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Tem uma ideia para o restaurante perfeito, mas não sabe por onde começar? Não está sozinho. A não ser que seja um empresário de restauração com experiência, os meandros de como abrir um restaurante podem ser um mistério. Mas não têm de ser! Com o plano certo, pode fazer com que a ideia do seu restaurante deixe de ser só uma ideia e transformá-la num negócio dinâmico e bem-sucedido.
Vamos dar uma vista de olhos aos 8 passos necessários para começar um restaurante: para que saiba exatamente como tornar os seus sonhos culinários em realidade.
- Decida que tipo de restaurante quer abrir.
- Defina a sua marca.
- Crie um plano de negócios para o seu restaurante.
- Trate dos aspetos legais.
- Encontre o espaço para o seu restaurante (e adicione o equipamento).
- Contrate uma equipa.
- Crie o seu menu.
- Comece a promover o seu restaurante.
1. Decida que tipo de restaurante quer abrir.
Antes de começar a pensar em como criar um restaurante, deve perceber que tipo de restaurante vai abrir. Uma churrasqueira ou uma cafetaria? Uma rulote que vende sanduíches ou um bar de tapas? É importante ter um conceito de restaurante definido antes de começar.
Um conceito claro indica-lhe a direção que tem de tomar para erguer o seu restaurante. Por exemplo, o processo de abrir um restaurante italiano de alta qualidade vai ser diferente, de várias formas, ao de uma rulote de hambúrgueres. Isto vai também ajudar a identificar a concorrência no mercado: comece a pensar em como vai marcar a diferença, captar a atenção dos clientes e conseguir atraí-los para o seu restaurante.
Se não tem a certeza do tipo de restaurante que pretende abrir, temos algumas questões que pode colocar-se para perceber melhor e determinar o seu conceito:
- Que tipo de gastronomia quero servir?
- Qual é o meu tipo de cliente-alvo?
- Que tipo de gastronomia ou experiência gastronómica está a faltar no meu mercado — e como posso ser a solução para essa necessidade?
- Como posso ser diferente e melhor do que os restaurantes que já existem no meu mercado? O que posso dar aos meus clientes que mais ninguém pode?
2. Crie a identidade da sua marca
Assim que tiver determinado o tipo de restaurante que quer abrir (e escolhido um nome!), está na altura de definir quem é como marca e como vai dar vida a essa marca. Esta identidade de marca inclui todos os elementos que utilizará para comunicar a sua marca a clientes. Os principais elementos de divulgação de marca (ou elementos de base) que terá de definir incluem:
- Logótipo
- Tipos de letra da marca
- Paleta de cores da marca
Assim que tiver os elementos de base da sua marca estipulados, pode utilizá-los para construir tudo de que precisa para fazer crescer e divulgar o seu restaurante: de um web site a sinalética e cartões de visita.
A imagem da sua marca é importante porque comunica de forma visual quem é como restaurante, o que pode ajudar a criar uma ligação com os clientes-alvo. Uma imagem de marca diferente enviará uma mensagem diferente e chamará um público diferente… por isso, certifique-se de que a imagem da sua marca é um reflexo de quem (e do que) quer servir.
Imaginemos que vai abrir um restaurante elegante e sofisticado que serve culinária local. Utilizar uma mascote na imagem da sua marca não vai propriamente comunicar a mensagem de marca correta aos seus clientes. Em vez disso, considere um design de logótipo minimalista e monocromático para o seu conceito, que não sugira ser muito orientado para famílias.
DICA VISTAPRINT
Dependendo do seu conhecimento de design e imagem de marca, pode querer contratar um especialista para dar uma ajuda a definir o visual da marca. A 99designs by Vistaprint facilita o contacto com profissionais criativos experientes, de todo o mundo, que podem dar vida à visão do seu restaurante.
3. Crie um plano de negócios para o seu restaurante.
Assim que souber qual o tipo de restaurante que quer abrir, é altura de formular um plano de negócio. Pense num plano de negócio como se fosse o mapa do seu restaurante: este dá-lhe indicações concretas sobre como ir de onde está agora (uma pessoa com uma ideia para um restaurante) para onde quer estar (um empresário de restauração bem estabelecido com um restaurante de sucesso).
O seu plano de negócios estabelece a sua estratégia para a abertura e lançamento do seu restaurante — quanto mais detalhado for, mais fácil será para si implementar essa estratégia e pôr o seu restaurante em funcionamento. Garanta que inclui todas as informações e detalhes de que precisará para avançar com a sua ideia de restaurante, incluindo:
- Descrição e nome do negócio. Qual será o nome do seu restaurante e o conceito? Tente pensar num slogan apelativo ou num hashtag exclusivo para reforçar a identidade do seu restaurante.
- Alcance os clientes. Para que o seu restaurante tenha sucesso, precisa de clientes — e para atrair esses clientes, precisa de saber qual é o tipo de cliente que procura. Faça investigação sobre o seu mercado: descubra quais os tipos de restaurantes que têm sucesso e que tipo de clientes são atraídos por esses restaurantes. Em seguida, concentre-se no público-alvo do seu restaurante.
- Análise da concorrência. Quais os restaurantes que considera serem concorrência? Como se estão a sair esses restaurantes? E como planeia distinguir-se e atrair clientes? É importante familiarizar-se com os pequenos negócios concorrentes na sua área para que possa dar os passos certos e destacar-se.
- Orçamento para abertura de um restaurante. Antes de avançar demasiado na criação do seu restaurante, tem de informar-se sobre os custos da abertura de um restaurante e como isso estes se refletem no seu orçamento. Por exemplo, de quanto dinheiro precisa para abrir o seu restaurante? Quais serão os seus custos operacionais mensais? Quanto capital inicial tem? Precisa de explorar opções de financiamento externas (por exemplo, um crédito empresarial)? O esclarecimento dos custos e do orçamento desde o início servirá de preparação para o sucesso financeiro ao longo de todo o processo.
- Plano de segurança. Garantir um ambiente seguro para a sua equipa e clientes é um absolutamente essencial. Como irá garantir um ambiente seguro para os seus clientes e equipa? Que protocolos de segurança alimentar irá implementar? Certifique-se de que tem um plano de como vai garantir a segurança no que respeita aos alimentos, ao ambiente de trabalho e aos protocolos relacionados com a saúde (por exemplo, instalar estações de higienização de mãos para a equipa e clientes ou criar espaçamento de 2 metros entre mesas para garantir um distanciamento social adequado).
- Menu de degustação. Que tipos de comida/pratos vai servir?
- Opções de serviço. Existem muitas formas de operar um restaurante e, antes de abrir as suas portas, é necessário definir quais as opções de serviço que vai disponibilizar aos seus clientes. Por exemplo, vai optar por um restaurante apenas com refeições no local? Vai focar-se nas refeições para levar ou com entrega ao domicílio? Ou planeia dar aos seus clientes uma variedade de opções? Perceber como vai servir os seus clientes logo desde o início vai garantir que configura o seu negócio de forma a corresponder a essas opções.
- Necessidades a nível de equipa. Diz o ditado que em equipa vencedora não se mexe. Isso é verdade no mundo dos negócios e também no mundo da restauração. Antes de avançar demasiado no processo de abertura de um restaurante, identifique quem precisa de contratar para abrir, gerir e operar o seu restaurante. (Mais informações sobre este assunto em breve!)
- Plano de marketing. Perceber como abrir o seu restaurante é uma parte da equação, mas perceber como deve divulgá-lo é igualmente importante. No seu plano de negócios, elabore as diferentes estratégias que planeia utilizar para espalhar a palavra sobre o seu novo negócio — e atrair clientes para o restaurante.
- Objetivos de rendimento. Para que o seu negócio se mantenha em funcionamento durante muito tempo, este terá de ser financeiramente sustentável e deve definir o que isso significa logo desde o início. Quais são os objetivos financeiros para o seu restaurante e quando espera atingir esses objetivos?
4. Trate dos aspetos legais.
Quando cria um novo restaurante (ou qualquer pequeno negócio), existem determinadas medidas legais a tomar. Antes de abrir as suas portas e começar a servir os clientes, deverá verificar todos os itens legais e de conformidade relevantes da sua lista de tarefas, incluindo:
- Registar o seu negócio
- Obter eventuais licenças, autorizações ou certificações necessárias (por exemplo, uma licença para servir bebidas alcoólicas ou uma certificação de segurança alimentar)
- Abrir uma conta bancária empresarial
É importante ter em atenção que o processo de estabelecimento legal do seu negócio pode variar com base numa série de fatores, incluindo a sua localização e estrutura empresarial. Assegure-se de que toma as devidas diligências para garantir que está a cumprir todas as regras e regulamentos relevantes ao abrir o seu negócio. Para ter a certeza absoluta de que o seu restaurante está estabelecido de forma correta (e legal), poderá valer a pena consultar um advogado empresarial.
5. Encontre (e equipe) o espaço para o seu restaurante.
Depois de ter tomado todas as medidas legais para abrir o seu restaurante, terá de encontrar uma localização para o mesmo.
Ao avaliar um potencial imóvel para restaurante, o ideal será encontrar um espaço que se encontre numa zona popular com muito movimento de pessoas. Assim, quem passar por lá verá o seu novo restaurante e será tentado a entrar, o que pode ser uma excelente maneira de encontrar os seus primeiros clientes e começar a criar burburinho em torno do seu restaurante.
Assim que tiver o seu espaço, será necessário equipá-lo com tudo aquilo de que precisa para começar a servir os clientes, tanto na cozinha (aparelhos e utensílios de cozinha, uniformes para a equipa) como no salão (mesas, cadeiras, utensílios). Dependendo do seu orçamento, poderá comprar ou alugar a maioria dos artigos de que precisa para um restaurante. Assim que tiver uma ideia clara daquilo de que precisa, pode comparar os custos e benefícios de comprar ou alugar cada artigo e tomar a decisão que faz mais sentido para si.
DICA VISTAPRINT
Precisa de uniformes para a sua equipa? Equipe os seus colaboradores com vestuário com a sua marca para divulgar o seu restaurante e reforçar a identidade da sua marca. Adicione o logótipo do seu restaurante a t-shirts, polos, chapéus, casacos, entre outras coisas, e garanta que a sua equipa trabalha com estilo.
6. Contrate uma equipa.
Pode ter uma ideia incrível para um restaurante, mas precisa de contratar a equipa certa para dar vida a essa ideia. As pessoas que precisa exatamente de contratar dependerão do seu restaurante, mas alguns membros da equipa que deve considerar contratar desde o início (tanto no salão como na cozinha) incluem:
Salão:
- Anfitrião
- Gerente de restaurante
- Empregados de mesa
- Ajudantes
Cozinha:
- Chefe
- Subchefe
- Equipa de limpeza
- Supervisor de cozinha
Pondere também contratar alguns colaboradores auxiliares para ajudar com as operações e marketing. Encontre um contabilista para ajudar durante a época fiscal ou um web designer local para trocarem serviços.
Lembre-se: uma grande parte do sucesso do seu restaurante depende das pessoas que contrata. Dedique muito tempo e energia no processo de contratação e entrevistas para encontrar as pessoas certas.
A comida que serve é o cerne de qualquer restaurante. Então, qual será um dos passos mais importantes a tomar ao começar um restaurante? Criar o seu menu.
O seu menu deve incluir uma variedade de pratos que espelhe o conceito do seu restaurante e que atraia o tipo de cliente pretendido. Trabalhe com o seu chef para finalizar os pratos e, em seguida, crie um menu. Quer seja impresso ou digital, o menu deve estar de acordo com a marca e descrever cada prato de forma a chamar a atenção de potenciais clientes.
DICA VISTAPRINT
Planeia atualizar o seu menu com frequência? Imprimir menus em papel sempre que troca um prato pode sair muito caro. Em vez disso, experimente utilizar um código QR para o seu menu. Pode colocar o seu código QR em cada mesa e na janela para tentar os transeuntes que passam já com água na boca. Depois, quando precisar de atualizar o seu menu ou de adicionar um novo prato, pode mudar o seu menu digitalmente, de forma simples.
8. Comece a promover o seu restaurante.
Criou o plano de negócios do seu restaurante. Encontrou um espaço para restaurante e equipou-o. Contratou uma equipa maravilhosa, elaborou um menu imperdível… O que falta agora? Espalhar a palavra. Está na altura de dizer aos clientes que o seu restaurante abriu as portas e que está pronto para recebê-los.
Existem várias formas de divulgar o seu novo restaurante — é tudo sobre experimentar diferentes táticas até descobrir aquela que resulta melhor. Eis algumas formas relativamente económicas de começar a divulgar o seu novo restaurante:
- Ofereça um desconto de “inauguração” para incentivar os clientes a jantarem no seu restaurante na semana de abertura.
- Convide bloggers de comida ou jornalistas locais para que escrevam sobre o seu restaurante e partilhem fotos com os seguidores.
- Coloque anúncios nas suas redes sociais favoritas para alcançar as pessoas nas redondezas.
- Faça parcerias com negócios locais e ofereça um desconto aos clientes. Por exemplo, se abrir um restaurante vegan, pode abordar o ginásio local ou loja de alimentação saudável e oferecer-lhes um código de desconto exclusivo para enviarem para a lista de e-mails deles e/ou cupões em papel para distribuírem pessoalmente.
- Organize uma degustação gratuita e ofereça amostras de diferentes pratos. Primeiro, as pessoas apaixonam-se pela sua comida e, em seguida, voltam para uma refeição completa.