Saltar para conteúdo principal

Cinco coisas que os proprietários de pequenas empresas podem fazer neste momento

Neste momento, estamos todos a viver uma época stressante e imprevisível… E isso está a colocar os proprietários de pequenas empresas (como você!) numa posição difícil.

Os consumidores estão a ser encorajados a ficar em casa para se protegerem a si próprios e ao público. Assim, em vez de saírem para jantar, para irem ao ginásio ou para verem montras, as pessoas ficam dentro de quatro paredes. Quer seja dono de uma cervejaria, de um estúdio de barre ou de uma loja para bebés, este é um momento desafiante para ser proprietário de uma pequena empresa.

Aqui, destacamos cinco coisas que pode fazer agora, de modo a ajudar-se a si mesmo, aos seus clientes e a outros proprietários de pequenas empresas.

  • Reformule o seu modelo de negócio 
  • Incentive os clientes a comprar cartões-presente agora (e a usá-los mais tarde)
  • Transmita aulas virtuais
  • Ofereça algo (se puder)
  • Apoie outros proprietários de pequenas empresas

1. Esteja preparado para reformular o seu modelo de negócio. 

Se a sua empresa já tiver considerado o comércio eletrónico ou se já se encontrar ativa no mercado digital, agora é a altura de impulsionar a presença online. Fale com os seus fornecedores, prestadores de serviços logísticos e distribuidores sobre os seus planos de contingência e trabalhe em estreita colaboração com eles para garantir a continuidade de fornecimento e do seu serviço

2. Incentive os clientes a comprar cartões-presente agora (e a usá-los mais tarde)

Os clientes podem comprar cartões-presente à sua empresa agora, para que tenha algum fluxo de caixa (mesmo que não consiga estar com pessoas ou marcar compromissos). Assim, quando o mundo voltar ao normal, terá clientes ansiosos por fazer negócio consigo.

Esta abordagem funciona para várias indústrias: restaurantes, salões e spas, estúdios de fitness, lojas, padarias… Dá para perceber a ideia. Certifique-se de que os clientes sabem que podem comprar certificados de presente online e por telefone para que possam apoiá-lo e manter uma distância saudável.

3. Disponibilize versões onlines de aulas.

Neste momento, muitas escolas estão a transformar palestras presenciais em cursos online e esta é uma abordagem que os proprietários de pequenas empresas também podem seguir. Quer ensine ioga ou kickboxing, artes culinárias ou design gráfico, utilize esta oportunidade para ter aulas virtuais no seu Website ou maximize plataformas sociais como o IGTV e o Facebook Live para transmitir aulas ao vivo.

4. Se conseguir, ofereça algo.

Mais do que nunca, está na hora de apoiar a sua comunidade. Temos sido inspirados por restaurantes que doam refeições a outras pessoas da indústria de serviços e refeições grátis a crianças que dependem das refeições da escola.

5. Apoiem-se uns aos outros.

O apoio a outras empresas e fabricantes locais não tem de acontecer presencialmente. Use as redes sociais ou comunidades online (como o Slack) para se manter em contacto com outras empresas.