Sinalética para restaurantes e cafés: dicas para o sucesso

Tempo de leitura estimado: 4 minutos

Sinalética essencial para restaurantes

Ser proprietário de um restaurante é desafiante… talvez agora mais do que nunca. Devido à pandemia da COVID-19, os restaurantes em todo o mundo foram forçados a limitar a sua oferta e funcionamento. Vimos todos os tipos de profissionais de culinária darem asas à imaginação, com serviços de catering de casamentos a disponibilizarem kits de refeições estilo familiar e pizarias a venderem tartes “faça-você-mesmo”. Vimos como os restaurantes cumpriram rapidamente as novas regras e regulamentos de segurança, fossem estes relativos à capacidade limitada de lugares ou à implementação de transações sem contacto.

E, agora, que fez tantas destas alterações ao seu restaurante, está na altura de comunicá-las aos seus clientes. A sinalética clássica (como uma lona publicitária de vinil ou decalque para janela) é talvez a forma mais testada e comprovada de partilhar nova informação de maneira a refletir a identidade da sua marca.

Quer esteja a preparar um novo espaço para refeições no exterior ou queira atrair novos clientes com uma oferta aliciante, deixe uma placa nova fazer o trabalho.

A sinalética para restaurantes pode ser utilizada para:

  1. Divulgar as suas novas ofertas.
  2. Apresentar códigos QR para menus sem contacto.
  3. Atrair novos clientes.
  4. Informar os clientes sobre os protocolos de segurança.
  5. Reforçar a identidade da sua marca.
  6. Dar aos transeuntes mais informações sobre o seu restaurante.

1

Divulgar as suas novas ofertas.

Além de publicar sobre os seus novos serviços e ofertas nas redes sociais, utilize um sinal à moda antiga para espalhar a palavra. Pendure uma lona publicitária de vinil na montra do seu restaurante para promover as opções de entrega mais abrangentes, ofertas de refeições promocionais ou novos artigos no menu. Quer esteja a implementar medidas de segurança acrescidas ou a estrear um novo sabor de café, anunciar uma nova oferta é uma ótima forma de animar os clientes habituais e atrair novos clientes.

DICA VISTAPRINT
Dispõe agora de uma zona específica para recolhas à porta ou alguns espaços de estacionamento apenas para take-away? Marque estas zonas com bandeiras ou placas de ardósia correspondentes para que os clientes saibam onde parar.

2

Apresentar códigos QR para menus sem contacto.

Os códigos QR estão de regresso, especialmente nos restaurantes, onde representam uma forma fácil e económica de os clientes acederem ao seu menu em segurança. Crie um código QR, associe-o ao seu menu e imprima-o num local fácil para os clientes lerem o código. Utilize um no decalque para janela exterior para que os clientes possam dar uma vista de olhos ao seu menu antes de se sentarem e outros em lonas publicitárias roll up de mesa para que os clientes sentados possam lê-lo.

DICA VISTAPRINT
Pode também utilizar códigos QR para transações sem contacto. Imprima um código QR no seu material de marketing preferido (como lonas publicitárias de mesa e decalques) e, em seguida, coloque-o ao lado da sua caixa registadora, para que os clientes possam ler o código para fazerem o pagamento.

3

Atrair novos clientes.

Todas as pessoas que passam pelo seu restaurante são potenciais clientes. Certifique-se de que capta as atenções com uma lona publicitária de vinil, póster ou bandeira, além da sua sinalética de restaurante permanente. Se planeia utilizar uma placa no passeio, verifique as regras e regulamentos locais da sua cidade quanto à sinalética exterior. Ao criar esta sinalética para cafés, considere incluir uma oferta aliciante para convidar as pessoas a entrarem no seu espaço. Quer sejam pizas a metade do preço à quarta-feira ou entregas gratuitas para novos clientes, a oferta de um desconto é uma ótima forma de criar entusiasmo pelo seu negócio.

DICA VISTAPRINT
As cozinhas fantasma (ou restaurantes apenas com entregas) estão a ganhar popularidade. Uma vez que este tipo de negócio não tem uma loja física ou sala para refeições, conseguir a atenção dos transeuntes não é uma opção. Em vez disso, promova o seu restaurante ao distribuir flyers, menus impressos e postais pela sua zona de entregas.

4

Informar os clientes sobre os protocolos de segurança.

A segurança é prioritária para proprietários de pequenos negócios em todo o lado e os protocolos mudaram significativamente para os restaurantes com sala de refeições. Por isso, utilize uma placa para garantir que os seus clientes conhecem as novas regras e regulamentos antes de se sentarem para comer. Coloque uma bandeira na sua porta da frente, a recordar os clientes para utilizarem uma máscara e desinfetarem as mãos antes de entrarem, ou afixe um decalque para janela com código QR para que os clientes possam analisar as regras antes de entrarem. Quando estiverem no interior, utilize os vinis autocolantes para pavimentos de modo a promover um distanciamento social seguro.

5

Adicione algo especial.

Utilize a sinalética como uma ferramenta de promoção da sua marca para reforçar a identidade do seu restaurante ou para criar a atmosfera certa. Da tipografia nas lonas publicitárias roll up de mesa às cores na sua bandeira, desenhe a sua sinalética de forma a refletir a identidade da sua marca. Para reforçar a sua marca e garantir que as suas placas são fáceis de ler, garanta que segue as nossas dicas de design de placas por especialistas. Da escolha de cor ao tamanho da fonte, há muito a ter em mente ao criar sinalética para restaurantes.


6

Dar aos transeuntes mais informações sobre o seu restaurante.

Não espere que o seu nome diga aos clientes tudo aquilo que precisam de saber sobre o seu restaurante. Em vez disso, utilize ferramentas visuais ou idiomas adicionais na sua sinalética de exterior para fornecer mais informações a potenciais clientes. O seu restaurante é especializado em batidos e sumos? Afixe decalques para janela com ícones que representam estas ofertas. É proprietário de uma pizaria orgânica? Crie um placa de plástico que apresente os seus ingredientes artesanais e tartes de especialidade.

Além das sugestões visuais, um slogan pode dizer aos transeuntes mais sobre o seu restaurante. Se a sua placa diz apenas “Café“, crie uma lona publicitária de vinil para pendurar com mais informações, como, por exemplo “Café aberto todo o dia: café artesanal, sanduíches por encomenda e guloseimas saborosas”.

ESCOLHAS VISTAPRINT:

ESSENCIAL PARA RESTAURANTES

Lonas publicitárias em vinil

Bandeiras

Pósteres

Lonas publicitárias roll up de mesa

Vinis autocolantes para pavimentos

Decalques para janelas