Etiqueta para cartões de visita – seis sugestões práticas

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Sabia que só demora cerca de sete segundos a criar uma primeira impressão de alguém?

É verdade. Tem sete segundos para sorrir, olhar nos olhos, falar descontraidamente e apertar a mão.

Mas não se limita apenas ao que dizemos. A comunicação não verbal diz muito de nós e do nosso negócio, especialmente quando criamos aquela primeira impressão tão importante.

Então, presumindo que recebemos uma reação positiva de imediato, como é que a mantemos até ao fim da conversa?

Vestir bem ajuda. Ser-se educado é obrigatório. Mas nem uma nem outra lhe valerão se falhar na troca de cartões de visita com um cliente novo. É que este momento é muito mais do que uma simples troca de informações de contacto.

As sugestões abaixo ajudam a criar empatia e mostrar atenção quando dá e recebe cartões de visita.

Ter muitos

As oportunidades podem surgir a qualquer momento. Por isso, tenha tudo pronto para as agarrar. Tenha consigo cartões de visita suficientes para qualquer ocasião. É embaraçoso ter de arranjar desculpas quando alguém nos dá o cartão de visita e nós não podemos retribuir. E mesmo que seja verdade, dizer “os meus estão na gráfica” é tão credível quanto “o cão comeu-os”.

Manter os cartões à mão

Remexer nos bolsos não passa uma imagem de confiança. Tenha os cartões à mão para mostrar que está sempre bem preparado. Isto não só lhe dá um ar mais profissional, como também nunca sabe onde ou quando vai conhecer o seu próximo cliente.

Dê um cartão de visita novo

Um porta-cartões de cartões de visita robusto mantém os seus cartões limpos e impecáveis. E se dar um cartão de visita novo tirado de um porta-cartões confere profissionalismo, guardar o cartão de visita do seu novo contacto junto dos seus mostra consideração e atenção ao pormenor.

Siga o exemplo da outra pessoa

Da mesma forma que uma passagem do testemunho tranquila mantém o ritmo numa corrida de estafetas, uma troca de cartões de visita suave mantém a dinâmica da conversa.

Experimente o seguinte: quando receber um cartão de visita, aceite-o da mesma forma que a pessoa o ofereceu.

Se ela o entregar com duas mãos, aceite-o com duas mãos. Este gesto é uma forma prática de superar barreiras linguísticas ou culturais ao estabelecer contactos no estrangeiro.

Mantenha um contacto visual confortável

Sabe que manter contacto visual é importante, mas até que ponto? Um contacto escasso pode dar um ar de desinteresse. Demasiado contacto pode parecer intenso e algo assustador.

O contacto visual normal dura entre quatro a cinco segundos antes de termos tendência em desviar o olhar. Quando conversamos com uma pessoa com a qual nos sentimos à vontade, olhamos para ela olhos nos olhos quando falamos e ouvimos e, depois, desviamos o olhar para pensar ou ponderar o que dizer a seguir.

Uma boa regra de ouro é 50/70: mantenha contacto visual 50% do tempo enquanto fala e 70% enquanto ouve.

Não perca tempo para dar o cartão de visita

Nem sempre é preciso esperar por uma apresentação formal para dar o seu cartão de visita. Eis alguns casos em que dar o seu cartão pode ter um ar pessoal mesmo que não se possa apresentar pessoalmente.

Inclua o cartão de visita nas embalagens dos produtos

Os vendedores do Etsy e outros proprietários de negócios online independentes incluem muitas vezes um cartão de visita nas embalagens. Adicionar uma nota de agradecimento manuscrita ao cartão de visita faz com que o momento em que alguém abre a embalagem seja mais pessoal e memorável e leva-a a entrar em contacto consigo.

Crie cartões que ninguém resista a pegar

Há inúmeras oportunidades para deixar os seus cartões em diversos sítios, desde lojas e restaurantes a bibliotecas e espaços municipais. Desta forma, as pessoas podem encontrar os seus dados de contacto facilmente quando precisarem de um fornecedor local. Mas se quiser que se destaque dos demais, é essencial tornar o seu cartão de visita irresistível.

Adicione cartões de visita às embalagens promocionais

Quando inclui diferentes materiais de marketing numa pasta de portfólio, deve incluir o cartão de visita à frente, para que seja a primeira coisa que as pessoas veem quando abrem a embalagem informativa. As nossas pastas de portfólio de apresentação incluem um espaço já cortado onde inserir o cartão com os dados de contacto virados para a frente.

Pontos a reter da etiqueta para cartões de visita: o que fazer e o que não fazer

Quando receber um cartão de visita

FAÇA

  • Reflita a linguagem corporal da outra pessoa. Se lhe oferecerem um cartão com as duas mãos, receba-o com as duas mãos. Desta forma, cria empatia e ajuda a ultrapassar eventuais barreiras linguísticas.
  • Dispense alguns segundos a ler o cartão antes de o guardar. Assim, mostra que tem interesse na pessoa com quem está a conversar.
  • Guarde o cartão de visita no porta-cartões de visita, para o preservar em bom estado e para não se esquecer de o ter consigo.

NÃO FAÇA

  • Não enfie o cartão de visita na sua já atafulhada carteira e não o guarde no bolso de trás (sentando-se depois em cima do mesmo). Não dá boa imagem.
  • Não deixe o cartão da outra pessoa em cima da mesa. É boa prática guardar o cartão assim que o tiver lido. Esquecer-se do cartão irá provavelmente ofender a outra pessoa e dá-lhe um ar pouco profissional a si.
  • Não recuse o cartão de ninguém. Aceite-o, leia-o e guarde-o num sítio seguro, mesmo que não tencione voltar a contactar a pessoa.

Ao dar o seu cartão de visita

FAÇA

  • Dê o cartão de visita com os dados de contacto virados para a frente. Entregue-o com uma ou as duas mãos, consoante os hábitos locais.
  • Tenha atenção aos modos. Pergunte sempre primeiro à outra pessoa se lhe pode dar o seu cartão.
  • Mantenha os cartões à mão para evitar remexer nos bolsos.

NÃO FAÇA

  • Não se precipite. Aguarde até que a conversa tenha acabado antes de pedir a uma pessoa se lhe pode dar o seu cartão.
  • Não dê um cartão de visita amachucado nem dobrado. Certifique-se de que os guarda num porta-cartões de cartões de visita rígido.
  • Não jogue com a sua imagem. Nunca dê cartões de visita como se estivesse a dar cartas no casino.

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