Como agradecer aos seus clientes e colaboradores em 2020

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É importante dizer “obrigado” a qualquer altura do ano, mas ainda mais durante a época festiva. Depois de um 2020 como nunca antes visto, garanta que os seus clientes e colaboradores sabem o quanto valoriza a sua preferência e lealdade contínuas com um gesto atencioso.

Existem muitas formas de mostrar a sua gratidão, quer seja com um postal de boas festas ou com um presente personalizado. Aqui estão algumas ideias económicas para dizer “obrigado” aos seus clientes e colaboradores este ano. Desta forma, construirá relações comerciais mais fortes, terá um impacto positivo nos outros e entrará no espírito festivo. 

Presentes para clientes:

  • Postais de boas festas personalizados
  • Notas de agradecimento escritas à mão
  • Embrulho de presentes grátis
  • Entrega grátis nas festas
  • Descontos e vantagens surpresa
  • Presentes atenciosos (que exibem a sua marca)

Presentes para colaboradores:

  • Melhorias para o espaço de trabalho
  • Eventos de valorização 
  • Prémios de reconhecimento 
  • Presentes pessoais
  • Doações para caridade
  • Incentivos pós-festas

Envie desejos de boas festas para clientes com…



1. Postais de boas festas personalizados.

Este ano, o seu postal tem um significado maior. Assim que tiver encomendado uma remessa de postais de boas festas para o seu pequeno negócio, dedique alguns minutos para escrever uma nota pessoal em cada um. Isto pode demorar um pouco mais de tempo, mas o gesto terá mais significado para os clientes. 

2. Notas de agradecimento escritas à mão.

Se não pode expressar a sua gratidão em pessoa, faça-o com uma nota escrita à mão. Quer opte por um postal ou um cartão de agradecimento, incluir uma breve mensagem em cada encomenda enviada mostra aos clientes o quanto os valoriza e adiciona um toque personalizado. 


3. Embrulho de presentes grátis.

Poupe o tempo, energia e dinheiro dos clientes ao oferecer serviços de embrulho de presentes gratuitos. Utilize sacos de presente, laços ou papel de embrulho em linha com as cores da sua marca para promover subtilmente a sua pequena empresa. 


4. Entregas grátis durante a época festiva.

As compras sem contacto são mais populares do que nunca, por isso, prepare-se para fazer de Pai Natal e disponibilizar entregas grátis à porta dos seus clientes. Quer entregue um presente embrulhado e pronto para abrir ou uma grande encomenda de cartões presente, os clientes vão dar muito valor a esta conveniência. 


5. Descontos e vantagens surpresa.

As festas são sinónimo de dias de grandes promoções, mas certifique-se de que os seus clientes se sentem ainda mais especiais com recompensas ou descontos surpresa adicionais. Se um cliente fizer uma grande compra na sua loja, envie-lhe um e-mail de agradecimento com um código de cupão para a sua próxima visita. Se um cliente visitar o seu café para comprar cartões presente para todos os seus colaboradores, ofereça-lhe um copo de café para o caminho. Os atos inesperados de bondade garantem praticamente um bom marketing de “passa a palavra” para a sua empresa… e o seu gesto poderá atrair coisas boas como recompensa do universo. 

6. Presentes atenciosos (que exibem a sua marca).

Coloque o seu logótipo em algo prático, como uma caneca ou um calendário de parede, para ajudar a manter o seu negócio na memória dos clientes. Junte estes presentes às compras feitas online e na loja física ou entregue-os (em conjunto com os postais de boas festas do seu pequeno negócio) a clientes locais. 


Mostre aos seus colaboradores algum espírito natalício com…



7. Melhorias para o espaço de trabalho.

Quer os seus colaboradores estejam a trabalhar no local ou a partir de casa, certifique-se de que têm tudo aquilo de precisam: talvez um conjunto extra de máscaras em tecido, uma cadeira ergonómica para o escritório ou uma sala de convívio melhorada possa tornar as suas vidas mais fáceis. Priorizar o seu conforto é uma forma simples de agradecer o trabalho árduo dos seus colaboradores num ano sem precedentes. 

8. Eventos de valorização.

2020 não é o ano ideal para almoços de grupo ou festas, mas pode mimar os seus colaboradores com uma deliciosa refeição ou juntar toda a equipa (virtualmente!) para um evento de team building. Envie cartões-presente digitais de restaurantes para que todos possam receber o seu almoço ou reúna a equipa para uma happy hour em frente ao ecrã – dê a todos um bónus para que possam comprar a sua garrafa de vinho favorita ou outra bebida para relaxarem.


9. Prémios de reconhecimento.

O elogio de um gestor pode significar muito em termos de moral de atitude. Torne este reconhecimento mais oficial com um certificado ou um incentivo de colaborador do mês e arrase com uma cerimónia de prémios virtual. 


10. Presentes pessoais.

Além de casacos polares com a marca e bónus para as festas, ofereça aos seus colaboradores algo com um valor verdadeiramente pessoal. Se sabe que uma das suas colaboradoras adora cozinhar, ofereça-lhe o livro de receitas mais falado do momento com ingredientes para a receita que está na capa. Um dos membros da sua equipa é aspirante a músico? Ofereça-lhe uma hora de gravações num estúdio local. Estes gestos profundamente pessoais mostram que se importa com os seus colaboradores, que valoriza os seus interesses e que passou tempo de qualidade a conhecê-los. 


11. Doações para caridade.

Ofereça algo que vai deixar toda a gente feliz nesta época festiva: faça uma doação no nome dos colaboradores para a sua instituição de caridade favorita ou iguale as suas contribuições. 


12. Incentivos pós-festas.

A maioria das indústrias está mais ocupada do que nunca durante esta época natalícia e, este ano, pode ter de lidar com longas filas, clientes confusos e um grande aumento das encomendas online. Por isso, assim que esta azáfama terminar, recompense o trabalho árduo dos seus colaboradores com um cartão presente para um spa local ou uma folga extra.