Como usar o verso dos cartões de visita: 11 ideias de design criativas

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O seu cartão de visita contém muita informação essencial sobre o seu negócio. O logótipo deve surgir de forma destacada na parte da frente do seu cartão, juntamente com o nome do negócio. Na parte de trás, tem um pouco mais de espaço para dar asas à criatividade, quer seja com um código QR ou um lembrete da próxima marcação. Neste artigo, irá descobrir 11 formas criativas de utilizar o verso dos cartões de visita e de que forma alguns proprietários de pequenos negócios reais estão a tirar o máximo partido deste espaço em branco.

  1. Acrescente um código QR.
  2. Forneça alguma informação prática.
  3. Ofereça uma recompensa.
  4. Esteja presente nas redes sociais.
  5. Destaque o testemunho de um cliente.
  6. Adicione algo especial.
  7. Exiba o slogan da sua empresa.
  8. Lembre os clientes da próxima marcação.
  9. Agradeça aos clientes.
  10. Inclua um mapa da sua localização.
  11. Conte aos clientes a sua história.

1. Acrescente um código QR.

Os cartões de visita têm um espaço limitado. Por isso, se quiser partilhar algo que ocupe mais do que 3.5″x2″, encaminhe os clientes para o seu web site, à semelhança do que Kristi Frank, proprietária da Clutch Creations, fez no seu cartão de visita. Quer inclua uma hiperligação para o menu do seu restaurante, para serviços de manutenção em promoção ou para a sua loja online, um código QR torna mais fácil para os clientes saberem mais sobre o seu negócio, realizarem uma encomenda online ou fazerem uma marcação com uma simples leitura do código.

2. Forneça alguma informação prática.

Vende um produto ou oferece um serviço que exige acompanhamento ou cuidados regulares? Acrescente essas informações na parte de trás do seu cartão de visita como, por exemplo, uma lista de conselhos para os cuidados do cabelo ou instruções para voltar a aquecer a refeição que o cliente encomendou para levar. Caso o seu restaurante ou local tenha um calendário recheado de eventos, inclua um programa com os próximos eventos no verso do seu cartão.

3. Ofereça uma recompensa.

O verso dos cartões de visita é o lugar perfeito para recompensar os clientes pela sua fidelidade ou para surpreendê-los com uma oferta especial. Quer utilize um cartão de fidelização com um design próprio para carimbar ou inclua uma oferta de boas-vindas com direito a brinde, acrescentar uma recompensa ao seu cartão de visita é uma excelente forma de incentivar os clientes a terem o cartão sempre consigo.

4. Esteja presente nas redes sociais.

Informe os clientes sobre as redes sociais onde podem encontrar o seu negócio. No verso do cartão, inclua os ícones das redes sociais que utiliza e o seu nome de utilizador. Siga o exemplo da loja CXDSN e inclua uma mensagem que incentive os clientes a seguirem e identificarem a sua marca nas respetivas publicações. Poderá também adicionar um código QR que reencaminhe para o seu perfil na sua rede social de eleição!

5. Destaque o testemunho de um cliente.

Os comentários positivos dos clientes são uma ferramenta de marketing excelente, mesmo nos cartões de visita. Utilize este espaço em branco para mostrar algumas da mensagens generosas que os clientes deixaram e não hesite em atualizar o testemunho sempre que encomendar novos cartões de visita.

6. Adicione algo especial.

Surpreenda os seus clientes com algo especial no verso do seu cartão de visita. Tem um restaurante ou um bar? Inclua a receita de uma sobremesa ou cocktail da sua autoria para que os clientes possam reproduzi-la em casa. Faz leituras de tarot ou é cartomante online? Acrescente horóscopos mensais ao verso do seu cartão de visita. Sabe alguma anedota engraçada que tenha a ver com a área do seu negócio? Roube algumas gargalhadas aos clientes imprimindo-a na parte de trás do seu cartão.

7. Exiba o slogan da sua empresa.

O seu pequeno negócio tem um mote apelativo ou um slogan engraçado? Destaque-o no verso do seu cartão de visita, tal como fez a empresa Clutch Creations. A proprietária Kristi Frank utiliza este slogan para criar um efeito de padrão que chama muito a atenção.

8. Lembre os clientes da próxima marcação.

Quer lembrar os clientes da próxima marcação no seu cabeleireiro ou da próxima mudança de óleo? Inclua um espaço no verso do cartão de visita para anotar a data e a hora da próxima manutenção.

9. Agradeça aos clientes.

Acrescentar uma nota de agradecimento no verso do cartão é uma forma fácil de mostrar apreço aos clientes. Quer decida juntar a nota à encomenda postal, como fez a By Holly, ou a agrafe ao recibo, trata-se de um gesto simples que pode fazer muito pelo seu negócio e tornar a experiência de abertura da embalagem um pouco mais especial.

10. Inclua um mapa da sua localização.

Acrescente mais do que apenas o endereço ao seu cartão de visita: inclua um mapa que indique a localização do seu espaço físico. Isto pode ser particularmente útil se a sua localização for difícil de encontrar (por partilhar o espaço com outros empresários, por exemplo) ou se quiser mostrar aos clientes onde devem estacionar.

11. Conte aos clientes a sua história.

Quer dar a conhecer aos clientes a história da criação do seu pequeno negócio sem ocupar muito espaço? Inclua algo engraçado ou a declaração de missão da sua marca, tal como fez a Yukon Soaps Company nos seus cartões de visita quadrados. Isto dará aos clientes uma ideia melhor de quem é, especialmente se forem novos clientes.

Agradecemos a estes proprietários de pequenos negócios por partilharem fotos das formas como usam o verso dos seus cartões de visita! Espreite-os no Instagram:

@_cxdsn
@yukonsoapscompany
@hollyfrocks
@thats.clutch
@theklayshop
@crownandglorytattoo