Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Independentemente do setor a que pertencem, o mundo das pequenas empresas está em constante mudança. Em 2020, os pequenos empresários demonstraram a sua capacidade de resiliência ao alterarem a oferta de produtos e serviços e o funcionamento dos seus negócios na sequência da COVID-19. Em 2021, assistimos aos efeitos desta adaptabilidade e a um interesse renovado no comércio local de pequena dimensão. Neste momento, olhamos com expetativa para a forma como as pequenas empresas continuarão a mudar em 2022.
Recentemente, colaborámos com Andrew Grill, um proeminente Futurista que previu algumas das principais tendências com impacto nas pequenas empresas nos próximos cinco anos. Segundo ele, a pandemia mudou de forma permanente o comportamento do consumidor e alterou completamente a forma como as pequenas empresas operam. E porque as pequenas empresas provaram ser capazes de lidar com essa mudança, encontram-se bem posicionadas para tirar partido dela.
Eis como será o futuro para estas pequenas empresas nos próximos cinco anos:
- No setor do fitness, os dispositivos de realidade virtual vestíveis, bem como o exercício físico e a utilização dos equipamentos associados em casa, passarão a ser comuns.
- Os criativos e produtores beneficiarão da expansão e da acessibilidade da impressão 3D.
- No setor da renovação de habitações, os especialistas podem esperar um aumento das ofertas a pedido e personalizáveis, e o aparecimento de soluções de impressão 3D para peças de substituição.
- Na área do bem-estar, Andrew acredita que a maioria dos consumidores usará algum tipo de tecnologia vestível para obterem informações em tempo real sobre a sua saúde. Prevê também que o aumento da ingestão de «comprimidos digitais» poderá ajudar a aperfeiçoar os assistentes de voz.
- Os restaurantes e cafés adotarão de forma rápida equipamentos robóticos e de automação para a preparação de alimentos e bebidas.
Pronto para se preparar para o futuro? Apresentamos de seguida algumas formas de preparar o seu pequeno negócio para um início sólido no novo ano e mais além:
- Esteja atento a novas oportunidades e aprenda o máximo possível.
- Abrace a mudança.
- Remodele (ou crie) a sua presença online.
- Concentre-se no marketing gratuito nas redes sociais.
Esteja atento a novas oportunidades e aprenda o máximo possível.
Andrew sugere aos pequenos empresários que apostem no aperfeiçoamento das competências digitais, seja através da inscrição num curso ou do apoio de um mentor no setor em causa. Adicionar competências novas agora trará vantagens no futuro, especialmente num mundo em constante mudança.
Outra forma de demonstrar a sua adaptabilidade e capacidade de reação consiste em procurar e criar novas oportunidades. Durante o pico da pandemia, todos os tipos de pequenas empresas fizeram um esforço de adaptação, como o exemplo de um estúdio de spin que passou a oferecer aulas virtuais e a alugar as bicicletas a ciclistas locais.
As parcerias profissionais são também fundamentais para a criação de novas oportunidades. Seja vendendo produtos de outro fabricante na sua loja online ou combinando esforços com outros estúdios de fitness locais para organizar um evento pop-up, existem inúmeras formas de apoiar outros pequenos negócios na sua comunidade… e impulsionar o seu próprio negócio.
Abrace a mudança.
Ao perspetivar o futuro, Andrew sugere que as pequenas empresas comecem a experimentar novas tecnologias. Recomenda ainda que explorem a forma como os espaços físicos e os processos podem ser transformados pela automação. Caso seja possível, Andrew aconselha contratar um especialista em dados relacionados com o seu negócio. Desta forma, terá uma pessoa unicamente dedicada a compreender os dados atuais relativos ao seu negócio para saber aquilo que irá precisar no futuro.
Remodele (ou crie) a sua presença online.
Durante os confinamentos do último ano, muitos proprietários de pequenas empresas afirmaram que aproveitaram esse tempo para atualizarem os seus web sites e perfis das redes sociais. Se não atualiza o seu web site desde que o criou, há cinco anos, ou ainda não tem um web site, esta é a altura certa para dar prioridade a este assunto. Pense no seu site como uma montra digital e use-o para recriar a experiência na sua loja. O seu site deve ser mais que uma loja virtual: inclua uma página Sobre nós, testemunhos de clientes e fotografias de alta qualidade. Além disso, certifique-se de que o seu site tem todas as informações de que os potenciais clientes necessitem, como dados de contacto e horário de funcionamento.
Dica VistaPrint
Se precisar de ajuda para criar ou renovar o web site do seu pequeno negócio, os especialistas da 99designs por Vista poderão ajudá-lo.
Concentre-se no marketing gratuito nas redes sociais.
As redes sociais são uma excelente ferramenta de marketing gratuito para todos os tipos de pequenos negócios: quer as use para divulgar novos produtos, relacionar-se com os clientes ou fazer sorteios de brindes. Ouvimos vários empresários dizerem que começaram a investir mas tempo e energia nas redes sociais, com fotografia de alta qualidade dos seus produtos no Instagram ou com vídeos em direto para responderem a perguntas no Facebook. Os proprietários de pequenas empresas também nos disseram que fizeram algumas experiências com anúncios de baixo custo nas redes sociais e anúncios Google: excelentes opções para quem está disposto a gastar algum dinheiro.
Dica VistaPrint
Crie publicações apelativas nas redes sociais que levem o utilizador a parar para as ler, com o VistaCreate. Encontre um modelo preferido e personalize-o com o seu logótipo e a mensagem da marca.