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Estivemos à conversa com Tristan LeBreton, Diretor criativo da 99designs por Vistaprint, sobre dicas para conseguir o visual certo para cada tipo de ginásio. Continue a ler e descubra as dicas de design de logótipos, bem como alguns dos nossos concelhos de marketing para o seu negócio de fitness.
O logótipo do seu pequeno negócio deve ser único, mas deve também comunicar que tipo de negócio gere. Se vai abrir um ginásio, o seu logótipo deve transmitir isso claramente e ainda informar os clientes de que tipo de ginásio se trata. Por exemplo, um ginásio de treino de força e um ginásio de pilates terão algumas técnicas de design em comum, mas serão, ainda assim, muito diferentes. (Falaremos mais sobre isso mais tarde.)
Assim que tiver o logótipo perfeito para o seu ginásio, pode usá-lo para reforçar a sua marca e promover o seu pequeno negócio com materiais de marketing, vestuário de desporto cheio de estilo e muito mais. Conseguir o logótipo perfeito pode parecer desafiante ou assoberbante, principalmente, se não for um designer. A maioria dos proprietário de pequenos negócios não o são, por isso, não se sinta só! Com um pouco de conhecimento, é fácil criar um logótipo de sucesso.
Qual é a atmosfera do seu ginásio?
Antes de começar o processo de criação de um logótipo, Tristan recomenda que defina a personalidade da sua marca, em geral. “Comece por perguntar a si próprio coisas se o seu ginásio é animado ou sério? Luxuoso ou económico? Tem um charme rústico ou é exclusivo e sofisticado? A resposta a estas perguntas vai dar-lhe uma ideia de como quer ser considerado e, a partir daí, pode selecionar cores e tipos de letra que captem fielmente essa personalidade.”
As suas respostas a essas perguntas poderão também dizer-lhe como poderá divulgar a sua marca quando o seu logótipo estiver pronto. Se o seu ginásio for económico, ofereça coisas de baixo custo, mas com estilo, como autocolantes e canetas. Se for um pouco mais luxuoso, recompense os novos membros com algo um pouco mais sofisticado, como uma garrafa de água.
O que pretende que o seu logótipo diga acerca do seu ginásio?
Enquanto cerne de toda a sua marca, o seu logótipo assume uma grande responsabilidade, diz Tristan. “Este ajuda o seu público a perceber que tipo de ginásio é o seu e o que o distingue da concorrência. Pode ter um logótipo deslumbrante, mas se este for vago e não disser muito acerca do seu negócio, vai ser um total fracasso. Um logótipo pode fazer a diferença entre uma aula avulso ou a angariação de um membro fiel, por isso é importante que seja bem feito.”
Pode usar elementos de design para distinguir o seu ginásio dos outros. Tristan menciona o CrossFit, como exemplo. “É provável que os seus membros o visitem por diferentes razões daquelas que os levam a visitar um estúdio de pilates. Para muitos ginásios de CrossFit e para os seus membros, a parte essencial do treino é a força e o poder, ao invés do relaxamento e flexibilidade que encontramos numa aula de ioga ou de pilates.”
Assim, o seu ginásio de treino de força deve ter imagens arrojadas e fortes (como correntes ou barras de pesos), enquanto um estúdio de pilates pode usar linhas curvas para representar equilíbrio e flexibilidade
Dica Vistaprint
Pode também usar no seu logótipo linguagem que transmita a sua personalidade. Tristan sugere adicionar algumas palavras ao seu logótipo para descrever o que faz, como “fitness de desempenho” ou “condicionamento e força”.
O seu ginásio é masculino ou feminino? Poderoso ou divertido?
No que toca a criar um logótipo para o seu ginásio, pode usar qualquer cor que pretenda, mas tenha em conta o importante papel que a psicologia desempenha no que respeita à cor. Tristan menciona que cada cor tem conotações emocionais e culturais muito diferentes e isto pode influenciar a forma como a sua marca é vista.
“Ao escolher a cor para o seu ginásio, pense nas emoções que quer associadas à sua marca, em geral, e faça uma pesquisa extensa sobre os significados de cada cor. Descreveria o seu ginásio como poderoso e dominante? Pense em paletas de vermelho e preto. É mais divertido e centrado na vitalidade? Então, os tons laranja são os mais adequados para si.”
O que pretende que o seu tipo de letra diga acerca do seu ginásio?
Os tipos e cores de letra são os pilares do seu logótipo e escolher a combinação perfeita para a sua marca é essencial para comunicar a mensagem certa sobre o seu negócio.
O tipo de letra que utiliza deverá refletir a personalidade da sua marca. “Os tipos de letra sem serifa são populares em ginásios pelo toque arrojado, clean e simples. Uma vez que estes tipos de letra combinam bem com cores arrojadas, funcionam bem em logótipos de ginásio que privilegiam a força e o poder (como o CrossFit).”
Criado por Smeg!
Criado por banggayogia
Dica Vistaprint
Ao escolher um tipo de letra para a sua marca de fitness, certifique-se de que esta é legível em tudo, desde postais a pósteres.
Quão flexível deve ser o seu logótipo?
O seu logótipo deve ter bom aspeto em todo o lado. Tristan diz que criar um design demasiado detalhado é um erro comum, uma vez que isso afeta a versatilidade do logótipo. “Os logótipos detalhados não são maus, por si só, mas os ginásios precisam de logótipos que possam ser redimensionados. Embora algo mais detalhado vá ficar ótimo na sinalética fora do seu ginásio, pode ser ilegível a uma escala menor, como em merchandising e, se há coisa que faz sucesso num ginásio é a roupa com swag!”
Se já tiver um logótipo detalhado incrível, não se preocupe: pode continuar a usá-lo. “Uma excelente alternativa é criar um conjunto de logótipos responsivos. Estes serão variantes do logótipo principal, que mudam de tamanho e de complexidade para se adaptarem ao sítio onde vão ser colocados.”
Assim, guarde o seu logótipo original e mais detalhado para a placa no seu edifício e tenha um diferente para locais com menos espaço. Utilize variações mais simples do seu logótipo em peças de marketing mais pequenas, como autocolantes e canetas e deixe as mais intrincadas para sinalética, que o espaço disponível é maior, como lonas publicitárias e pósteres.
Criado por Sava Stoic
Onde quer que o seu logótipo funcione?
Como diz Tristan, o seu logótipo é o pilar da sua marca e é provavelmente a primeira interação visual que potenciais clientes terão com o seu pequeno negócio. Por isso, faça todos os possíveis para que esse logótipo seja visto. Tal como acontece com o exercício físico, o segredo para um bom branding é a consistência.
Assim que tiver um design de logótipo para o seu ginásio, pode usá-lo para criar reconhecimento de marca na sua comunidade. Os frequentadores de ginásios adoram swag, por isso, coloque o seu logótipo em t-shirts, sacos de pano, bonés e gorros e outro merchandising que os clientes vão adorar exibir.
Procure oportunidades de exibir o seu logótipo no seu ginásio ou estúdio. Certifique-se de que a sua entrada está claramente assinalada com uma placa ou uma lona publicitária, adicione o seu logótipo aos horários das aulas e aos postais, que servem de lembretes, bem como ao vestuário dos seus colaboradores, com t-shirts e polos com a sua marca.
Sobre os designers
Todos os logótipos vistos neste artigo foram criados pelos especialistas da 99designs por Vistaprint. Queremos ser um parceiro neste mundo em constante mudança e estamos aqui para ajudar: visite 99designs.com para encontrar um designer e conseguir um logótipo para o seu pequeno negócio.
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Elite Fitness: Criado por Ayra
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Fit for Holiness: Criado por Smeg!
Fitness Camp 10X: Criado por banggayogia
Iron Buffalo CrossFit: Criado por Sava Stoic