6 motivos por que a sua empresa precisa de códigos QR

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Por que é que a sua empresa precisa de códigos QR

Agora, mais que nunca, as pequenas empresas precisam de formas criativas de se ligaram aos clientes. Longe vão os tempos das agradáveis conversas junto à caixa registadora ou dos eventos para clientes. A comunicação acontece agora no plano virtual.
Então, o que devem fazer as pequenas empresas? Experimente os códigos de resposta rápida (QR – Quick Response). Estes pequenos símbolos, em preto e branco e formato quadrado são uma forma rápida, simples e eficaz de divulgar uma série de mensagens aos seus clientes. Use-os para reproduzir vídeos, enviar cupões, divulgar informações sobre a empresa e muito mais.

Os códigos QR evoluíram muito desde o seu lançamento no início da década de 2000. E, agora, que a segurança é a prioridade em todo o tipo de pequenos negócios, os códigos QR estão a ter uma espécie de regresso. O que mudou? Bem, já não é necessário transferir uma app específica para os ler. Basta usar a câmara do seu telemóvel, colocá-la sobre o código e já está: a informação que tiver associado ao seu código QR aparece automaticamente, em segundos. Estes são também mais fáceis de criar do que nunca. Basta usar uma das várias app disponíveis, adicionar a sua informação e está tudo pronto.
Agora que já sabe tudo sobre os códigos QR, aqui ficam alguns motivos por que a sua empresa precisa de um.

  1. São um método de pagamento seguro sem contacto.
  2. Mostram que a sua empresa sabe adaptar-se e está à vontade com as tecnologias.
  3. Disponibilizam informação (sem ocupar espaço).
  4. Podem aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais.
  5. Fornecem dados de forma simples.
  6. São económicos.

1. São um método de pagamento (seguro!) sem contacto.

O tema do ano passado foi evitar ao máximo os contactos. De acordo com um estudo recente da AmEx, 50% dos consumidores americanos usavam pagamentos sem contacto em julho de 2020. E não os podemos censurar! Os clientes receiam trocar dinheiro e tocar em teclados para inserir o código ao utilizarem cartões de crédito, por isso, os códigos QR são uma excelente solução sem contacto que os clientes utilizarão em segurança..

Enquanto proprietário de um pequeno negócio, tudo o que precisa de fazer é criar um código QR que aceite pagamentos. Imprima o código e coloque-o no local onde ocorrem geralmente as transações, como a sua caixa registadora, balcão de entregas ou receção. Os seus clientes só precisam de usar os smartphones para lerem o seu código e usar uma conta Paypal ou Venmo para fazer o pagamento. Eles

2. Mostram que a sua empresa sabe adaptar-se e está à vontade com as tecnologias.

De acordo com a JP Morgan Chase, os consumidores mais jovens (com 35 anos ou menos) são responsáveis pela maioria dos gastos em pequenos negócios. E quem são os principais utilizadores de códigos QR? Adivinhou: a mesma população com 35 anos ou menos. Por isso, as vantagens de adaptar o seu negócio a este público mais voltado para as tecnologias são evidentes. Além disso, ao utilizar novas tecnologias, mostra que está disposto a manter-se atualizado. Os clientes apreciam quando as empresas fazem um esforço extra e investem em tendências e tecnologias que tornam as suas vidas mais simples… e mais seguras. 

3. Disponibilizam informação (sem ocupar espaço).

Em tempos de pandemia, a vida está sempre a mudar. O mesmo acontece às empresas. Novos horários de funcionamento, distanciamento social e políticas de utilização de máscara, entregas à porta, processos de entregas ou encomendas para fora… a lista é interminável. Os códigos QR são uma excelente forma de divulgar rapidamente informações atualizadas aos seus clientes, ou mesmo o nome e palavra-passe da sua rede WiFi, sem ocupar demasiado espaço na sinalética. Adicione simplesmente um código QR aos seus postais, lonas publicitárias ou outros materiais de marketing para divulgar a sua mensagem, com o simples clique de um botão.

CONSEJO DE VISTAPRINT
Muitos dos nossos produtos, como postais, cartões de visita, autocolantes e flyers têm um espaço para códigos QR incorporado nos modelos. Basta carregar e está pronto.

4. Podem aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais.

Quer aumentar o número de seguidores nas suas redes sociais? Os códigos QR podem ajudar. Existem geradores de códigos que podem direcionar os utilizadores para todos os seus perfis de redes sociais, como o Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Assim, os clientes podem seguir facilmente a sua empresa nas plataformas que forem mais convenientes. E, com novos seguidores, vêm novas oportunidades para envolvimento e diálogo, o que é sempre uma vitória para os proprietários de pequenos negócios!

5. Fornecem dados de forma simples.

A vantagem dos códigos QR é que estes disponibilizam dados automaticamente: pode obter estatísticas em tempo real com a maioria das funcionalidades de acompanhamento de códigos QR. Pode obter informações que lhe dão uma perspetiva geral, como quantas pessoas leram o seu código e dados mais granulares, como a localização geográfica, a data, hora e que dispositivo ou sistema operativo foi utilizado. E, finalmente, pode pedir aos clientes determinadas informações ao lerem o seu código QR, como o endereço de e-mail e o número de telefone. Estes dados permitir-lhe-ão fazer atualizações que aumentem o sucesso do seu código QR ou se dirijam a cliente específicos. Por exemplo, se os seus dados mostrarem que muitas pessoas de determinada cidade leram o seu código QR, pode considerar oferecer-lhes um cupão especial.

6. São económicos.

O ano passado trouxe-nos muitas despesas adicionais, mas a criação de códigos QR não é uma delas. Existem inúmeros sites de geração de códigos simples grátis. Os códigos QR dinâmicos, que podem ser facilmente editados e acompanhados no back-end, podem ter um custo mínimo associado, mas valem a atualização, pelas funcionalidades adicionais. Pode optar por um serviço de subscrição mensal, que lhe poupará tempo.

Recapitulando:
Porquê usar códigos QR?

  • Receba pagamentos sem contacto
  • Mostre que está à vontade com as tecnologias
  • Disponibilize facilmente informações
  • Aumente o número de seguidores nas redes sociais
  • Acompanhe dados de clientes
  • Poupe dinheiro em marketing

Porquê usar códigos QR?

1
Receba pagamentos sem contacto

2
Mostre que está à vontade com as tecnologias

3
Disponibilize facilmente informações

4
Aumente o número de seguidores nas redes sociais

5
Acompanhe dados de clientes

6
Poupe dinheiro em marketing