Tempo de leitura estimado: 6 minutos
Índice
- 1. O contraste ajuda a sua placa a destacar-se
- Como usar cor para criar contraste e melhorar a legibilidade
- Como usar a forma para criar contraste
- Como criar contraste com a seleção de fontes
- 2. A hierarquia indica às pessoas o que devem ler primeiro na sua placa
- De que forma o layout afeta a hierarquia
- De que forma os pesos de fonte afetam a hierarquia
- 3. A legibilidade garante que as pessoas percebem a mensagem da sua placa
- De que forma o espaço afeta a legibilidade
- De que forma a seleção de fontes afeta a legibilidade
- De que forma o tipo de caixa afeta a legibilidade
- De que forma a altura das letras afeta a legibilidade
Seja um simples póster para o próximo evento na sua loja ou uma lona publicitária apelativa para anunciar a sua grande inauguração, a sua mensagem precisa de fazer as pessoas pararem para olhar.
Compreender melhor as seguintes áreas vão ajudá-lo a criar com confiança placas que se destacam, incluem uma mensagem clara e são fáceis de ler para quem vai a passar:
- Contraste
- Hierarquia
- Legibilidade
1. O contraste ajuda a sua placa a destacar-se
Compreender a importância do contraste ajuda-o a garantir que a informação na sua placa é fácil de ler. E a melhor forma de o conseguir é usar cores opostas para o texto e para o fundo. Pode fazê-lo, colocando o nome da sua empresa a amarelo vivo sobre um fundo preto ou de cor escura “Grande inauguração – 5 de agosto” sobre uma textura de fundo num tom pastel suave. O contraste entre o fundo e o texto irá determinar o que as pessoas veem quando olham de relance para a sua placa..
Como usar cor para criar contraste e melhorar a legibilidade
Em geral, diz-se que só dispõe de três segundos para apelar a potenciais clientes que passem pela sua loja. A função da sua sinalética é captar a atenção destes, quando olham de relance. Um texto escuro num fundo branco cria um grande contraste e exige mais atenção, especialmente à distância.
Combinar cores semelhantes para o texto e o fundo faz com que seja mais difícil o texto de uma placa destacar-se. Em vez disso, opte por uma cor neutra clara e uma cor escura intensa. Pode usar qualquer uma delas para o texto ou para o fundo.
Além disso considere o espaço que rodeia a sua placa. Se vai pendurar a sua placa numa parede de tijolos, pense em criar uma oposição. Se os tijolos forem escuros, opte por uma placa de cor clara com texto escuro. E, se a sua lona publicitária, póster ou decalque para janela se destinarem a estar expostos ao sol, certifique-se de que existe um grande contraste entre a cor do fundo e o texto.
Segundo a Outdoor Advertising Association of America, estas são as combinações de cores mais legíveis para placas em lojas:
- Preto sobre amarelo
- Preto sobre branco
- Amarelo sobre preto
- Branco sobre azul
- Preto sobre branco
Mas nem só a cor cria contraste.
Como usar a forma para criar contraste
É possível criar contraste, utilizando formas geométricas e orgânicas no design da sua placa. Uma forma pode ter uma superfície suave e a outra uma extremidade pontiaguda. Uma vez que a superfície suave é lisa e simples, a forma geométrica destaca-se por ser mais complexa.
Um exemplo clássico disto são os pedaços de cartão em forma de estrela com “50% de desconto” escrito, que costumávamos ver em muitas montras para publicitar descontos.
Por isso, se pretende que alguma informação específica se destaque das restantes, considere colocá-la numa forma que não seja uniforme e contraste com as outras formas no seu design.
Como criar contraste com a seleção de fontes
Uma fonte é uma coleção de letras e números, acentos e símbolos, todos produzidos com um design standard. Quaisquer versões do mesmos designs de letras, como o negrito, regular ou itálico designam-se a “família tipográfica”.
As fontes que utiliza na sua placa têm duas funções principais: captar atenções e serem legíveis.
- As fontes simples e em negrito são as que funcionam melhor
- Mantenha a consistência nas fontes que utiliza nas placas, materiais de marketing e na página da web do seu negócio
- Tente limitar-se a 2 fontes
Se estiver interessado em saber mais sobre tipos de fontes e as suas características, criámos um prático infográfico que o ajuda a escolher as fontes para o seu cartão de visita. Embora não se refira especificamente a sinalética, aplica-se a qualquer produto que esteja a planear desenhar com texto.
2. A hierarquia indica às pessoas o que devem ler primeiro na sua placa
O tamanho do texto cria uma hierarquia visual fácil de seguir. O tipo maior capta primeiro as atenções, por isso, assegure-se de que esta é a principal mensagem que quer transmitir. Depois, à medida que se vai lendo, aparecem a segunda e terceira mensagens mais importantes, de acordo com o tamanho e posição no design.
De que forma o layout afeta a hierarquia
Nas culturas ocidentais, a maioria das pessoas lê da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, fazer da linha de cima a maior e ir diminuindo os tamanhos a partir daí pode ser uma forma simples de comunicar a importância da sua comunicação.
Mas não sinta que tem de se restringir a essa ordem. Isto é só um exemplo.
Faça experiências no nosso estúdio com diferentes tamanhos e poderá pré-visualizar o aspeto final da sua sinalética. Irá notar que, se adicionar demasiadas linhas de texto com este estilo, a sua placa começará a parecer-se com uma tabela optométrica.
Por isso, mantenha tudo resumido.
De que forma os pesos de fonte afetam a hierarquia
Utilizar vários pesos de uma família de fonte ajuda a manter a consistência e a comunicar a ordem da informação no seu design. Utilizar um corpo tipográfico pesado numa cor clara sobre um fundo escuro por torná-lo mais legível. Os corpos tipográficos pesados também ajudam a adicionar dominância visual à informação mais importante. Ao desenhar uma placa, evite tipos de letra com traço elegante e fino. Estes são difíceis de ler à distância ou para quem vai a caminhar, a andar de bicicleta ou a conduzir.
3. A legibilidade garante que as pessoas percebem a mensagem da sua placa
O objetivo principal do seu design é assegurar que as pessoas conseguem ler e compreender a sua placa ao olhar apenas de relance. Isto designa-se legibilidade.
A capacidade de distinguir uma letra da outra ao ler o design da sua sinalética determina a legibilidade do seu texto. Por exemplo, é muito mais fácil ler uma fonte sem serifa em letras maiúsculas do que uma fonte cursiva em maiúsculas. Estas fontes “manuscritas” funcionam melhor em letra minúscula ou quando coloca apenas a primeira letra de palavras importantes em maiúscula numa frase.
De que forma o espaço afeta a legibilidade
Ao desenhar uma lona publicitária, pode ser tentador tentar adicionar muita informação para preencher o espaço. Mas lembre-se que quanto mais espaço existir em torno de cada campo, mais fácil este será de ler. Vale também a pena deixar muito espaço entre os principais elementos de design e a extremidade da sua lona publicitária. Este espaço é frequentemente designado “margem”.
Deixe muito espaço em torno do texto e do seu logótipo. Se a sua placa estiver sobrecarregada com texto, as pessoas não farão o esforço de cerrar os olhos para a ler. Simplesmente, vão continuar a andar.
Ao utilizar menos campos de texto, estará a tornar a informação que inclui mais cativante. O objetivo é fazer com que seja fácil para as pessoas lerem a sua placa, olhando apenas de relance, seja esta uma lona publicitária, um póster ou uma bandeira.
De que forma a seleção de fontes afeta a legibilidade
Tal como mencionado anteriormente, as fontes cursivas são as mais difíceis de ler, especialmente quando observadas do outro lado da rua. Se pretende utilizar fontes cursivas para se manter consistente com a sua marca, tenha em conta o facto de que estas fontes são mais difíceis de ler, por isso, aumente o tamanho do seu texto na sua sinalética.
De que forma o tipo de caixa afeta a legibilidade
É aceitável utilizar letras maiúsculas ou CAIXA ALTA para o nome da sua empresa ou numa mensagem como “PROMOÇÃO”. Mas, se estiver a criar um póster e pretender incluir um pouco mais de informação, evite utilizar letras maiúsculas em secções de texto com mais do que duas linhas, caso contrário, estas serão difíceis de ler.
De que forma a altura das letras afeta a legibilidade
Esta tabela fornece uma ideia geral da relação entre o tipo de caixa e a distância de leitura. Utilize-a como um guia para determinar o tamanho que as suas letras devem ter para alcançar o seu público-alvo.
Cuadro de visibilidad de las letras | Altura de la letra | Distancia de lectura máxima |
3″ | 30′ | 100′ |
4″ | 40′ | 150′ |
8″ | 60′ | 200′ |
9″ | 80′ | 350′ |
10″ | 100′ | 400′ |
12″ | 120′ | 450′ |
15″ | 150′ | 525′ |
18″ | 180′ | 630′ |
24″ | 240′ | 750′ |
30″ | 300′ | 1000′ |
36″ | 360′ | 1250′ |
42″ | 420′ | 1500′ |
48″ | 480′ | 1750′ |
54″ | 540′ | 2000′ |
60″ | 600′ | 2500′ |