Tempo de leitura estimado: 6 minutos
As festas estão mesmo aí à porta! E é a época ideal para dizer um grande obrigado a todas as pessoas que apoiaram o seu negócio em 2021. Por isso, antes de ser apanhado pela azáfama das decorações de Natal e da preparação de encomendas, é altura de começar a pensar em presentes memoráveis e profissionais, algo que os seus colaboradores e clientes ficarão empolgados por desembrulhar.
Mas reconheçamos que comprar algo para os seus colaboradores e clientes não é tarefa fácil. O que lhes poderá oferecer que eles não só adorem, mas também usem efetivamente ou, no caso de comida e doces, queiram devorar e imediato?
Sugerimos de seguida 12 presentes únicos, práticos e pessoais para clientes e colaboradores, acessíveis a todas as carteiras.
12 ideias de presentes para colaboradores e clientes
- Um calendário de mesa para começar o ano
- Uma iguaria da cidade natal para adoçar a boca
- Um cartão-presente
- Um conjunto festivo pensado no trabalho a partir de casa
- Um casaco polar para os dias mais frios
- Uma planta para decorar a secretária
- Um saco para as compras de Natal
- Uma caneca para bebidas quentes de inverno
- Uma seleção de chocolate local
- Um cesto com presentes para estar por casa
- Um calendário de parede para agradecer
- Um conjunto de cartões de agradecimento
Ideias de presentes para colaboradores
1. Um calendário de mesa para começar o ano
2021 foi um ano desafiante, pelo que a maioria das pessoas aguarda com expetativa o ano de 2022. Então, porque não preparar os seus colaboradores para o novo ano com um calendário de mesa personalizado? Escolha um design colorido que acrescente um toque de personalidade imediato ao local de trabalho (quer seja em casa ou no escritório). Em alternativa, se quiser realmente personalizar o seu presente de Natal, poderá incluir o nome do colaborador e o logótipo da sua empresa no calendário. É uma forma fácil de manter as semanas e os objetivos para 2022 sempre visíveis e presentes para o colaborador, sem ser necessário ocupar espaço na parede!
2. Uma iguaria da cidade natal para adoçar a boca
Existe algo melhor do que uma iguaria doce para celebrar a época festiva? Os doces e os produtos de pastelaria são um excelente presente para os colaboradores. Além disso, com estes presentes estará a apoiar outros negócios locais. É vantajoso para ambas as partes!
Encomende biscoitos, cupcakes ou brownies numa padaria ou pastelaria local e depois separe-os e embale-os para cada um dos colaboradores. Para adicionar um toque pessoal, coloque as iguarias dentro de uma caneca de café personalizada com o logótipo da sua empresa e o nome do colaborador. Ou embrulhe-as em papel com motivos festivos, acrescentando um autocolante personalizado com a mensagem “Boas festas de [insira o seu nome e o nome da empresa].
3. Um cartão-presente
Se quiser ter a certeza de que os seus colaboradores irão efetivamente utilizar o presente de Natal que lhes oferecer, opte por um cartão-presente. Quer seja um cartão-presente para o restaurante preferido deles, um serviço de streaming de TV, uma loja local ou um cartão com saldo para poderem gastar em qualquer lado, um cartão-presente é uma aposta segura. E porque os cartões-presente oferecem alguma flexibilidade, os colaboradores podem usá-los para comprar online ou presencialmente. Por isso, quer prefiram a conveniência das compras a partir de casa ou passear pelas ruas para entrar e sair das lojas no novo ano, terá a certeza de que o seu presente de Natal será usado.
4. Um conjunto festivo pensado no trabalho a partir de casa
Se os seus colaboradores estiverem a trabalhar a tempo inteiro ou parcialmente a partir de casa, é provável que precisem de artigos de escritório para o local de trabalho. Crie um cesto com todos os artigos necessários para serem produtivos e eficazes ao trabalharem a partir de casa, como tapetes para rato personalizados, canecas de café, garrafas de água, canetas, blocos de notas e outros utensílios de escritório essenciais.
5. Um casaco polar para os dias mais frios
Esta é geralmente designada “a época mais especial do ano”, mas, dependendo do sítio onde vive, a descrição mais adequada poderá ser “a época mais fria do ano!” Mantenha o seus colaboradores aconchegados e confortáveis nos dias frios de inverno com um casaco polar. Poderão vesti-lo durante toda a estação para se manterem quentes em qualquer lugar: durante a preparação de envios de Natal, numa ida a um café ou a fazer jogging no parque. Vá ainda mais longe e dê um toque pessoal ao bordar o nome do colaborador (em conjunto com o logótipo da sua empresa).
6. Uma planta para decorar a secretária
O inverno pode ser longo, sombrio e cinzento. Então, porque não alegrar o espaço de trabalho dos seus colaboradores com um pouco de verde? Uma planta ou suculenta pode ser uma excelente forma de ajudar os colaboradores a darem vida às suas secretárias de trabalho e a prepararem o ambiente para o novo ano. Não se esqueça de incluir uma nota personalizada a desejar boas festas aos colaboradores, referindo que espera “crescer” com eles em 2022!
Dica Vistaprint
Acrescente um toque da sua marca ao vaso da planta com uma etiqueta ou autocolante personalizado.
Presentes para clientes
7. Um saco para as compras de Natal
Caso não tenha a certeza do que oferecer aos seus clientes no Natal, opte por um saco de compras em pano estampado com o logótipo da sua empresa. Um saco de compras personalizado é um artigo útil para os clientes utilizarem durante as compras, para guardar os presentes e mercearia para o período natalício, ou para uma ida ao mercado local. Além disso, uma vez que o saco tem o logótipo da sua empresa, é ideal para divulgar o seu negócio na zona onde está localizado.
8. Uma caneca para bebidas quentes de inverno
A época festiva é perfeita para as pessoas relaxarem junto à lareira com a sua bebida quente de inverno preferida. Se quiser aquecer os seus clientes neste inverno, as canecas embaladas que incluam os ingredientes essenciais para preparar a bebida quente perfeita (como pacotes de chocolate quente em pó, grãos de café de torrefatores locais ou uma seleção de chás com sabores que lembram o Natal) são um excelente presente para os clientes.
9. Uma seleção de chocolate local
Se não tiver mesmo ideia do que oferecer aos clientes na época festiva, o chocolate é sempre uma aposta segura. Mas não corra até ao supermercado mais próximo para gastar o seu orçamento numa grande marca nacional! Em vez disso, procure lojas locais que disponibilizem versões artesanais com sabores originais e inesperados (se o fabricante de chocolate for também da sua região, melhor ainda). Além de os clientes receberem um presente que lhes irá adoçar a boca, estará a apoiar outras empresas e produtores locais.
10. Um cesto com presentes para estar por casa
2021 foi um ano desafiante e, em resultado disso, muitos clientes passam agora mais tempo em casa. Então, porque não torná-lo mais divertido? Crie um cesto com vários artigos de oferta para tornar o tempo passado em casa mais agradável, como puzzles, livros de culinária, jogos de tabuleiro, cartas e, se possível, produtos relevantes da sua empresa. Embrulhe o cesto numa embalagem com a sua marca e deixe-o à porta do cliente. Se os seus clientes viverem longe, envie os cestos por correio para usufruírem de uma entrega adequada à época festiva.
11. Um calendário de parede para agradecer
Aprecia realmente os seus clientes e estes também o apreciam. Uma boa forma de celebrar este apreço mútuo nesta época festiva? Um calendário de parede que começa o novo ano com mais do que apenas os dias da semana.
Se quiser oferecer o calendário perfeito aos seus clientes, personalize-o com ofertas mensais, códigos de desconto e uma ou duas promoções exclusivas ao longo do ano. Estas pequenas vantagens não só mostram aos clientes o quanto valoriza as compras efetuadas por eles, como também mantêm a sua empresa no centro das atenções 365 dias por ano.
12. Um conjunto de cartões de agradecimento
A época festiva é a altura ideal para dizer “obrigado” aos amigos, família, colegas e pessoas próximas. É provável que escolher um conjunto de cartões de agradecimento esteja na lista de coisas a fazer de quase todos os seus clientes.
Por isso, em vez de enviar os clientes para a loja, porque não tratar deste item da lista por eles? Ofereça aos seus clientes um conjunto de cartões de agradecimento impressos e uma caneta personalizados. Assim, quando estiverem prontos para enviar as mensagens de agradecimento durante a época natalícia e o final do ano, poderão escrevê-las nos cartões e colocá-los no correio antes do fogo de artifício do Ano Novo.