15 ideias de marketing grátis ou económicas para pequenas empresas

Dwania Peele, Proprietária e Diretora Executiva da Canadian Small Business Women, uma rede que oferece todos os recursos necessários para assegurar o desenvolvimento bem sucedido de pequenas empresas, desde a fase de planeamento até à realidade, partilha as suas 15 ideias de marketing económicas.

1) Comunicação: comece com tantos sites de redes sociais quanto possível que sejam adequados ao seu negócio; LinkedIn, Facebook, Twitter, e-mail, blogue, live chat através da página da web da sua empresa e número de telefone grátis.

2) Cartões de visita: deixe-os em todo o lado e entregue-os a toda a gente!

3)  Newsletters por email: recolha os emails dos clientes e envie newsletters semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente, informando os clientes sobre promoções ou eventos futuros.

4)  Página web da empresa: mantenha atualizadas a sua página web e as páginas das redes sociais. Os seus clientes precisam de ver que está ativamente empenhado no negócio.

5)  YouTube: crie um vídeo do seu produto ou serviço, publique-o no YouTube com um link do vídeo em todas as suas contas das redes sociais e também no seu blogue e página web da empresa. 

6)  Manter-se conectado: mantenha-se em contacto com os seus clientes enviando-lhes um cartão de agradecimento manuscrito e anexando um voucher.

7)  Fidelidade: recompense os seus clientes fieis com, por exemplo, um desconto de 20% na próxima compra. Não assuma que os clientes irão voltar, dê-lhes a conhecer que lhes dá valor por continuarem consigo.

8)  Trabalhe à antiga: imprima panfletos, folhetos e vá de porta em porta na sua comunidade para os distribuir. Pode também deixá-los nos pára-brisas dos carros em estacionamentos de zonas comerciais locais.

9)  Coloque a sua empresa em listas: quer a Google quer o Bing oferecem listas grátis para empresas locais.

10) Fornecedores: fale com os fornecedores a quem compra os produtos ou serviços e pergunte se conhecem outras empresas que possam usar os seus produtos ou serviços. Pode também tentar saber se eles têm um painel de notícias onde possa colocar o seu cartão de visita e peça para o fazer!

11) Ofereça-se para ser orador: as organizações de voluntários, conferências do setor e grupos de negócios locais, procuram frequentemente oradores convidados para as suas reuniões. Este tipo de oportunidade ajuda-o a si e à sua empresa a conseguir contactos, reconhecimento do nome e publicidade.

12) Produto ou serviços: não interessa aquilo que está a tentar vender, saia, entregue amostras de produtos e mostre o seu trabalho. Isto irá ajudar potenciais clientes a conhecerem a sua empresa e dar-lhes-á a hipótese de verem aquilo que tem para oferecer.

13) Marketing em movimento: se a sua empresa tiver um carro ou carrinha, assegure-se de que estes têm visíveis o nome da empresa, logotipo e informações de contacto. Uma alternativa menos dispendiosa será a utilização de placas magnéticas coladas no veículo.

14) Concurso: realize um concurso usando a sua página da web ou o Facebook da empresa. Garanta que o prémio é atrativo e que é relacionado com o seu negócio. Por exemplo: um voucher que oferece 40% de desconto num serviço da sua empresa ou um saco de oferta incluindo amostras de produtos. *Nota: isto irá também gerar tráfico na página da web da sua empresa e nas redes sociais, para além de ajudar a conseguir mais seguidores*

15) Eventos na comunidade: uma angariação de fundos, um festival ou mesmo um evento de um dia em família; apareça e ofereça ou doe os seus serviços/produtos a eventos dentro da sua comunidade. Esta é uma ótima forma de dar a conhecer a sua marca e o ajudar a relacionar-se melhor com potenciais clientes na sua área.