Os 6 materiais de marketing de que precisa para começar um negócio

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

Para promover o seu pequeno negócio com eficácia, precisa das ferramentas adequadas. Afinal de contas, o marketing é um dos elementos mais importantes no lançamento bem-sucedido de um novo negócio. Um conjunto de materiais de marketing bem concebido e em linha com a marca pode ajudar a alcançar os seus clientes ideais, a divulgar os seus produtos ou serviços, a aumentar a sua credibilidade e a criar entusiasmo sobre o seu negócio.

Mas quais são exatamente os materiais de marketing certos para um pequeno negócio? Vejamos as seis ferramentas que todos os proprietários de pequenos negócios devem ter, principalmente quando estão a começar.

  1. Logótipo
  2. Cartões de visita
  3. Web site
  4. Postais e flyers
  5. Folhetos
  6. Redes sociais

1. Logótipo

Pense no seu logótipo como a cara do seu negócio. Uma vez que será apresentado em tudo relacionado com o seu negócio (como o seu web site, cartões de visita e vestuário com a marca), será o primeiro elemento de design que os clientes irão associar à sua marca. E enquanto cara do seu negócio, é também uma das mais poderosas ferramentas de marketing à sua disposição.

Mas nem todos os logótipos são criados da mesma forma. Não podemos criar um design de logótipo genérico, desleixado ou pouco profissional e esperar obter ótimos resultados. Para que o seu logótipo promova o seu negócio de forma eficaz, faça com que a marca seja facilmente reconhecida e crie uma ligação com os seus clientes, este deve ser bem desenhado e representar fielmente a sua marca.

E, a não ser que seja um designer, isso provavelmente implicará um design de logótipo personalizado profissional. Trata-se, sem dúvida, de um investimento que vale a pena. O logótipo certo não só tornará a sua marca mais forte e o seu negócio mais memorável, como será também uma peça inestimável do pacote de divulgação de marca do seu pequeno negócio, durante anos.

Dica VistaPrint

Não sabe bem onde encontrar um designer profissional? Consulte a 99designs por Vista para conseguir um visual único para o seu pequeno negócio.

2. Cartões de visita

Assim que o seu logótipo for desenhado, está na altura de criar os restantes materiais de marketing, começando pelos cartões de visita. Quando se trata do seu cartão de visita, tudo aquilo de que precisa é do seu logótipo, das informações de contacto e das dimensões corretas. A partir daqui, pode criar o seu cartão de visita e começar a utilizá-lo para estabelecer ligações e divulgar o seu negócio.

Os cartões de visita são uma ferramenta de marketing incrivelmente versátil para os pequenos negócios. Pode utilizá-los para:

  • Criar uma ligação com clientes. A forma mais tradicional de utilizar cartões de visita é também uma das mais eficazes. Quando conhece um potencial cliente ou parceiro, ofereça-lhe um cartão de visita para dar a conhecer o seu negócio e indicar-lhe como pode entrar em contacto consigo.
  • Aumentar a visibilidade na sua comunidade. Muitos pequenos negócios confiam no marketing na sua comunidade local e os cartões de visita podem ser uma ótima forma de o fazer. Pode afixar o seu cartão de visita em quadros informativos nos cafés locais ou apresentar-se a outros proprietários de negócios locais e pedir para deixar alguns cartões com eles. Quantos mais cartões de visita conseguir espalhar pela comunidade, maior será a visibilidade do seu negócio e maior será o sucesso do seu marketing.
  • Promover o negócio em qualquer momento. As oportunidades para promover o seu negócio podem estar onde menos espera e manter os cartões de visita à mão garante que está a postos para tudo. Por exemplo, pode conhecer um investidor interessado na fila do supermercado ou um potencial cliente, enquanto está de férias. Se tiver um cartão de visita à mão, pode tirar proveito destes encontros para promover e fazer crescer o seu negócio em qualquer momento.

3. Web site

A maioria das pessoas recorre à internet quando procuram mais informações sobre uma empresa. Por isso, um web site bem concebido é uma grande prioridade. Um web site não só dá credibilidade ao seu negócio, como é também uma excelente forma de partilhar informações sobre os seus produtos ou serviços, criar confiança junto dos clientes e mostrar-lhes por que motivo é vantajoso fazer negócios consigo.

Tal como o logótipo, o seu web site é um material de marketing que terá muita exposição, por isso, é importante que o design esteja perfeito. A não ser que tenha formação em web design, deve pensar em contratar um serviço de design de web sites profissional para garantir que o seu site consegue os resultados que procura.

Embora um design eficaz do web site dependa do seu negócio e dos seus clientes, existem alguns elementos que deve incorporar sempre:

  • A sua marca. Para que o seu web site seja uma ferramenta de marketing eficaz, é necessário que as pessoas consigam reconhecer que é o web site do seu negócio. Certifique-se de que implementa a paleta de cores da sua marca e inclui o seu logótipo em cada página.
  • Dados de contacto. Tal como faz no seu cartão de visita, recomendamos que inclua os seus dados de contacto (e-mail, número de telefone e endereço) no seu web site.
  • Secção “Sobre nós”. O seu web site é a oportunidade ideal para contar aos potenciais clientes quem é. Uma secção “Sobre nós” que conta a história do seu negócio é forma perfeita de fazê-lo.
  • Informações sobre os produtos e serviços. Além de dizer aos seus clientes quem é, o seu web site deve também dizer aos clientes o que faz, ou seja, incluir informações sobre os produtos ou serviços que disponibiliza. (Dependendo do seu modelo de negócio, esses produtos e serviços podem ser vendidos diretamente no seu web site.)
  • Horário de funcionamento. Se é proprietário de um negócio com espaço físico, os seus clientes precisam de saber quando este está aberto. Coloque o seu horário de funcionamento num local de fácil acesso no web site.
  • Ligações para as redes sociais. Inclua as ligações para os seus perfis de redes sociais no seu web site para que os clientes consigam ligar-se facilmente.

4. Postais e flyers

Os postais e flyers são uns dos materiais de marketing mais versáteis para pequenas empresas, especialmente no caso de eventos ou marketing local. São maiores do que um cartão de visita, por isso, podem incluir mais informações sobre o seu negócio, em conjunto com elementos visuais interessantes ou até mesmo uma oferta promocional. E, tal como os cartões de visita, os postais e os flyers são muito fáceis de transportar. Pode deixar uma pilha de postais com outros proprietários de negócios locais para alcançar novos clientes ou pode afixar fixar flyers em painéis de informações locais para aumentar a visibilidade da sua marca. Também pode colocar postais e flyers em sacos de compras e encomendas enviadas por correio para incentivar os clientes a regressarem. Os postais também funcionam extremamente bem no marketing por correio eletrónico. Graças ao seu tamanho e acabamento, costumam destacar-se dos outros tipos de correio, o que chama mais a atenção dos clientes.

Os postais e flyers apresentam uma variedade de estilos, acabamentos e gramagens de papel, e aquilo que está a promover irá determinar a quantidade que deve planear encomendar. Por exemplo, será boa ideia encomendar uma grande quantidade de postais e flyers para uso durante longos períodos, e uma menor quantidade para ofertas limitadas no tempo.

5. Folhetos

Por vezes, é preciso partilhar muita informação de marketing com os seus clientes, mas é preciso fornecer essa informação num formato compacto. E os folhetos são a solução ideal.

Os folhetos podem ajudar a promover o seu negócio de várias formas. Por exemplo, pode utilizar um folheto para contar a história do seu negócio, tal como a secção “Sobre nós” no seu web site. Pode utilizar um folheto para partilhar informações detalhadas sobre um produto ou serviço em particular, para promover um evento próximo ou para aliciar potenciais investidores.

Dica VistaPrint

Assim que tiver o seu folheto desenhado, não tem de iniciar o processo de design do zero quando chegar a altura de promover algo novo. Em vez disso, troque as fotografias e o texto para destacar um produto diferente, atualizar um código de desconto ou alterar as datas do seu próximo evento, ou adicionar um código QR que redireciona os clientes para uma página da web com notícias e atualizações.

6. Redes sociais

A presença nas redes sociais é fundamental para qualquer pequena empresa, especialmente no início. Além de ter um web site, deve ser ativo nas redes sociais. Primeiro, tenha em consideração as melhores plataformas para o seu negócio. O Instagram é uma plataforma de realização de compras muito visual, por isso, se tiver fotografias bonitas dos seus produtos, esta pode ser uma boa plataforma para si. Precisa de um lugar para publicar atualizações sobre o seu negócio e interagir informalmente com os seus clientes? Opte pelo Twitter ou Facebook. Se já está presente no TikTok, porque não criar uma conta separada para o seu negócio e partilhar tutoriais ou conteúdos dos bastidores do negócio? Independentemente do setor a que pertence, as redes sociais são uma ferramenta de marketing que pode ajudar a aumentar o seu público-alvo, a interagir com os clientes e a mostrar tudo o que o seu negócio tem para oferecer. Consulte o VistaCreate para obter modelos para redes sociais gratuitos e personalizáveis a fim de destacar o seu conteúdo.