Guia para pequenas empresas: como criar um Facebook Live viral

Desde o seu lançamento, o  Facebook Live  tem vindo a transformar o vídeo online para os utilizadores de redes sociais e empresas, em igual medida. Estes não só aumentam o envolvimento nas redes sociais — de acordo com o Facebook, as transmissões de vídeo em direto recebem  10 vezes mais comentários  do que os vídeos previamente gravados no site — como os criadores de conteúdos e celebridades comprovam que os vídeos Live podem tornar-se virais e arrecadar milhões de visualizações.

Embora os canais de relevo estejam claramente em vantagem no que respeita a captar as atenções, existem muitas outras formas de o seu negócio usar também o Facebook Live. Aqui ficam algumas estratégias para criar Facebook Live que os seus seguidores vão querer sempre ver. 

Comecemos pelo mais importante: o que é o Facebook Live?

Essencialmente, o Facebook Live permite-lhe partilhar uma emissão em direto da atividade da sua empresa com outros utilizadores do Facebook. De acordo com o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a capacidade de transmitir conteúdo ao vivo onde quer que vá é semelhante a “ter uma câmara de TV no seu bolso” e representa “uma grande mudança na forma como comunicamos”. Para as pequenas empresas, o Facebook Live é também uma grande oportunidade de estabelecer uma ligação mais próxima com clientes e convidados. Quer o utilize para captar um evento entusiasmante ou para mostrar os bastidores da sua loja, escritório, estúdio ou restaurante, o Facebook Live pode informar, entreter, e criar entusiasmo pela sua empresa, tornando-o um valioso elemento do seur plano de marketing nas redes sociais.

O que é que os seus clientes querem ver? 

Antes de criar a sua primeira transmissão via Facebook Live, deve decidir que tipo de conteúdo partilhar. Seja qual for o seu tipo de negócio, tem sempre algo para mostrar aos seus seguidores. A questão é: o que é que eles estão mais interessados em ver? Encontrará a resposta na sua página de Facebook.  Recebe muitos pedidos de informação sobre como utilizar os seus produtos ou serviços? Considere utilizar o Facebook Live para um tutorial ou demonstração. A publicação de fotografias da sua empresa tem geralmente melhor desempenho do que outras imagens na sua página? Utilize o Facebook Live e leve os seus seguidores numa visita guiada em direto. Pode também tentar utilizá-lo para apresentar aos espetadores a sua equipa, uma vez que expor os seus atuais e potenciais clientes ao seu processo e às suas pessoas pode criar confiança na sua marca. Se ainda não tem a certeza sobre o que deve publicar, faça uma sondagem aos seus fãs e descubra o que gostariam de ver. Quanto melhor for a satisfazer os seus interesses e necessidades, maior é a probabilidade de estes visualizarem e partilharem o seu Facebook Live. Ainda não tem a certeza? Encontre mais dicas sobre o que publicar nas redes sociais aqui.

Avise os seus seguidores 

Assim que tiver um plano criado para os seus vídeos Facebook Live, está na altura de se preparar. O Facebook recomenda que informe sempre antecipadamente os seus fãs sobre a sua transmissão. Escolha cuidadosamente o seu título e publique uma descrição do seu Live um dia antes de gravar. Isto ajuda a criar expetativa. Informar os seus seguidores sobre vídeos a serem emitidos em breve e lembrá-los acerca destes é também prático, uma vez que lhes dá a oportunidade de visualizar o seu conteúdo em tempo real. Uma pesquisa do Facebook demonstrou que os utilizadores passam três vezes mais tempo a visualizar um Facebook Live do que conteúdos de vídeo que já não estão a ser transmitidos em direto.

Aqui fica um exemplo dos nossos vídeos para criar expetativa.

Interaja, envolva-se e tenha sempre em mente o tempo 

Pronto para a emissão em direto? Lembre-se de interagir com o seu público durante a sua emissão. Faça perguntas aos seus espetadores a que eles possam responder publicando um comentário e considere mencionar esses comentários, ao estilo webinar, enquanto está em direto. Todas estas táticas pode manter o seu público interessado e envolvido; tornam também a sua emissão mais pessoal. Enquanto estiver a transmitir em direto, poderá ver os gostos e os emoji que os seus espetadores utilizam para reagir ao seu vídeo. Utilize esta informação para avaliar a eficácia da sua abordagem e faça os ajustes necessários de imediato; à parte animais fofinhos e remisturas, a espontaneidade desempenha um papel importante para tornar um vídeo viral,  de acordo com o Time.

No que respeita à duração do vídeo, o Facebook recomenda que os utilizadores se mantenham em direto,  pelo menos, 10 minutos. “Quanto mais tempo durar a missão”, diz a empresa, “maior é a probabilidade de as pessoas descobrirem e partilharem o seu vídeo com os amigos no Facebook”.

Aqui fica um exemplo de um dos nossos Facebook Live.

Inclua um apelo à ação.

Para criar um Facebook Live, não basta ter um bom conteúdo e uma forma certeira de expandir o seu alcance online é incorporar um apelo à ação. Diga aos seus expetadores que podem subscrever o seu Live para receberem notificações acerca dos seus eventos Facebook Live futuros. Encoraje-os a partilhar a sua emissão com amigos. Desta forma, pode criar a sua base de espetadores e saber que alguém vai estar sempre pronto para sintonizar. O Facebook Live pode ainda ser novidade, mas com outras ferramentas de vídeo em direto como o Instagram e Twitter  a continuar a evoluir, é agora a altura certa para experimentar. Comece a experimentar para se familiarizar com esta forma de comunicação e espreite a nossa página de Ideiase conselhos para obter mais dicas e truques de marketing para redes sociais.