Como criar o nome de uma empresa

Iniciar uma empresa requer energia, paixão e coragem. Já elaborou o seu plano de negócio, ou pelo menos uma versão de uma página, falou com alguns clientes potenciais e com outros proprietários de pequenos negócios de um ramo semelhante, e está agora pronto para começar. O que é que lhe falta? Um nome.

Um bom nome pode fazer com que os clientes se lembre facilmente da sua empresa, pode significar publicidade grátis ou pode ajudá-lo a si e aos seus futuros empregados a recordarem qual a razão de fazerem aquilo que fazem. Existem empresas especializadas em criar nomes para empresas e que cobram milhares de euros para descobrir um nome que esteja na moda, seja adequado ao ramo, fácil de memorizar e que não esteja registado. No entanto, se estiver a iniciar um pequeno negócio, deverá ter outras prioridades e um orçamento que não lhe permita gastar esse dinheiro só para criar um nome para a empresa.

Nesta publicação, iremos dar-lhe algumas ideias sobre como criar um nome para o seu pequeno negócio, analisando algumas das marcas mais conhecidas do mundo.

1. Acrónimos

Tente usar a primeira letra de cada palavra numa frase ou partes de palavras ou nomes. Alguns exemplos do mundo real são AOL (America Online), BBC (British Broadcasting Corporation) e BENQ (Bringing Enjoyment and Quality to life).

2. Misturas

Misture duas ou mais palavras que tenham significado para si e para a sua empresa. Alguns exemplos são Compaq (de “computer” e “pack”), Evernote (de “forever” e “note”), Groupon (de “group” e “coupon”) e Lego (do dinamarquês“leg godt”, que significa “brincar bem”).

3. Vá buscar inspiração à mitologia e à literatura

Tem uma paixão por literatura ou por história? Basta procurar nas lendas Gregas e Romanas! Por exemplo, ASUS (do mítico cavalo alado Pegasus) e Nike (da deusa da Vitória). Uma personagem, local ou objeto podem também ser um bom início de nome; como Samsonite (do personagem Bíblico Sansão (Samson)) ou Starbucks (de Starbuck, o jovem primeiro imediato do Pequod, em Moby Dick).

4. Use palavras estrangeiras

Mesmo que a sua audiência se encontre numa região, um nome estrangeiro (ou que pareça estrangeiro) poderá ser fácil de memorizar na língua nativa dos seus clientes. Basta ver a Audi (a tradução para Latim do nome alemão “Horch”), Altavista (utilização da palavra espanhola “alta vista”) ou Daewoo (“ótima casa” em coreano).

5. Use o seu próprio nome

Se não ficar convencido com qualquer outro nome, por que não usar o seu próprio? Muitas das marcas mais conhecidas usam na realidade o nome do seu inventor ou do seu proprietário, como Bayer (Friedrich Bayer foi o fundador da empresa), Boeing (de William E. Boeing) e Grundig (que é o nome do seu fundador Max Grundig) e Cadillac (seguindo o nome do explorador francês Antoine Laumet de La Mothe, sieur de Cadillac).

6. Dê uma vista de olhos a um mapa

Use o mapa mundial para se inspirar, tal como fizeram a Adobe (tirado de Adobe Creek, que passa perto da casa do fundador), Amazon (que vai buscar o nome ao maior rio do mundo, em volume de água) e Fuji (que tem o nome da montanha mais alta do Japão).

7. Misture várias coisas

Outra das formas de encontrar um novo nome para o seu negócio é tentar várias combinações de palavras, tal como o seu nome e o local onde vive. Alguns exemplos são DKNY (Donna Karan New York) e IKEA (do nome do fundador Ingvar Kamprad e do local onde cresceu: Elmtaryd Agunnaryd).

8. Fazer parceria com outra empresa

Se fizer parceria com outro empreendedor ou se fundir a sua empresa com outra, em vez de um nome totalmente novo, crie um nome usando fragmentos de ambos os nomes, tal como Ben & Jerry’s ou 20th Century Fox.

9. Use alcunhas

Usar os nomes ou alcunhas dos seus filhos pode parecer um pouco estranho, mas basta olhar para empresas como a Mercedes (que foi buscar o nome à filha de um dos fundadores) e Danone (que foi buscar o nome à alcunha de criança do filho do fundador); já não parecem estranhos, pois não?

10. Use um símbolo

Outra forma de criar um nome da empresa é pegar num símbolo ou num elemento essencial do seu trabalho e criar um novo nome que comece a partir dessa palavra. Pixar, por exemplo, é uma combinação da palavra pixel e das iniciais de um dos seus fundadores, Alvy Ray Smith.

11. Crie um nome descritivo

Se pensar no seu negócio, qual é a palavra, ou par de palavras, que melhor descreve o que faz de melhor o seu negócio? Agora escreva todas as opções numa folha de papel e visualize o seu novo logotipo ou banner com o seu nome inscrito. Um exemplo de uma marca que usa esta técnica é a cadeia de supermercados 7-Eleven, onde o nome diz logo o que tem este negócio de especial: está aberto das sete da manhã às onze na noite, todos os dias.

12. Use Latim

Se tive uma aula de Latim na escola e pensou sempre que nunca iria usar isto na vida real, estava provavelmente errado. O Latim é uma fonte ótima para nomes de empresas, pense por exemplo em Acer (em latim significa “astuto”, “capaz”) e Volvo (em Latim significa “Eu sou o maior” “I roll”), dois dos nomes mais conhecidos e fáceis de recordar. Pode também usar uma palavra em latim como início do seu novo nome e adicionar outra palavra, como Verizon (do latim “veritas”, que significa “verdade” e “horizonte”).

13. Olhe para o seu produto a partir de outro ângulo

O seu produto recorda-lhe qualquer outra coisa? Olhe para ele sob diferentes ângulos ou peça aos seus amigos e familiares para lhe dizerem o que parece o seu produto. Blackberry e Caterpillar são apenas dois exemplos de nomes criados usando esta técnica.

14. Abrevie

Pegue numa palavra com um significado forte para si ou para o seu negócio e extraia ma pequena arte dela, tal como fez a Cisco (de San Francisco, onde a companhia foi fundada).

15. Crie um erro gramatical propositado

Esta forma de criar um novo nome pode ser um pouco arriscada, por isso considere a possibilidade de passar os próximos cinco ou dez anos a ouvir as pessoas corrigirem o nome da sua marca. Quora, por exemplo, pode ser visto como um falso plural do Latim quórum (assembleia pública).

16. Invente uma escrita alternativa

Pegue numa palavra que seja simbólica ou essencial para a sua empresa e invente uma nova forma de a escrever, como Reebok (escrita alternativa de “rhebok”, um antílope africano).

17. Conte a sua história

A sua empresa tem uma ótima história associada? Porque não contá-la no nome da empresa? Nomes como Kenvelo (na incapacidade de decidir um nome, a empresa ficou com o nome Kenvelo, “yesandno” em hebraico), Virgin (uma forma do fundador dizer que era totalmente novo no negócio) e Mozilla (criado como o Mosaico – um aniquilador do browser de internet) nasceram assim.

18. Fale daquilo em que acredita

Se não gostar da ideia de uma história, pode usar o nome como forma de se recordar a si – e a todos os que trabalham consigo – sobre aquilo em que acredita e porque está a fazer aquilo que faz. Minolta, por exemplo, significa “o seu princípio, aquilo em que acredita”.

19. Retire ou adicionar uma letra

E se tivesse um nome mesmo bom para a usa empresa, mas não o pudesse usar como tal? Porque não fazer como Flickr e Tumblr e deixar cair a última vogal? Pode também duplicar outra letra ou alterar uma letra na sua palavra de forma que ainda torne a palavra reconhecível.

20. Escolha uma palavra do dicionário

Se ao ler a lista até agora, com uma caneta e bloco na mão, ainda não se sentir inspirado, então pode fazer como Blizzard e Twitter e escolher simplesmente uma palavra ao acaso do dicionário.