo que fará com que os leitores queiram saber mais. A partir daí, use uma linguagem clara e direta para lhes dizer mais informações, como datas de início e de fim, eventuais limitações e, claro, a localização do seu negócio.
Os flyers criados para chamadas de atenção gerais podem seguir uma linha orientadora semelhante, ou seja, serem o mais diretos possível e mostrarem as informações de contacto mais proeminentemente. Se estiver à procura de voluntários para um banco alimentar, por exemplo, pode utilizar um título apelativo, como “em apenas duas horas por semana, pode ajudar a alimentar 20 famílias”, com texto colateral que direcione os leitores para as informações de contacto e um apelo à ação proeminente.
Os flyers educativos e informativos exigem muito mais preparação, pois tem de chamar a atenção dos leitores e fazer com que digiram rapidamente o texto. Para tal, os seus melhores aliados são clareza e brevidade.
Antes de começar a pensar no layout da ficha de produto, é importante otimizar o texto para ter o máximo impacto. Pode ser tentador começar com um design moderno e forçar o texto a ajustar-se ao mesmo, mas aí estaríamos a pôr a carroça à frente dos bois. Em vez disso, esboce um documento que abranja tudo o que quer dizer. Depois, simplifique até ao máximo possível.
Qualquer que seja o objetivo do flyer, tenha em conta que tem de interagir com os seus leitores. Quais são as vantagens de usar o seu produto? Por que é que alguém deveria seguir o conselho que destacou no flyer? Por que é que as pessoas se devem juntar à sua organização? Torne as coisas interessantes: É provável que um título como “Poupe 30% nos custos de produção” seja muito mais apelativo a um diretor de uma empresa numa feira de máquinas-ferramenta do que algo como “Software de Processamento Avançado XL-9”.
Mais algumas dicas de escrita para flyers
Organize bem as informações. Os subtítulos, as listas com marcas e os gráficos informativos ajudam os leitores a encontrar e ler o que é mais importante para eles.
- O público tem de fazer mais alguma coisa? Assegure-se de que o seu apelo à ação é o mais proeminente possível e que o texto do flyer encaminha as pessoas para aí.
- Utilize comentários de clientes para ganhar a confiança dos leitores. Dispense alguns momentos e peça aos seus clientes mais satisfeitos alguns comentários.
- Tenha o público em mente. Uma clínica médica não deverá ter interesse em usar jargão completo em panfletos a distribuir pelos pacientes, ao passo que as empresas de peças de automóveis poderão gostar de usar a linguagem técnica que os mecânicos usam.
- Não se esqueça de incluir informações sobre onde é que o público pode ir ter consigo, que seja no seu Website, nas redes sociais ou mesmo na sua morada física.
Dicas de design de flyers
O texto é só o início. Também é importante ter a certeza de que o flyer tem um design apelativo e que capta o público.
- Tire partido das cores. Adotar escolhas de cores e contrastes arrojados ajuda o flyer a chamar a atenção, mesmo ao longe.
- Considere imprimir em frente e verso. Se o texto for demasiado comprido para caber apenas num lado do flyer, a impressão frente e verso dá-lhe mais espaço. Esta opção é particularmente útil para fichas de produtos e flyers informativos.
- Valorize a simplicidade. Criar designs excessivamente complicados pode parecer tentador. Siga os mesmos princípios subjacentes a um bom texto do flyer para orientar as escolhas visuais. Os espaços em branco podem ser amigos.
- O título deve ser claro, grande e arrojado. Ao escrever o título num tipo de letra diferente do restante corpo do flyer, cria imediatamente um contraste apelativo e um ponto de visualização.
- Por falar em tipos de letra: o tamanho interessa. Não use um tamanho inferior a 10 pontos no texto do corpo – o fundamental é que as pessoas consigam ler o que tem para lhes dizer.
- Vai usar fotografias? Certifique-se de que as imagens estão em alta resolução e preparadas para impressão. Recomendamos um mínimo de 300 DPI (pontos por polegada) em todas as imagens impressas, o que significa que uma fotografia de fundo num flyer A4 teria de ter 2550 x 3300 píxies ou cerca de 8,4 megapíxeis.
Para além do design que vai imprimir na página, tenha também em conta o papel que usa. A qualidade do papel é importante, mesmo num flyer de quarto de página que pretenda distribuir à porta da sua loja. Ao selecionar um tipo de papel que complementa as suas opções em termos de cores e grafismo, poderá melhorar significativamente o design.
O papel mate sem revestimento é ideal para designs simples que não incluem cores vibrantes. As imagens a preto e branco e as fichas de produtos muito carregadas com texto beneficiam da sua baixa reflexividade. Se tiver um design que depende de fotografias ou que tenha uma paleta mais brilhante, escolha o papel brilhante. Precisa de mais durabilidade? A cartolina é a opção ideal, especialmente para flyers afixados no exterior.
Técnicas de distribuição de flyers
Depois de imprimir os flyers, chega o momento de os fazer chegar ao público. Por norma, os flyers informativos e as fichas técnicas são entregues diretamente às pessoas com quem já teve uma interação, quer tenha sido no escritório ou numa feira profissional. Se estiver a promover um evento ou quiser anunciar o seu negócio de uma forma geral, terá de pensar nas opções de distribuição mais amplas.
A forma mais fácil de espalhar a palavra é levar os flyers para onde o seu público vai. Esta opção é a que exige menos trabalho, porque só tem de pedir a uma pessoa se lhe pode reservar um pequeno espaço no quadro de anúncios, na sala de espera ou no balcão. Use um suporte, pois não só permite dispor os flyers direitos, como também dá um toque de profissionalismo.
Se deixar os seus flyers noutro estabelecimento comercial, é importante ter a certeza de que o público desse estabelecimento os vai achar relevantes. Um salão de cabeleiro é um excelente local onde deixar flyers sobre um spa, mas não será provavelmente a melhor escolha para um mecânico automóvel. Esse mecânico, no entanto, poderá tirar partido de um flyer numa loja de peças de automóvel.
A promoção de rua é muito dispendiosa, mas pode pôr mais flyers perante mais pessoas em menos tempo. Diga à pessoa que vai distribuir os seus flyers que os deve entregar acompanhados de um discurso de vendas e que deve estar preparada para ouvir não. Não chega pedir às pessoas que olhem para uma folha de papel. Trabalhe com a sua equipa e ensine-a de desenvolver um discurso de vendas. Algumas perguntas introdutórias para os potenciais clientes incluem: “O que faria com 500 € extra este mês?” Só tem de ter a certeza de que os seus representantes sabem o suficiente para o caso de serem feitas mais perguntas.
Pode também considerar as opções porta a porta, nas quais a sua equipa deixa os flyers diretamente em casa ou no escritório dos clientes. Este pode ser um canal de distribuição muito eficaz para profissionais como paisagistas, exterminadores e de serviços de reparação, pois é uma forma de chegar ao potencial cliente exatamente onde este precisa de ajuda. Os restaurantes e os salões de beleza também podem recorrer a este método para atrair clientes locais.
(Uma nota importante: Deverá consultar a legislação e as normas no seu país relativamente à distribuição de flyers e o que pode e não pode fazer quanto à promoção na rua e à distribuição porta a porta. Alguns locais proíbem liminarmente uma ou a outra, mas muitos não têm problemas com nenhuma destas formas de publicidade, desde que não esteja a impedir o percurso de ninguém ou a criar perturbações.)
Se tiver uma lista de correio de clientes atuais ou puder aceder a uma lista de correio com contactos segmentados, considere usar uma campanha de correio direto para pôr os flyers nas mãos dos clientes. Pode desenhar o flyer para que seja fechado e enviado pelo correio diretamente ou usar envelopes personalizados para criar uma identidade de marca unificada que impressione.
Por fim, a inclusão numa publicação pode ser um método dispendioso, mas oferece uma oportunidade única de alcançar um público segmentado com uma proposta de valor específica. Considere esta opção se trabalhar com um setor específico com publicações próprias ou se tiver um jornal/revista local. Se tiver um cupão ou uma oferta especial disponível especificamente com o flyer, este método pode ser particularmente recompensador.
Os flyers espalham a palavra
O mundo está cheio de distrações e só tem um ou dois segundos para atrair a atenção dos seus clientes. Tem de causar uma excelente primeira impressão. É surpreendente o que um pequeno pedaço de papel pode fazer pelo seu negócio. E só precisa de dispensar alguns momentos a criar um bom texto e um design apelativo para o seu flyer.