O que os clientes adoram – e detestam – num cartão de visita

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Numa era cada vez mais digital, alguns podem pensar que os cartões de visita estão a ficar um pouco ultrapassados. Ao mesmo tempo, as ferramentas online oferecem agora opções infinitas para desenhar cartões que podem virtualmente cantar e dançar. Mas qual o impacto que o cartão de visita tem realmente no seu sucesso e como sabe se o seu está a cumprir o papel?

Pedimos a 2 000 pessoas a sua opinião sincera sobre os cartões de visita e como criar uma primeira impressão – o bom, o mau e o horrível.

Os cartões de visita ainda têm impacto?

De acordo com o nosso inquérito, sim, têm. 63% das pessoas inquiridas disseram que ter um cartão de visita de qualidade ajuda a criar nelas uma boa impressão. Adicionalmente, 60% estaria mais disposta a usar uma empresa que tivesse um cartão único ou fácil de recordar.

Então, o que faz um cartão de visita ter qualidade e como se consegue distinguir de uma forma positiva para o seu negócio?

A arte de se destacar

Está certo que se queira destacar da multidão, mas quer ter a certeza de que será pelas melhores razões e de uma forma que enalteça – e não que destrua – a sua marca. Estas são algumas perspetivas valiosas tiradas do nosso inquérito sobre as formas de fazer o seu cartão de visita destacar-se (e não descair!).

Pensar para além do portador do cartão

Existem certamente oportunidades de se destacar ao ser um pouco diferente no desenho do seu cartão. Estas são algumas abordagens originais que funcionaram bem para quem as criou:

  • Materiais alternativos: Chocolate, madeira, metal gravado, Lego, uma caixa de rebuçados e cartões de visita transparentes, foram todos recordados pela sua originalidade.
  • Formas estranhas: Ardósias, corações, gatos, cupcakes, borboletas, triângulos, molduras e etiquetas para bagagem, serviram como forma de cartões personalizados de empresas cuja finalidade coincidia com o desenho.
  • Várias finalidades: Pens USB, ímanes para frigorífico, molas, bases para copos e abridor de garrafas duplicaram a sua utilização como cartões de visita. Outra forma que se destacou foi um cartão origami que incluía sementes para serem semeadas.
  • Efeitos especiais: Cartões que brilham no escuro e cartões termográficos conquistaram pontos por serem diferentes, enquanto que os efeitos subtis tais como dourado brilhante ou texto em relevo foram referidos pela sua originalidade.

Se o seu negócio origina naturalmente uma abordagem criativa, poderá certamente ajudá-lo a destacar-se e a ganhar reconhecimento se for bem feito. Mas se isso não se adapta bem à sua marca, não o force. Como alguém disse, demasiado esforço para ser notado pode também criar a impressão de “tentar demasiado”.

Coisas “únicas” a evitar

Certifique-se de que se destaca pelos motivos certos: evite situações em que o “tiro sai pela culatra”. Por exemplo, um dos participantes do inquérito recebeu uma vez um cartão de visita redondo que ao ser aberto tinha lá dentro uma anedota. Ele lembrava-se desse cartão, mas apenas como sendo “incrivelmente foleiro”, enquanto outro recordou um design demasiadamente complexo que era “horrível mas interessante.” Não foram propriamente os efeitos desejados!

Das 2 000 pessoas inquiridas, entre as principais coisas que não querem ver num cartão de visita constam:

  • um slogan piroso ou piada
  • imagens de unicórnios ou animais bizarros
  • factos excêntricos sobre o dono do negócio

Poderá ser tentador fazer alguma coisa original para se destacar, mas a originalidade nunca deverá ser à custa da integridade da sua marca. Pense sempre na mensagem que pode estar a transmitir e confirme se está a ser autêntico e não apenas grotesco.

Então, se ser criativo pode atrair a atenção para a sua empresa mas também tem os seus riscos, o que significa se ficar sem ideias? Temos boas notícias. Embora as pessoas admirem um cartão de visita exclusivo quando feito adequadamente, os nossos resultados mostram que a melhor forma de destacar o design do seu cartão de visita é utilizando a simplicidade.

A simplicidade vence

Embora sejam originais, os desenhos extravagantes podem certamente destacar a sua marca e fazê-la notar-se, no geral a maior parte das pessoas prefere o cartão de visita simples e clássico. Mas isso não significa que não possa ter personalidade. A qualidade traduz-se em volume, e ao focar-se nos detalhes mais finos, pode criar um cartão vencedor da forma mais simples.

De volta ao básico

Afinal, quando se trata do básico de um cartão de visita, o que preferem realmente as pessoas? Bem, é muito simples:

  • Forma – 72% preferem a forma comum retangular que caiba numa carteira, embora os comentários digam “uma forma pouco comum é vantajosa para se destacar e ser recordado”.
  • Cor do texto – 54% considera que o texto preto funciona melhor ou “qualquer coisa que contraste com a cor de fundo para que possa ser lido facilmente”.
  • Tipo de letra – embora a grande maioria não prefira um tipo de letra em particular, 56% concorda que se devem evitar os tipos de letra que dificultam a leitura do texto. Muitos também comentaram que o mais importante é que o tipo de letra coincida com o que a empresa utiliza em outros meios.
  • Informação essencial – por ordem de importância: nome (86%) empresa (84%), endereço de e-mail (84%), nº telefone do escritório (63%), número de telemóvel (61%), cargo (56%) e morada do escritório (41%).

Assim, como ponto de partida, crie um cartão limpo, fácil de ler e consistente com o estilo da sua marca.

Verificação de qualidade

Quando falamos de conteúdo, não se esqueça de verificar todas as palavras – especialmente num artigo tão pequeno, os erros ortográficos demonstram uma falta de cuidado que não pretende ter associado à sua marca. Para além disso, mantenha um olhar crítico e aplique uma abordagem “menos é mais” para garantir que não aplica demasiado estímulo visual. Estas são algumas das coisas que estragam um cartão de acordo com quem respondeu ao inquérito:

Coisas a evitar

  1. Erros tipográficos ou ortográficos 59,2%
  2. Texto demasiado pequeno para ser lido 54,25%
  3. Demasiado lixo 54,05%
  4. Um fraco esquema de cores 40,3%
  5. Imagens clip art 30,6%

Algumas coisas que deve fazer e não fazer

  • Logótipo: 24% dos que participaram no inquérito referiu que valoriza um logotipo exclusivo num cartão de visita. Se tiver um logotipo de que se orgulhe, use-o, pois este irá ajudá-lo a destacar-se.
  • Visual de designer: 22% apreciam um cartão que pareça ter sido criado por um designer, mas isso não significa que precise de contratar um. Basta tentar manter o cartão limpo e minimalista para dar um aspeto profissional e talvez procurar alguns exemplos de designs online como ponto de comparação. Não se esqueça também de evitar os clip art!
  • Foto: Embora o seu cartão sirva frequentemente para se lembrarem de quem você é após uma reunião, 38,5% das pessoas prefere não ver uma foto do dono do cartão. Aparentemente, nem sempre as fotos valem mil palavras!
  • Redes sociais: 27,2% expressou não gostar de informação sobre redes sociais em cartões de visita. Embora pareça estar na moda, o Facebook e outras redes sociais apenas devem ser incluídos se forem realmente relevantes para os seus clientes e se fizerem parte ativa do seu negócio.

Profissional, mas não aborrecido

Um cartão de visita simples não precisa de ser insípido. Basta garantir que representa a sua marca fazendo-o coincidir com os seus outros materiais de marketing, sinalética ou página da web e apresentar o seu logotipo para destacar a sua identidade única. Ao fornecer apenas a informação mais importante, a simplicidade também mostra que valoriza o tempo e a atenção do cliente. Se mesmo assim pretender adicionar alguma coisa extra, considere escolher apenas um efeito simples – tal como um lustro localizado ou tipo de papel especial – para dar ao seu cartão um destaque subtil sem a sensação de exagero.

Mantenha-se fiel

Muitas vezes, o seu cartão de visita é o seguimento da primeira impressão que já transmitiu num contacto pessoal. E mesmo quando chegam às mãos de clientes que ainda não conheceu, o seu cartão representa-o essencialmente a si. Por isso, crie um cartão que lhe seja fiel a si e à sua marca, e entregue-o com confiança.

Primeiras impressões e gafes

Todos nós sabemos que as primeiras impressões são importantes. Pedimos aos participantes do inquérito para partilharem algumas ideias e experiências sobre criar e dar forma às primeiras impressões, para o melhor e para o pior.

Diz bananaaa!

  • Quando conhece alguém pela primeira vez, isto é o que as pessoas observam nos primeiros momentos:  sorriso, olhos, roupa, cabelo, voz, linguagem corporal geral, aperto de mão, cheiro, sapatos. Várias pessoas também referiram especificamente os dentes, por isso não se esqueça de passar o fio dental!
  • A maior parte das pessoas forma uma impressão sobre outra em 5-10 segundos.
  • Conforme foi referido anteriormente, 63% das pessoas dizem que um cartão de visita de qualidade ajuda alguém a criar uma boa impressão.

Seguir rapidamente em frente

Embora todos nós o desejemos evitar, muitas vezes uma gafe pode ser bem divertida. E quando o quebra gelo é substituído pelo calor do riso, será certamente um encontro memorável! Estes são alguns dos principais tópicos contados de histórias dos que participaram no inquérito:

  • Perguntar a uma mulher se está grávida quando na realidade não está
  • Esquecer o nome de alguém ou dizê-lo constantemente errado
  • Fazer uma piada de mau gosto ou dizer alguma coisa inapropriada
  • Entornar uma bebida (sobre alguém)
  • Dar um pum

É quase certo que após estas reuniões eles queriam era ser esquecidos, mas pelo menos os seus cartões de visita ainda podem fazer alguém rir!