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Índice
- Ter muitos
- Manter os cartões à mão
- Dê um cartão de visita novo
- Siga o exemplo da outra pessoa
- Mantenha um contacto visual confortável
- Não perca tempo para dar o cartão de visita
- Inclua o cartão de visita nas embalagens dos produtos
- Crie cartões que ninguém resista a pegar
- Adicione cartões de visita às embalagens promocionais
- Pontos a reter da etiqueta para cartões de visita: o que fazer e o que não fazer
- Quando receber um cartão de visita
- Ao dar o seu cartão de visita
- Achou este artigo útil?
Sabia que só demora cerca de sete segundos a criar uma primeira impressão de alguém?
É verdade. Tem sete segundos para sorrir, olhar nos olhos, falar descontraidamente e apertar a mão.
Mas não se limita apenas ao que dizemos. A comunicação não verbal diz muito de nós e do nosso negócio, especialmente quando criamos aquela primeira impressão tão importante.
Então, presumindo que recebemos uma reação positiva de imediato, como é que a mantemos até ao fim da conversa?
Vestir bem ajuda. Ser-se educado é obrigatório. Mas nem uma nem outra lhe valerão se falhar na troca de cartões de visita com um cliente novo. É que este momento é muito mais do que uma simples troca de informações de contacto.
As sugestões abaixo ajudam a criar empatia e mostrar atenção quando dá e recebe cartões de visita.
Ter muitos
As oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, tenha tudo pronto para as agarrar. Tenha consigo cartões de visita suficientes para qualquer ocasião. É embaraçoso ter de arranjar desculpas quando alguém nos dá o cartão de visita e nós não podemos retribuir. E mesmo que seja verdade, dizer “os meus estão na gráfica” é tão credível quanto “o cão comeu-os”.
Manter os cartões à mão
Remexer nos bolsos não passa uma imagem de confiança. Tenha os cartões à mão para mostrar que está sempre bem preparado. Isto não só lhe dá um ar mais profissional, como também nunca sabe onde ou quando vai conhecer o seu próximo cliente.
Dê um cartão de visita novo
Um porta-cartões de cartões de visita robusto mantém os seus cartões limpos e impecáveis. E se dar um cartão de visita novo tirado de um porta-cartões confere profissionalismo, guardar o cartão de visita do seu novo contacto junto dos seus mostra consideração e atenção ao pormenor.
Siga o exemplo da outra pessoa
Da mesma forma que uma passagem do testemunho tranquila mantém o ritmo numa corrida de estafetas, uma troca de cartões de visita suave mantém a dinâmica da conversa.
Experimente o seguinte: quando receber um cartão de visita, aceite-o da mesma forma que a pessoa o ofereceu.
Se ela o entregar com duas mãos, aceite-o com duas mãos. Este gesto é uma forma prática de superar barreiras linguísticas ou culturais ao estabelecer contactos no estrangeiro.
Mantenha um contacto visual confortável
Sabe que manter contacto visual é importante, mas até que ponto? Um contacto escasso pode dar um ar de desinteresse. Demasiado contacto pode parecer intenso e algo assustador.
O contacto visual normal dura entre quatro a cinco segundos antes de termos tendência em desviar o olhar. Quando conversamos com uma pessoa com a qual nos sentimos à vontade, olhamos para ela olhos nos olhos quando falamos e ouvimos e, depois, desviamos o olhar para pensar ou ponderar o que dizer a seguir.
Uma boa regra de ouro é 50/70: mantenha contacto visual 50% do tempo enquanto fala e 70% enquanto ouve.
Não perca tempo para dar o cartão de visita
Nem sempre é preciso esperar por uma apresentação formal para dar o seu cartão de visita. Eis alguns casos em que dar o seu cartão pode ter um ar pessoal mesmo que não se possa apresentar pessoalmente.
Inclua o cartão de visita nas embalagens dos produtos
Os vendedores do Etsy e outros proprietários de negócios online independentes incluem muitas vezes um cartão de visita nas embalagens. Adicionar uma nota de agradecimento manuscrita ao cartão de visita faz com que o momento em que alguém abre a embalagem seja mais pessoal e memorável e leva-a a entrar em contacto consigo.
Crie cartões que ninguém resista a pegar
Há inúmeras oportunidades para deixar os seus cartões em diversos sítios, desde lojas e restaurantes a bibliotecas e espaços municipais. Desta forma, as pessoas podem encontrar os seus dados de contacto facilmente quando precisarem de um fornecedor local. Mas se quiser que se destaque dos demais, é essencial tornar o seu cartão de visita irresistível.
Adicione cartões de visita às embalagens promocionais
Quando inclui diferentes materiais de marketing numa pasta de portfólio, deve incluir o cartão de visita à frente, para que seja a primeira coisa que as pessoas veem quando abrem a embalagem informativa. As nossas pastas de portfólio de apresentação incluem um espaço já cortado onde inserir o cartão com os dados de contacto virados para a frente.
Pontos a reter da etiqueta para cartões de visita: o que fazer e o que não fazer
Quando receber um cartão de visita
FAÇA
- Reflita a linguagem corporal da outra pessoa. Se lhe oferecerem um cartão com as duas mãos, receba-o com as duas mãos. Desta forma, cria empatia e ajuda a ultrapassar eventuais barreiras linguísticas.
- Dispense alguns segundos a ler o cartão antes de o guardar. Assim, mostra que tem interesse na pessoa com quem está a conversar.
- Guarde o cartão de visita no porta-cartões de visita, para o preservar em bom estado e para não se esquecer de o ter consigo.
NÃO FAÇA
- Não enfie o cartão de visita na sua já atafulhada carteira e não o guarde no bolso de trás (sentando-se depois em cima do mesmo). Não dá boa imagem.
- Não deixe o cartão da outra pessoa em cima da mesa. É boa prática guardar o cartão assim que o tiver lido. Esquecer-se do cartão irá provavelmente ofender a outra pessoa e dá-lhe um ar pouco profissional a si.
- Não recuse o cartão de ninguém. Aceite-o, leia-o e guarde-o num sítio seguro, mesmo que não tencione voltar a contactar a pessoa.
Ao dar o seu cartão de visita
FAÇA
- Dê o cartão de visita com os dados de contacto virados para a frente. Entregue-o com uma ou as duas mãos, consoante os hábitos locais.
- Tenha atenção aos modos. Pergunte sempre primeiro à outra pessoa se lhe pode dar o seu cartão.
- Mantenha os cartões à mão para evitar remexer nos bolsos.
NÃO FAÇA
- Não se precipite. Aguarde até que a conversa tenha acabado antes de pedir a uma pessoa se lhe pode dar o seu cartão.
- Não dê um cartão de visita amachucado nem dobrado. Certifique-se de que os guarda num porta-cartões de cartões de visita rígido.
- Não jogue com a sua imagem. Nunca dê cartões de visita como se estivesse a dar cartas no casino.
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