Guia da Vistaprint para o design de placas

No que diz respeito a chamar a atenção para o seu pequeno negócio, as placas são uma excelente forma de fazer passar a mensagem. Sabemos que a tarefa de criar uma placa pode parecer aterradora e foi por isso que pedimos aos especialistas internos em sinalética e design da Vistaprint que inventassem um guia que mostrasse tudo o que precisa de saber para escolher e desenhar placas. Está preparado para começar a atrair os olhares de potenciais clientes? Vamos então começar!

Como escolher a placa certa

Está assoberbado com as opções para placas? Não esteja. O primeiro passo é determinar a finalidade da placa. Para o pôr no caminho do sucesso, os nossos especialistas em sinalética criaram alguns exemplos e dizem de que produtos precisa para cada um dos exemplos. Se estiver a:

  • Equipar a montra do seu escritório ou loja, os pósteres e os decalques para janelas chamam a atenção das pessoas que estiverem a passar.
  • Preparar um evento no interior, como uma feira profissional, as lonas publicitárias, as lonas publicitárias roll up e as placas de espuma são o complemento ideal para o seu stand.
  • Preparar um evento no exterior, como uma feira de artesanato, as lonas publicitárias e as placas de plástico cativam o olhar do tráfego, mesmo à distância.
  • Destacar uma oferta especial, as lonas publicitárias, os pósteres, as placas de espuma e as lonas publicitárias roll up são formas eficazes de tornar a promoção mais clara e percetível.
  • Divulgar e sensibilizar para a sua marca de um modo geral, as lonas publicitárias, os pósteres, os ímanes para carro e as placas de plástico são os produtos certos para mostrar o logótipo, os dados de contacto ou outras informações que queira dar a conhecer aos clientes.

Agora que já determinou a finalidade da placa, é altura de pensar onde a vai pôr e fazer algumas perguntas a si próprio. A placa vai ser usada no interior ou no exterior? Se for para o exterior, durante quanto tempo vai lá ficar? Vai ter de suportar determinadas condições de vento? Vai ficar à chuva ou vai guardá-la no interior durante a noite? Independentemente de a usar no interior ou no exterior, quão durável tem de ser? Num mundo ideal, quanto tempo quereria que este produto durasse? Vai usá-la em várias feiras profissionais por todo o país, por exemplo, ou apenas uma ou duas vezes para uma ocasião especial?

Durante o processo de escolha de um produto que satisfaça as suas necessidades em termos de sinalética, é muito importante ter em conta estas respostas. Diferentes materiais conseguem resistir a diferentes tipos de elementos. Por exemplo, se souber que a placa vai apanhar dias de chuva, recomendamos escolher um material resistente à chuva, como vinil ou plástico canelado. Condições meteorológicas chuvosas também indicam que não deverá optar por materiais mais leves e não resistentes à água, como papel póster. Se estiver perante condições de muito vento antecipadas, é fundamental escolher um produto que seja pesado por si só ou que possa ser afixado ou prendido em segurança.

Não se esqueça de ter em conta como vai pendurar a placa nem do material de que vai precisar para a prender. Tem de usar espaço da janela? Veja os decalques para janelas ou as placas que podem ser afixadas com ventosas. Tem algum varão ou vedação disponível? Arranje uma corda ou braçadeiras de cabo para prender a placa no sítio certo. Não tem nada que possa usar? Escolha uma placa sem suporte ou um suporte de placas.

A última consideração quanto à localização deve ser o tamanho físico do produto, especialmente porque está dependente da quantidade de espaço que tem para a sinalética. Tenha em conta que, quanto maior o tipo de letra, mais fácil é ler a mensagem. O ideal é selecionar o maior tamanho possível do produto sem sobrecarregar o espaço. Por exemplo, se escolher um decalque para janela para anunciar o horário de abertura ou uma promoção ou oferta especial, meça primeiro o espaço na janela antes de pensar no design do produto. Outro exemplo pode ser uma lona publicitária que esteja a ser criada para ser pendurada por cima de uma entrada. É muito importante escolher uma lona publicitária que caiba perfeitamente no espaço dedicado. Se for muito grande, poderá ter dificuldades em pendurá-la; muito pequena, sacrificará o espaço para a mensagem.

Como desenhar a placa

Depois de escolher a placa que melhor satisfaz as suas necessidades e onde a vai pôr, está pronto para começar a desenhar. Embora personalizar um produto grande possa parecer intimidador, os nossos especialistas em design deixaram-nos dicas avançadas que qualquer pessoa pode seguir para criar uma placa eficaz:

  • Use um tipo de letra grande e a negrito. A tipografia é importante para fazer passar a mensagem e usar um tipo de letra pesado confere mais contrate para a tornar mais legível e forte. Ao desenhar uma placa, evite tipos de letra com traço elegante e fino.
  • Escreva uma mensagem simples com um tamanho de tipo de letra suficientemente grande para alcançar o público pretendido. As placas grandes não se destinam a mensagens complexas. Evite conteúdos educativos; em vez disso, use as placas para partilhar mensagens dedicadas a promoções, marcas ou eventos. Não tente dizer tudo ao mesmo tempo. Escolha a mensagem que quer transmitir aos clientes e torne-a breve. Quanto maior o tipo de letra e o tamanho da mensagem, mais depressa as pessoas a percebem, quer estejam a passar de carro ou a pé.
  • Crie um contraste alto para tornar a placa apelativa. Por exemplo, se a cor do logótipo for clara, este deverá estar num fundo suficientemente escuro para ser visto. Além disso, encare o contraste no contexto da localização da placa. Se for pendurar uma lona publicitária numa parede de tijolo, a lona não se destacará se for encarnada.
  • Saiba que substrato é melhor para as suas imagens. Se quiser dar destaque a uma obra de arte ou a uma fotografia e não for desejável ter reflexo, o acabamento brilhante é o ideal para fazer sobressair essas imagens. Caso contrário, o acabamento mate é a melhor aposta para uma placa legível.
  • Escolha um tipo de ficheiro de vetor para o logótipo, para que possa ser dimensionável em qualquer tamanho, e um ficheiro PDF ou JPG de alta qualidade para as imagens. Suportamos vários formatos de ficheiro para os designs carregados:
    • Documento do Adobe Acrobat 9 (*.pdf) (recomendado)
    • Ilustração do Adobe Illustrator CS3 (*.ai) (recomendado)
    • Imagem do Adobe Photoshop CS3 (*.psd) (recomendado)
    • Imagem de Bitmap (*.bmp)
    • Imagem GIF (*.gif)
    • Imagem JPEG (*.jpg,*.jpeg)
    • Documento do Microsoft PowerPoint 2010 (* .ppt)
    • Documento do Microsoft Word 2010 (*.doc)
    • Imagem PCX (*.pcx)
    • Imagem PICT (*.pic,*.pict,*.pct)
    • Imagem PNG (*.png)
    • Documento PostScript (*.ps)
    • Imagem TIFF (*.tif,*.tiff)
  • Carregue uma fotografia ou um logótipo de alta resolução. Quanto maior a lona publicitária, maior deverá ser a resolução das fotografias. Se receber um erro de resolução, não o ignore. É provável que as suas imagens tenham a resolução certa se forem:
    • Fotografias tiradas com uma máquina de qualidade.
    • Fotografias de stocks.
    • Um logótipo desenhado por um designer profissional ou através dos nossos serviços de design.

Se quiser usar um logótipo já existente, mas a resolução for demasiado baixa, pode utilizar os nossos serviços de recriação de logótipos para o refazer num formato que possa ser esticado.

Pode ver exemplos de algumas lonas publicitárias roll up bem feitas (e outras menos bem feitas). Estes exemplos mostram como é importante seguir as dicas de design anteriores.

Em posse destas dicas dos especialistas, deverá estar a postos para criar a sua lona publicitária apelativa. Mesmo que ignore um passo, a nossa garantia de satisfação assegura que ficará satisfeito com a sua placa. Por isso, não deixe que o medo de desenhar o retraia de amplificar a mensagem do seu negócio.