Tempo de leitura estimado: 4 minutos
Índice
- Organize uma feira de artesanato virtual.
- Leiloe artigos únicos no Instagram.
- Colabore com outros artesãos para vender conjuntos.
- Possibilite sessões de compras com capacidade limitada.
- Tudo a postos para começar a vender? Aqui está a sua lista de tarefas de marketing:
- 1. Espalhe a palavra.
- 2. Maximize a sua otimização para motores de busca.
- 3. Melhore a experiência de utilizador e de finalização de compra do seu Web site.
- 4. Implemente um sistema de recolha de comentários de clientes.
- 5. Utilize fotografias de alta qualidade dos seus produtos.
Muitos proprietários de pequenos negócios não têm lojas físicas. E, mesmo que tenham, suspeitamos que a pandemia tenha afetado o horário de funcionamento, a capacidade e as visitas dos clientes a estes espaços. Com a época festiva no auge, esta é a altura perfeita para dar asas à criatividade na divulgação e venda dos seus artigos.
Aqui estão algumas novas ideias para vender os seus produtos nesta época festiva (sem necessidade de loja física!), para alcançar novos clientes e garantir que todos os seus clientes se sentem seguros enquanto fazem compras.
- Organize uma feira de artesanato virtual
- Leiloe artigos únicos no Instagram
- Colabore com outros artesãos para vender conjuntos
- Organize visitas privadas ao seu estúdio
- Ofereça sessões de compras pessoais online
Organize uma feira de artesanato virtual.
Numa altura em que tantas feiras e mercados foram adiados ou viram a sua capacidade limitada, leve o seu stand para o mundo online. Aproveite esta oportunidade para reduzir preços, oferecer novos produtos e, acima de tudo, criar um sentido de urgência. Se a sua feira de artesanato online só estiver disponível por alguns dias, os clientes ficarão entusiasmados com as ofertas e produtos disponíveis apenas por tempo limitado. Crie algum burburinho em torno da sua feira de artesanato, criando um evento no Facebook ou enviando um convite de calendário aos subscritores da sua newsletter. Desta forma, os compradores podem marcar o evento nas suas agendas como algo por que esperam com entusiasmo.
Existem várias formas diferentes de organizar uma feira de artesanato virtual… e não há uma “forma certa” para o fazer! Aqui estão algumas ideias para começar a preparar-se:
- Crie uma página separada no seu Web site com produtos apenas para a feira de artesanato.
- Venda produtos através da sua página de evento no Facebook.
- Crie um novo Web site dedicado ao seu evento virtual e apresente também outros artesãos. Utilize este novo site como uma página de destino, que direcione para páginas onde é possível comprar produtos de cada um desses pequenos negócios.
- Participe numa feira de artesanato virtual. Muitos artesãos conhecidos estão a passar para o mundo virtual e esta pode ser uma ótima oportunidade para participar sem ter custos ou beneficiar de preços reduzidos. Poupará nas despesas de deslocação e instalação e ainda tem a possibilidade de vender os seus produtos ao lado de outros artesãos dedicados.
Leiloe artigos únicos no Instagram.
Temos visto antiquários e artesãos a utilizarem o Instagram para venderem produtos únicos. Publique fotos dos seus artigos e deixe bem claro na sua legenda que o artigo se destina a venda. Implemente um sistema de leilão, em que os licitadores têm 24 horas para comentar com a sua melhor oferta ou um formato por ordem de chegada, em que o primeiro seguidor a enviar mensagem e a pagar-lhe através do Venmo consegue o produto.
Não se esqueça de marcar o produto como “VENDIDO” na publicação em vez de o eliminar, para que as pessoas possam ver aquilo que perderam: assim, vai criar entusiasmo para a sua próxima ronda de artigos em leilão.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Crie uma promoção para produtos únicos para escoar alguns produtos imperfeitos ou danificados a preços reduzidos. Os clientes vão adorar sentir que conseguiram uma ótima compra e, assim, consegue libertar espaço na sua área de trabalho antes da correria da época festiva.
Colabore com outros artesãos para vender conjuntos.
Os pequenos negócios giram em torno da comunidade, por isso, junte-se a outros artesãos para disponibilizarem conjuntos de produtos ou cestos para oferta.
Possibilite sessões de compras com capacidade limitada.
Esta época do ano é propensa a compras, por isso, dê aos seus clientes diferentes opções de espreitarem os seus produtos, sem ser só no seu Web site.
Marcação de visitas privadas ao estúdio. Ofereça marcações de visitas individuais ao seu espaço criativo: é original e conveniente para os clientes! Os compradores vão adorar ver de perto o seu espaço de trabalho ou estúdio e de ver, em primeira mão, os seus mais recentes produtos.
Compras em casa. Leve a loja até à porta de casa do seu cliente! Após uma consulta por telefone ou vídeo, leve uma seleção de artigos a casa dos seus clientes. Esta experiência de compra privada vai garantidamente deixar qualquer cliente a sentir-se especial.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Se vai estar em contacto com clientes, certifique-se de que usa uma máscara em tecido (e pede aos clientes para também usarem uma), mantém uma distância social segura e desinfeta as suas mãos e produtos entre marcações.
Sessões de compras pessoais virtuais. Se os clientes não se sentem confortáveis para sair nem para o receberem nas suas casas, disponibilize sessões de compras totalmente virtuais. Antes da marcação, solicite aos clientes que preencham um formulário com os detalhes sobre aquilo de que estão à procura. Assim que estiver frente a frente no ecrã com eles, poderá fornecer recomendações relevantes.
Tudo a postos para começar a vender? Aqui está a sua lista de tarefas de marketing:
1. Espalhe a palavra.
Independentemente da forma como decide vender os seus produtos nesta época festiva, certifique-se de que os clientes conhecem as novas ofertas. Crie uma publicação nas redes sociais com informações sobre a sua feira de artesanato virtual numa data em breve, envie um postal com informações sobre a marcação de visitas ao seu estúdio ou envie uma newsletter por e-mail com uma ligação para inscrição nas sessões de compras virtuais.
2. Maximize a sua otimização para motores de busca.
Certifique-se de que as pessoas conseguem encontrar o seu negócio online! Embora seja sempre uma boa ideia manter a ligação com a sua comunidade local, um Web site permite-lhe vender os seus produtos a pessoas em todo o mundo. Deste modo, quando adiciona novos produtos ao seu site, certifique-se de incorporar as melhores práticas de otimização para motores de busca (SEO) para que apareça em mais pesquisas no Google.
3. Melhore a experiência de utilizador e de finalização de compra do seu Web site.
Hoje mais que nunca, as pessoas fazem compras online, por isso, garanta que a experiência de compra online no seu site é fácil. Se concebeu e criou o seu site sem ajuda, poderá ter uma visão tendenciosa da experiência do utilizador sem se aperceber. Para evitar isto, peça a amigos e familiares para testarem a experiência de finalização de compra e registe os comentários destes.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Muitas pessoas utilizam os seus telemóveis para fazerem compras online, por isso, garanta que o seu site também funciona bem em ecrãs mais pequenos.
4. Implemente um sistema de recolha de comentários de clientes.
Não tenha medo de pedir aos clientes para deixarem a sua opinião. Inclua um lembrete nas faturas, na parte de trás do seu folheto e no final de qualquer interação com o cliente. Integre estes testemunhos dos clientes no seu plano de marketing: crie um destaque na sua página do Instagram com testemunhos de clientes, adicione um ao corpo de cada newsletter que enviar por e-mail e imprima um testemunho particularmente brilhante no seu próximo conjunto de flyers ou folhetos informativos.
5. Utilize fotografias de alta qualidade dos seus produtos.
Quer esteja a leiloar um chapéu feito à mão no Instagram ou a carregar imagens para a sua feira de artesanato online, certifique-se de que todas as fotografias da sua marca têm alta resolução. Mostre os artigos com luz natural e tire fotografias de vários ângulos para dar aos clientes uma visualização 3D do seu produto. Uma vez que não podem ver ou tocar no seu produto, utilize a fotografia para recriar esta experiência.