Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Quer o seu negócio seja uma loja de retalho ou um restaurante de comida rápida, a experiência no local de pagamento têm um papel incrivelmente importante no sucesso do seu negócio. Para além de ser o ponto onde é feita efetivamente a compra, é também o local onde os clientes têm a oportunidade de percecionarem bem a sua marca e de você fazer crescer o seu negócio.
Quanto tiver o sistema POS de pagamento automático instalado para que os pagamentos sejam feitos sem problemas, será altura de pensar numa estratégia de marketing para o ponto de venda, que irá ajudar ainda mais a cativar os clientes e originar mais vendas.
Existem várias formas de capitalizar o espaço à volta do seu ponto de venda, mas muitas vezes o espaço é limitado. Por isso, a forma como usa esse espaço depende do tipo de negócio que tiver e daquilo que quer que os clientes façam depois de pagarem. Quer que eles comprem mais artigos? Quer garantir que eles voltam repetidamente para comprar? Quer assegurar que fica com as suas informações de contacto?
Criámos cinco táticas de marketing para ponto de venda, direcionadas a diferentes objetivos. Cada uma delas pode ser extremamente eficiente para a sua empresa, mas não sinta que precisa de as usar todas. Não se esqueça de que o melhor é manter as coisas simples. Sessenta e quatro por cento dos consumidores está disposto a gastar mais por experiências mais simples, de acordo com o Global Brand Simplicity Index.
Por isso, pense cuidadosamente nos seus objetivos e teste uma ou duas estratégias de cada vez para descobrir o que funciona.
Cinco táticas de marketing para pontos de venda
Tire partido das vendas por impulso.
Se o seu objetivo é aumentar a fatura média de cada cliente, pode considerar colocar pequenos artigos, mais baratos — compras por impulso — perto do balcão. Imagine uma mercearia que coloca os rebuçados, as pastilhas e as revistas perto da caixa registadora. Ou uma loja de roupa que expõe os acessórios económicos onde os clientes têm de esperar para a caixa. Poderá usar temas nas compras por impulso de acordo com a altura do ano, ou festividade. Ou, poderá até colocar um cesto apenas com artigos a €1.
Apresente as promoções especiais.
Se está a considerar descontinuar um determinado produto ou grupo de produtos, pense em promovê-lo no ponto de venda. Pode identificar um produto que não se esteja a vender particularmente bem e colocá-lo com desconto. Ou pode ainda combinar um produto que se esteja a vender bem com outro que não esteja. Depois, cria uma sinalética para colocar no ponto de venda para promover a oferta especial.
Inicie um programa de fidelização.
Muitas empresas adaptam o marketing para adquirirem novos clientes, mas os clientes regulares são o centro do seu negócio. Os estudos provam que os clientes recorrentes gastam 67 por cento mais do que os primeiros clientes quando regressam, e ao longo da sua vida valem 10 vezes mais do que a sua primeira compra.
Uma forma de conseguir clientes regulares é iniciando um programa de fidelização. É uma ótima forma de mostrar que aprecia o seu cliente e ao mesmo tempo de aumentar as suas receitas. Os clientes que participaram no programa de recompensas Square Loyalty , por exemplo, voltaram passado metade do tempo que demorou aos não participantes a voltarem. O que significa que durante o mesmo período de tempo, estes clientes apareceram com o dobro da frequência.
Perto do ponto de venda coloque a sinalética que destaque os benefícios do seu programa de fidelização. E assegure-se de que os seus empregados estão treinados para perguntar às pessoas se querem aderir ao programa.
Anuncie os seus cartões presente.
Se o objetivo é encontrar novos clientes, os cartões presente são um fantástico veículo de marketing. Os seus clientes podem comprar cartões presente para os amigos, alargando o alcance do seu negócio.
Os cartões presente são também uma ótima forma de vender mais. Se criar um cartão presente grátis de €15, quando os clientes atingem um certo limite de preço, por exemplo, é mais provável que levem mais artigos. E, mais uma vez, se eles acabarem por oferecer o cartão presente, será um novo cliente para si.
Assegure-se de que expõe os seus cartões presente personalizados no ponto de venda para que os clientes os adicionem facilmente à sua compra.
Fale aos clientes sobre outros programas de marketing.
O seu ponto de venda pode também ser o ponto para outros tipos de marketing. Se procura atrair os clientes para a sua marca, poderá usar sinalética que encoraje os clientes a estarem presentes num evento futuro que vá realizar, ou assinarem a sua newsletter. Assegure-se de que não sobrecarrega o ponto de venda com demasiada sinalética.
A área do ponto de venda é um local valioso na sua loja. É frequentemente o último lugar onde poderá criar uma boa impressão antes do seu cliente sair. Por isso, assegure-se de que tira partido do espaço usando a melhor tecnologia e oferecendo promoções e programas para atrair ainda mais os seus clientes.
Este artigo foi escrito pelos nossos amigos da Square.