Como desenhar t-shirts como um profissional

Tempo de leitura estimado: 6 minutos

Talvez se tenha inspirado no design giro de uma t-shirt que viu num festival. Ou talvez no trocadilho inteligente nas t-shirts dos empregados do café onde costuma ir. O mais provável é que não tenham sido desenhadas por um designer profissional.

Nunca foi tão fácil criar um bom design de t-shirt com confiança. Basta-lhe saber alguns truques dos profissionais para fazer t-shirts como eles.

Para fazer uma t-shirt memorável, tem primeiro de responder a três perguntas:

  • Porquê fazer uma t-shirt?
  • Quem a vai usar?
  • Qual é a perceção?

1. Defina por que motivo vai desenhar a t-shirt

Não existe semelhante coisa como um design que dê para tudo, por isso, comece com o que o motiva. A imagem que criaria para a sua pastelaria nova não teria nada que ver com a imagem que desenharia para a despedida de solteiro do seu melhor amigo. Uma t-shirt para vender numa feira de artesanato local requer uma abordagem diferente daquela que usaria para uma t-shirt para oferecer aos clientes como recompensa pela fidelização.

Seja claro quanto ao objetivo da t-shirt. Se é merchandising para venda, um anúncio de um negócio, um brinde de evento ou uma potencial fonte de receitas paralelas?

A t-shirt tem de satisfazer as suas necessidades.

2. Decida quem vai usar a t-shirt

É mais fácil saber quem a vai usar se já souber o objetivo. É um produto para qualquer idade? Só para adultos? A faixa etária é ainda mais específica (por exemplo, adolescentes ou millennials)? Precisa de t-shirts para mulher, homem e unissexo? O mercado para a t-shir é amplo ou é um projeto para um grupo específico? As respostas a estas perguntas ajudam a planear o aspeto que vai escolher e até que ponto tem de ser adaptável para satisfazer vários tamanhos ou estilos.

Uma abordagem prática é pensar na pessoa ideal que pretende atrair com o design da t-shirt e pensar nas marcas para as quais estão mais inclinadas e nas roupas de que gostam. O que vestiriam? E, talvez igualmente importante, o que é que nunca vestiriam?

3. Crie a perceção certa

A perceção pode significar muitas coisas, a maioria coisas que reflitam associações emocionais que uma pessoa possa ter a cores, imagens ou textos. A t-shir dá um ar de entusiasmo ou marasmo? Quer inspirar inveja ou nostalgia? Quer o sentimento seja divertido ou provocador, glamoroso ou acessível, nunca se esqueça de que o design é uma extensão da sua marca. Em vez de passar a sua mensagem pessoalmente, está a confiá-la a todas as pessoas que usam a sua t-shirt. É importante saber que mensagem está a transmitir.

A estética tem um papel importante em criar essa perceção. É possível que já tenha um design em mente (imaginemos que sempre gostou de motivos desportivos ou que não consegue viver sem arco-íris). Mas se precisar de inspiração, veja as últimas tendências de design dos profissionais. Os especialistas podem ajudá-lo a estar a par de tudo, desde a paleta de cores (o coral de 2019 é o menta de 2020) a padrões (os motivos florais ainda são populares) e muito mais (o minimalismo está a regressar e as impressões nos bolsos ainda continuam por cá).

4. Saiba as noções básicas do conteúdo, do tamanho e da posição

Depois de responder a estas perguntas, tem de escolher o conteúdo. Vai usar apenas texto, apenas ilustrações ou uma combinação de ambos? O texto serve para praticamente qualquer finalidade e pode tornar a t-shirt forte por si só. As ilustrações (grafismos ou fotografias) individuais funcionam melhor para artigos como merchandising ou eventos de grupo, mas, se bem usadas, podem ser bem emparelhadas com texto.

Não acrescente demasiados elementos ao seu design a ponto de tornar a t-shirt demasiado preenchida, ou seja, com tantos detalhes ao mesmo tempo que deixa de ser perceptível. As pessoas devem conseguir perceber a mensagem rapidamente e não ter de a decifrar.

Não sabe bem que conteúdo escolher? Pense nas t-shirts que mais reações lhe provocam. Ou veja as tendências de t-shirts no Instagram e no Pinterest para ver ideias de outros designers.

5. Escolha o tipo de letra perfeito

As duas principais categorias de estilos de tipo de letra são serif (que acrescenta um aspeto clássico e é bastante legível em tamanhos mais pequenos) e sans serif (que é limpo e mais moderno, sobretudo em formatos grandes), mas as opções são praticamente infinitas a partir daí. O mais importante é ter a certeza de que o texto é fácil de ler; alguns tipos de letra de estilo manuscrito podem obscurecer a mensagem.

Ao buscar inspiração noutras t-shirts, reparará que os melhores designs utilizam quase sempre só um ou dois tipos de letra. Quando optam apenas um tipo de letra, os designers podem usar versões a negrito ou itálico ou variar os tamanhos do texto, de modo a melhorar o impacto visual. Usar dois tipos de letra acrescenta mais ênfase e variedade visual, oferecendo, ao mesmo tempo, coerência e impacto máximo. Muitas vezes, os designers combinam um tipo de letra serif e outro sans serif, o que torna o visual mais interessante e lhes permite destacar diferentes elementos do texto.

6. Ponha as cores a render

Quando escolher as cores, não pense só nas suas preferidas. Precisa de cores que se complementem entre si, o que significa que acrescentam um contraste acentuado. Os pares complementares mais comuns são encarnado-ciano, verde-magenta e azul-amarelo. Mas espreite para o seu guarda-roupas e provavelmente descobrirá outros pares funcionais (e outros nem por isso).

Naturalmente, se quiser criar um verdadeiro contraste, nada bate branco sobre preto ou vice-versa. Como regra geral, cores brilhantes em fundos escuros funcionam bem em termos de legibilidade. As cores que escolher têm de ser visíveis no tecido usado. Nem o mais espetacular logótipo sobreviverá se for azul sobre preto.

7. Dimensione a ilustração para criar impacto

Relativamente à ilustração, aplicam-se muitas das regras dos elementos visuais, mas também é importante ter em conta a dimensão das imagens. As imagens gráficas e fotográficas são afetadas pelo tamanho dos ficheiros, mais concretamente pela densidade de píxeis. Transfira uma imagem da Internet e o mais provável é que tenha 72 dpi (pontos por polegada), o que é demasiado pequeno para ficar percetível depois de dimensionada para impressão. Procure uma proporção de, pelo menos, 200 dpi, embora o ideal seja 300 dpi. Se guardar um ficheiro de alta resolução, como .png, .jpeg ou .ppt, esse ficheiro funcionará na maioria das impressoras, mas ainda melhor é fazer um ficheiro de vetor (ficheiros .pdf, .ai e .es).

Se quiser ver o aspeto do logótipo ou da ilustração fotográfica depois de dimensionado para o tamanho da t-shirt, imprima o ficheiro da imagem e use uma fotocopiadora para o colar no espaço equivalente que quer ocupar.

8. Posicione com cuidado

Tendo em conta o espaço disponível na parte da frente da t-shirt, decida que orientação funciona melhor para a ilustração. As ilustrações verticais alinham-se naturalmente com o corpo da t-shirt, ao passo que as imagens na orientação horizontal podem funcionar desde que deixe espaço em branco suficiente (a área não ocupada por texto ou imagens) num dos lados. Saiba quando parar. Uma t-shirt normal tem entre 45 cm de diâmetro (para tamanhos pequenos) e 60 cm (para XL). O ideal é deixar doze centímetros de espaço em branco num dos lados, o que quer dizer que a ilustração deve ter, no máximo entre 25 e 35 centímetros.

Também é importante decidir em que zona da t-shirt pôr o design. A parte de cima da ilustração deve estar alguns centímetros acima do peito e outros tantos abaixo. A não ser que esteja a criar uma t-shirt completamente preenchida com a ilustração, é de evitar que o texto e as imagens fiquem abaixo da zona abdominal. Não sabe ao certo onde pôr o conteúdo? Pegue na fotocópia da imagem e vá experimento várias zonas numa t-shirt de treino. (Vai criar vários tamanhos? Faça versões para todos.)

Se não souber ao certo como o fazer, fale com um especialista em design ou use uma ferramenta de design online. Independentemente de o design ser totalmente personalizado ou de ter tido ajuda, a pergunta que se impõe é sempre a mesma: É rapidamente legível?

9. Antes de imprimir, volte a confirmar o formato do ficheiro, o tamanho e as cores

Quando estiver contente com o seu trabalho, é chegado o momento de o imprimir. Com sorte, já saberá a resposta a algumas destas perguntas: A reprografia que vai usar tem as cores de que precisa? Gosta das opções em termos de materiais? Há críticas publicadas de outros clientes que estejam satisfeitos com as t-shirts da reprografia? Se tiver respondido sim a todas as perguntas, tem tudo preparado para carregar o ficheiro para uma reprografia. Confirme que esta aceita o formato do seu ficheiro e que lhe permite rever os resultados.

Criar designs de t-shirts não tem de ser difícil. Se souber o que pretende obter com a t-shirt, basta seguir estas sugestões práticas para tornar a sua imaginação uma realidade pronta a vestir.

E espere só até ver o seu design “em liberdade” pela primeira vez! Por trás do balcão no café novo, na primeira fila de um concerto de rock a abarrotar, num álbum de fotografias do seu almoço de família… onde quer que veja a sua obra-prima, terá a satisfação de saber que foi criada por si. Quem diz que afinal não é profissional?

Adoraríamos saber como se saiu. Partilhe as fotografias do seu produto antes e depois de seguir estas dicas com a hashtag #vistaprint.