Numa escala de zero a dez, qual o seu nível de organização para a loucura das festividades?
Quer esteja num confiante nove ou num apreensivo cinco, a época das festas é, geralmente, uma altura agitada para todos, tanto a nível pessoal como profissional. E, este ano, o marketing na época das festas pode parecer território desconhecido.
Mesmo em tempos desafiantes, as pessoas continuam a querer celebrar e trocar presentes. Deve planear as suas estratégias de marketing para as festas em conformidade para conseguir tirar o máximo proveito deste período em que os clientes se dispõem a gastar mais.
Criámos uma lista de dicas de marketing para cada mês, com início em outubro, para que possa antecipar a loucura das festividades e criar laços valiosos com os clientes.
Dicas de marketing para as festas em outubro
Quando pensamos em outubro, pensamos em abóboras e dias mais frios, mas não perca a oportunidade de começar já a trabalhar no marketing para a época das festas.
- rie um plano de festas detalhado. Fazer alguma preparação e planear com antecedência permite-lhe livrar-se do frenesim e sentir-se mais festivo quando a época das festas chega finalmente.
- Crie um orçamento para as festas. Seja realista e cumpra o que estipular.
- Inspire-se. Espreite o que outras empresas estão a fazer durante as festas, pesquisando no Pinterest, visitando os seus anúncios no Facebook ou publicações no Instagram ou envolva-se num grupo de discussão para aprender coisas novas.
- Faça alguma pesquisa de mercado. De que estão os seus clientes à procura nesta época festiva? De que forma vai responder a essas necessidades?
- Prepare o seu inventário. A loucura das festas vai chegar mais cedo do que imagina. Encomende e organize o seu inventário para a época alta.
- Encomende os seus materiais de publicidade. Agora, está na altura de tratar dos materiais de marketing para estas vendas. Sejam lonas publicitárias, postais, flyers, pósteres ou placas de espuma, comece a abastecer-se de artigos para o resto da época.
- Prepare tudo de que precisa para as embalagens nas festas. Decida como pretende embalar as encomendas por correio e embrulhar as compras feitas em loja – pense em incluir um autocolante com cada encomenda, utilizar fita de embalagem personalizada e embalar artigos delicados em papel de seda.
- Planeie as suas promoções da Black Friday ou da Cyber Monday. Que promoções vai fazer? Quais são as datas de lançamento? Como vai divulgar as promoções? Comece já a criar os e-mails promocionais, para que estejam prontos a enviar quando chegar Ca altura.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Estes são dois dos principais dias de promoções no ano, mas não precisa de esperar até ao final de novembro para realizar uma promoção. Ofereça descontos diários e promoções exclusivas para subscritores para incentivar os novos clientes.
Dicas de marketing para as festas em novembro
Novembro é o mês em que acontecem dois dias essenciais para compras: a Black Friday e a Cyber Monday. Uma vez que estes dias de promoções são só no final do mês, pense em lançar uma promoção no início de novembro para atrair os compradores mais proativos. E, à medida que se prepara para estas importantes promoções, não se esqueça de decorar a sua frente de loja (digital e física) e anunciar as promoções que estão prestes a começar.
- Decore a sua frente de loja. Se tiver uma loja física, decore a sua frente de loja com uma montra festiva, lonas publicitárias e decalques. No interior, ponha a tocar as suas músicas festivas favoritas e acenda algumas velas de inverno (procure aromas como a canela e pinheiro) para criar a atmosfera certa. Considere também organizar eventos virtuais ou com capacidade limitada e marcações para compras individuais.
- Decore o seu Web site. Se tem um Web site, atualize-o com pormenores festivos (em linha com a sua marca!): talvez uma banner inspirada em azevinho para a página inicial ou uma página de compra de presentes devidamente organizada para a época.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Este ano tem novas ofertas? Quer esteja a organizar uma loja de presentes online ou a vender máscaras em tecido festivas, avise os clientes antecipadamente com uma newsletter, postal ou publicação nas redes sociais.
- Encomende cartões de agradecimento ou brindes como canecas, calendários ou artigos promocionais com a sua marca e logótipo. A época festiva é uma excelente altura para agradecer aos seus clientes e colaboradores e para reforçar as suas relações para o ano seguinte.
- Encomende os seus postais de boas festas com antecedência. Certifique-se de que encomenda suficientes para os seus clientes e colaboradores. É possível subestimar as suas necessidades neste campo, por isso, encomende mais do que necessita.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Postais de boas festas em excesso? Inclua-os nas encomendas por correio ou nos sacos de compras para dar um toque festivo.
- Lance a sua promoção de Black Friday. É essencial divulgar aos seus clientes o dia a seguir ao feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos: use mensagens de descontos para gerar interesse e clarificar. Para evitar a formação de multidões este ano, considere um sistema por blocos de tempo ou por marcação para as compras em loja.
- Participe em eventos ou reuniões locais para pequenas empresas. Consulte o Web site da sua câmara de comércio local ou da associação empresarial local e junte-se a um evento para empresas.
- Lance a sua promoção de Cyber Monday. A segunda-feira a seguir à Black Friday é outro importante dia de promoções. Aproveite este dia cibernético e promova ofertas exclusivas (como o acesso a compras antecipadas) para os subscritores de newsletter e seguidores nas redes sociais.
- Pendure pósteres e lonas publicitárias. Anuncie promoções agendadas para atrair potenciais clientes e gerar interesse nos clientes existentes.
Dicas de marketing para as festas em dezembro
À medida que a época de compras para as festas esmorece, use este mês para agradecer, refletir sobre os seus sucessos e olhar para o futuro.
- Registe e analise os resultados das suas promoções de Black Friday e Cyber Monday. Tome nota do que funcionou ou não para lhe dar uma perspetiva da próxima época festiva.
- Analise a adesão dos compradores. A loja esteve mais tranquila durante a manhã e as longas filas (com o devido distanciamento social) só se formaram à tarde? Compreender o trânsito típico na loja vai ajudar a organizar horários eficientes para o pessoal no ano seguinte.
SUGESTÃO DA VISTAPRINT
Agradeça aos seus clientes e colaboradores com cartões escritos à mão ou brindes com o seu logótipo.
- Considere uma renovação. Pense em reexaminar a sua marca para o ano seguinte. Esta é uma excelente altura para pensar de novo na sua identidade visual, seja numa atualização ao seu logótipo ou numa remodelação do seu Web site.
- Pense nos aspetos a melhorar no ano seguinte. Encomendou demasiadas unidades de algo que não desapareceu das prateleiras? Esgotou algum artigo essencial, como sacos com a sua marca, a meio da loucura das festividades? Aprenda com isso, avance, e adicione esse ponto à sua lista para o ano seguinte.
- Prepare-se para entrar em força em janeiro. Seja abastecer-se de inventário ou criar um calendário com datas importantes (como férias dos colaboradores e promoções sazonais), ter um plano vai ajudar a que entre em 2021 com o pé direito. Depois de uma época festiva bem-sucedida, deve voltar ao trabalho a sentir-se repousado, rejuvenescido e pronto para enfrentar o novo ano.
Por isso, quer esteja a agradecer a clientes, a encorajar mais visitas à sua loja ou a experimentar novas táticas de marketing, os resultados deste ano podem ajudar a decidir o que fazer no próximo… embora o mundo possa ser muito diferente em 2021.