Como agradecer aos clientes e colaboradores nesta época festiva

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É importante dizer “obrigado” em qualquer altura do ano, mas ainda mais durante a época festiva. Este ano, garanta que os seus clientes e colaboradores sabem o quanto valoriza a sua preferência e lealdade contínuas com um gesto atencioso.

Existem muitas formas de mostrar a sua gratidão, quer seja com um postal de boas festas ou com um presente personalizado. Aqui estão algumas ideias económicas para dizer “obrigado” aos seus clientes e colaboradores este ano. Desta forma, construirá relações comerciais mais fortes, terá um impacto positivo nos outros e entrará no espírito festivo.

Como agradecer aos clientes pela preferência:

  1. Postais de boas festas personalizados
  2. Notas de agradecimento escritas à mão
  3. Embrulho de presentes grátis
  4. Entrega grátis nas festas
  5. Descontos e vantagens surpresa
  6. Presentes atenciosos que exibem a sua marca

Como agradecer aos colaboradores pela sua dedicação e empenhamento:

  1. Melhorias para o espaço de trabalho
  2. Eventos de valorização
  3. Prémios de reconhecimento
  4. Presentes pessoais
  5. Donativos para instituições de caridade
  6. Incentivos pós-festas

Como agradecer aos clientes

1. Ofereça serviços de embrulho de presentes gratuitos.

Quer façam compras na sua loja física ou online, poupe o tempo, energia e dinheiro dos clientes ao oferecer serviços de embrulho de presentes gratuitos. Utilize sacos de presente, laços, papel de embrulho e materiais de envio em linha com as cores da sua marca para promover subtilmente a sua pequena empresa. Ofereça a possibilidade de incluir um postal de boas festas personalizado para que o produto final esteja pronto para oferecer.

2. Adicione uma nota de agradecimento escrita à mão a cada encomenda.

Se não pode expressar a sua gratidão em pessoa, faça-o com uma nota escrita à mão. Quer opte por um postal ou um cartão de agradecimento, incluir uma breve mensagem em cada encomenda enviada mostra aos clientes o quanto os valoriza e adiciona um toque personalizado.

3. Envie um postal de boas festas personalizado.

Assim que tiver encomendado uma remessa de postais de boas festas para o seu pequeno negócio, dedique alguns minutos para escrever uma nota pessoal em cada um. Isto pode demorar um pouco mais de tempo, mas o gesto terá mais significado para os clientes. Envie os seus postais de boas festas no início da época festiva (nos primeiros dias de novembro) para que os clientes se lembrem do seu pequeno negócio quando o pico das compras de Natal começar.

Dica Vistaprint

Inclua um cupão ou código de desconto com os seus postais de boas festas para dar um incentivo de compra ainda maior aos clientes.

4. Disponibilize entregas grátis durante a época festiva.

As compras sem contacto tiveram um enorme êxito no ano passado, por isso, prepare-se para fazer outra vez de Pai Natal e disponibilize entregas grátis à porta dos seus clientes. Quer entregue um presente embrulhado e pronto a abrir ou uma grande encomenda de cartões presente, os clientes vão dar muito valor a esta conveniência. Além da entrega, disponibilize um serviço de recolha fácil à porta do seu estabelecimento. Incentive os clientes a comprarem online e a levantarem as compras no exterior da sua loja, designando uma zona de recolha com alguma sinalética para simplificar o processo.

5. Surpreenda os clientes com vantagens ou descontos.

As festas são sinónimo de dias de grandes promoções, mas certifique-se de que os seus clientes se sentem ainda mais especiais com recompensas e descontos surpresa adicionais. Se um cliente fizer uma grande compra na sua loja, envie-lhe um e-mail de agradecimento com um código de cupão para a sua próxima visita. Se um cliente visitar o seu café para comprar cartões presente para todos os seus colaboradores, ofereça-lhe um copo de café para o caminho. Os atos inesperados de bondade garantem praticamente um bom marketing de “passa a palavra” para a sua empresa… e o seu gesto poderá atrair coisas boas como recompensa do universo.

6. Ofereça presentes atenciosos que exibem a sua marca.

Coloque o seu logótipo em algo prático, como uma caneca ou umcalendário de parede, para ajudar a manter o seu negócio na memória dos clientes. Junte estes presentes às compras feitas online ou na loja física, ou entregue-os (em conjunto com o postal de boas festas do seu pequeno negócio) a clientes locais.

Ideias de presentes de agradecimento para colaboradores

7. Melhore o espaço de trabalho dos colaboradores.

Quer os seus colaboradores estejam a trabalhar no local ou a partir de casa, certifique-se de que têm tudo aquilo de que precisam: talvez uma cadeira de escritório ergonómica ou uma sala de convívio melhorada possa tornar o seu quotidiano mais agradável. Preocupar-se com o conforto dos colaboradores é uma forma simples de demonstrar agradecimento pelo seu trabalho árduo em qualquer altura do ano, mas especialmente após a agitação da época festiva.

8. Leve-os a eventos especiais.

Ofereça aos seus colaboradores uma refeição agradável ou reúna-os (virtualmente ou presencialmente) num evento de consolidação de equipas. Envie cartões presente digitais de restaurantes para que todos tenham direito a receber um almoço entregue em mãos, ou reúna toda a equipa para uma noite de jogos de cultura geral, uma bebida num bar ou uma partida de bowling.

9. Demonstre o seu reconhecimento com um prémio.

O elogio de um gestor pode significar muito em termos de motivação e atitude. Torne este reconhecimento mais oficial com um certificado ou um incentivo de colaborador do mês e arrase com uma cerimónia de prémios presencial ou virtual.

10. Ofereça-lhes algo pessoal.

Além de bónus em dinheiro natalícios e de sweatshirts da marca (embora estes possam também ser excelentes presentes), ofereça aos seus colaboradores algo verdadeiramente pessoal. Se sabe que uma das suas colaboradoras adora cozinhar, ofereça-lhe o livro de receitas mais falado do momento com ingredientes para a receita que está na capa. Um dos membros da sua equipa é aspirante a músico? Ofereça-lhe uma hora de gravações num estúdio local. Estes gestos profundamente pessoais mostram que se importa com os seus colaboradores, que valoriza os seus interesses e que passou tempo de qualidade a conhecê-los.

11. Faça um donativo de caridade em nome deles.

Ofereça algo que vai deixar toda a gente feliz nesta época festiva. Este ano, faça um donativo em nome dos colaboradores para a instituição de caridade favorita destes, ou iguale as suas contribuições. Enquanto empregador, este gesto demonstrará respeito e preocupação com os colaboradores.

12. Motive-os para o Novo Ano com um incentivo pós-época festiva.

A maioria dos setores está mais ocupado do que nunca durante esta época natalícia e, este ano, pode ter de lidar com longas filas, clientes confusos e um grande aumento das encomendas online. Por isso, assim que esta azáfama terminar, recompense o trabalho árduo dos seus colaboradores com um cartão presente para um spa local ou uma folga extra.