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Está na altura de elevar o nível de design do folheto do seu pequeno negócio? Afinal, tem orgulho no seu trabalho e na qualidade que fornece aos seus clientes. E quando cria um folheto para o seu negócio, este deve refletir o mesmo nível de qualidade. Não precisa de ser um perito em marketing ou um designer profissional para criar um folheto com impacto. Apenas precisa de um pouco de tempo e criatividade.
Neste artigo, vamos analisar de perto tudo o que precisa de saber sobre o design de folhetos com aspeto profissional, que geram resultados e ajudam a divulgar a mensagem do seu negócio.
- Dirija-se ao público certo.
- Escreva texto relevante.
- Use os elementos visuais certos.
- Escolha a dobragem ideal.
- Descubra o tipo de letra perfeito.
- Pense no posicionamento do conteúdo.
- Escolha o tipo de papel perfeito.
- Faça um esboço.
1. Dirija-se ao público certo.
Vamos por partes. Antes de avançar no processo de design, deve definir quem são os clientes a que o seu folheto se dirige. Comece por responder a estas 3 questões sobre o seu público:
- Quem são?
- Porque é que precisam de mim?
- O que quero que façam?
Ponderar sobre estas questões vai dar-lhe os dados de que precisa para tomar as decisões certas para o seu folheto, seja em termos de escolha do tipo de letra ou do estilo de dobra. Vamos analisar cada uma destas questões em maior profundidade:
Quem são? Quem são os clientes com quem está a tentar comunicar com o seu folheto? Está a apresentar o seu trabalho a potenciais clientes? Ou talvez esteja a prestar informações adicionais acerca de um produto ou serviço específicos ou a fazer o seguimento de uma visita de prospeção ou de uma feira. O seu público procura de um produto ou serviço específico ou de conhecimentos mais amplos? Definir quais são os clientes que pretende alcançar com o seu folheto vai garantir que o seu design fala com esses clientes específicos. E, em última análise, vai ajudar a criar um folheto mais eficaz.
Por que é que precisam de mim? Assim que definir quem são os seus clientes-alvo, está na altura de definir que informações lhes quer transmitir… e pensar em que informações precisam de sua parte. Por exemplo, um cliente novo poderá querer saber mais sobre si, enquanto um cliente habitual poderá querer mais informações sobre lançamentos de novos produtos ou novos serviços. Alguns leitores precisam de informações mais simples acerca de preços e funcionalidade de produtos, enquanto outros querem saber por que é que devem trabalhar consigo e não com um concorrente seu.
O que quer que façam? Os folhetos podem gerar vários resultados. Por exemplo, alguns folhetos são concebidos para aumentar as vendas e outros são mais indicados para nutrir relações. Não é possível escrever um apelo à ação (ou conceber o seu folheto de uma forma que realce esse apelo) sem primeiro saber o que pretende que os clientes façam: seja isso uma deslocação à sua loja, a realização de uma encomenda online ou a recomendação do seu negócio a familiares e amigos. Por isso, antes de avançar demasiado no processo de design de folhetos, defina um objetivo para o seu folheto.

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2. Escreva texto relevante.
Depois de definir os objetivos do seu folheto, está na altura de escrever o copy sobre o seu negócio. Em geral, o texto do seu folheto deve abranger três aspetos básicos: informações sobre o seu produto; informações sobre o produto e serviço; e um apelo à ação (ou CTA, a sigla em inglês para call to action).
Informações sobre si e o seu negócio. O seu folheto é uma oportunidade de partilhar mais informações sobre o seu negócio e sobre si, enquanto pessoa: não deixe de tirar proveito dessa oportunidade. Partilhe informações essenciais sobre o seu negócio, como a sua missão, os seus valores ou história ou partilhe com possíveis clientes o aspeto do seu negócio que o distingue dos demais. É também importante adicionar dados de contacto ao seu folheto, como o seu Web site, perfis de redes sociais, número de telefone, endereço de e-mail e horário de funcionamento.
Informações sobre os produtos e serviços. Os folhetos são uma excelente ferramenta de marketing, por isso, use-os para transmitir aos seus clientes as vantagens dos seus produtos e serviços. Se fornecer diferentes produtos ou serviços, divida o texto em categorias para que este seja mais fácil de ler e de assimilar rapidamente.
Um apelo à ação. Se pretende que o seu folheto gere um resultado específico, deve dizer ao seu público o que pretende que eles façam com o apelo à ação correto. Escreva um apelo à ação sólido que instrua o seu público acerca do que devem fazer e inclua esse apelo em vários locais do seu folheto. Este apelo à ação pode ser qualquer coisa, desde encorajar o cliente a inscrever-se para uma demonstração de produto ou a passar no seu restaurante para uma refeição.
Não se esqueça de incluir informações sobre como dar seguimento a esse apelo. Se quer que os clientes venham ao seu restaurante, inclua a sua morada e horário de funcionamento. Se quer que se registem para uma demonstração grátis, inclua um URL para a página de registo ou um código QR para facilitar a inscrição.
Ao escrever cada secção do seu folheto, não se esqueça de seguir as “regras básicas do copywriting”:
- Use frases curtas, objetivas e dedicadas a uma única ideia.
- Escreva na primeira pessoa, use “nós” e centre-se no leitor para personalizar o texto. Além disso, nunca se refira aos leitores como “clientes”.
- Limite os parágrafos a três ou quatro linhas, para que possam ser ler-se rapidamente.
- Use subtítulos e pontos para separar as informações e tornar cada item mais evidente.
- Quanto menos, melhor! Embora possa sentir a tentação de partilhar todas as informações sobre a sua empresa, cinja-se a uma ou duas mensagens-chave para evitar assoberbar os leitores.
3. Use os elementos visuais certos.
Geralmente, os folhetos têm muito texto. No entanto, o texto não é a única forma de causar impacto. Os elementos visuais certos podem também ajudar o seu folheto a comunicar melhor a sua mensagem, criar reconhecimento de marca e gerar resultados. Aqui fica uma lista de alguns elementos visuais que pode tentar incorporar no design do seu folheto:
Logótipos. Não existe nenhuma imagem que ajude tanto a criar reconhecimento para a sua marca junto dos seus clientes como o seu logótipo. Por isso, este deve ser incluído no design de qualquer folheto. Além disso, pode incorporar as cores e elementos de design do seu logótipo no design geral do seu folheto para criar um aspeto consistente com a sua marca.
Fotos. As fotos podem ter um grande impacto no que toca ao interesse visual do seu folheto. Se puder, pondere contratar um fotógrafo profissional para tirar fotos aos seus produtos, a projetos concluídos, à sua área de trabalho ou mesmo fotos dos bastidores enquanto trabalha. Se decidir tirar as suas próprias fotos, tente usar uma câmara digital de alta qualidade, que permite ajustes em profundidade e iluminação e, em geral, produzem fotos melhores.
Se não necessitar propriamente de imagens únicas, pode comprar online fotos de arquivo com alta definição. Certifique-se só de que não usa imagens iguais (ou semelhantes) às dos seus concorrentes.
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Se tem de se cingir a um orçamento ou não tem acesso a uma câmara digital, não se preocupe! Um bom smartphone pode também captar imagens fantásticas, desde que tenha alguns conhecimentos. Com a iluminação e técnicas de composição corretas, o seu telemóvel pode captar as imagens de que precisa para dar vida ao seu folheto.
Grafismos. Se decidir utilizar grafismos no design do seu folheto, certifique-se de que escolhe grafismos fáceis de digerir para marcar uma posição acerca da sua marca, mas sem exagerar. Alguns grafismos têm um aspeto amador que pode prejudicar a qualidade geral do design do seu folheto, por isso, recomendamos que os utilize com moderação para obter o máximo impacto.
Ao adicionar elementos visuais ao design do seu folheto, tente manter tudo organizado. Não deve inserir demasiados elementos na página de modo que o seu público fique visualmente assoberbado e fique sem saber para onde olhar. Lembre-se: os elementos visuais devem sustentar a mensagem principal, não ofuscá-la.
4. Escolha a dobragem ideal.
Assim que tiver decidido o texto e elementos visuais que vai utilizar, está na altura de aglomerar todos estes elementos no design final do seu folheto, a começar pelo tipo certo de dobragem. No que toca a escolher o tipo de dobragem para o design do seu folheto, existem três opções principais à disposição: design com duas dobras, com uma dobra e com dobra em Z.
- Design de folheto com uma dobra. Também conhecido como meia-dobra, um folheto com uma dobra é uma única folha dobrada a meio: o resultado final tem uma capa, duas páginas interiores e uma contracapa. Este tipo de folheto funciona bem se estiver a utilizar imagens grandes para ilustrar os seus benefícios ou se tiver fotografias de alta qualidade que quer realçar. Como a dobra é simples, o design ocupa o lugar de destaque.
- Design de folheto com duas dobras. Nos folhetos com duas dobras, as extremidades da folha são dobradas até ao centro, dividindo o folheto em três painéis iguais. Tendo mais espaço para texto e elementos visuais, as brochuras com duas dobras são ideais se tiver muitas informações ou elementos que queira incluir no seu folheto.
- Design de folheto com dobra em Z. Os folhetos com dobra em Z também têm duas dobras distintas que criam seis secções. Ao contrário do design com duas dobras, que dobra ambas as extremidades da folha em direção ao centro, as brochuras com dobra em Z dobram cada extremidade da folha em direções opostas, criando um formato de ziguezague. Os folhetos com dobra em Z podem ser uma boa escolha se quiser destacar grafismos ou imagens de maiores dimensões ou se pretender que o seu folheto conte uma história mais longa e abrangente. Devido à forma como estão dobrados, os folhetos com dobra em Z desdobram-se facilmente numa página.



5. Descubra o tipo de letra perfeito.
O próximo elemento de design que deverá ponderar é o tipo de letra selecionado. Para obter maior consistência e clareza, limite os tipos de letra escolhidos a dois ou três: mais que isso poderá ser visualmente excessivo. Escolha um tipo de letra para o corpo do texto e outro para os cabeçalhos. Escolha tipos de letra que sejam consistentes com a sua marca, em geral: se tiver um guia de estilo da marca, utilize os tipos de letra que lá constam. Se não tiver um guia, utilize tipos de letra que constem noutros materiais de marketing para criar um visual consistente.
Para os subtítulos, utilize um terceiro tipo de letra ou o segundo num tamanho mais pequeno. Certifique-se de que estes tipos de letra não só funcionam bem em conjunto, mas também que são uma representação fidedigna da sua marca. Por exemplo, se estiver a criar um folheto para uma marca de vestuário de criança, usar tipos de letra com aspeto empresarial irá ficar desenquadrado. Este tipo de letra seria mais adequado para serviços financeiros. Se está a incluir citações ou excertos no design do seu folheto, pode usar o mesmo tipo de letra do seu cabeçalho ou corpo de texto, mas use itálico para dar destaque.
Nicholas David, Diretor artístico na Equipa de design de produto da Vista, aconselha a utilizar tipos de letra da mesma família para um design em que o formato negrito é utilizado para o cabeçalho e o formato regular para o corpo do texto. “Outra sugestão seria prescindir de tipos de letra manuscritos ou decorativos para o corpo do texto. Em vez disso, concentre-se na legibilidade.”
6. Pense no posicionamento do conteúdo.
É também importante ponderar em que locais do seu folheto quer colocar conteúdos específicos. A frente deve ser muito apelativa e ter pouco texto. Quer seja um logótipo, um slogan ou uma fotografia (ou uma combinação destes elementos), a imagem frontal deve transmitir a mensagem-chave e incentivar os leitores a desdobrar o folheto.
A maior parte do seu texto ficará localizada nos painéis interiores. Certifique-se de que deixa bastante espaço em branco; este não só vai evitar o excesso visual, como também vai tornar o seu texto mais legível.
O painel do verso deve incluir sempre as informações de contacto e o apelo à ação. Os folhetos com dobra em Z são a exceção: nestes, o quarto painel em sequência torna-se o verso quando se dobra o folheto. Tenha isso em mente ao tomar decisões sobre o posicionamento do conteúdo.
7. Escolha o tipo de papel perfeito.
O design do seu folheto é muito importante. No entanto, terminado o design, o material onde imprime o seu folheto é também de grande importância. A maioria dos folhetos são impressos num de três tipos de papel:
- Brilhante
- Mate
- Sem revestimento
- Reciclado
Não existe uma opção certa no que respeita ao tipo de papel mais adequado para folhetos. Cada papel tem vantagens e desvantagens dependendo do efeito pretendido.
O papel brilhante funciona melhor se o design do seu folheto tiver cores vibrantes ou fotografias de grandes dimensões. Tenha em mente que o alto reflexo do papel brilhante pode dificultar a leitura sob luzes brilhantes, algo a considerar em folhetos com maior quantidade de texto.
O papel mate é muito bom se optar por preto e branco ou por aplicar uma combinação de cores de grande contraste. Além disso, convém notar que muitas pessoas consideram inconscientemente o papel mate mais “profissional” que o brilhante. Por isso, se está a tentar criar uma impressão mais empresarial, esta pode ser uma boa opção.
O papel sem revestimento tem um toque mais natural e rústico. É fácil de ler e é fácil escrever nele, o que o torna uma escolha versátil para vários tipos de folheto, principalmente, se quiser anotar os seus contactos num evento.
O papel reciclado tem um acabamento com textura e é feito com 100% de papel reciclado pós-consumo: uma excelente opção se o seu negócio priorizar a consciência ambiental.
8. Faça um esboço.
Como se sabe, a prática leva à perfeição. Se não tem a certeza de como os seus elementos de design vão ficar depois de juntos, faça algumas experiências com esboços antes de avançar para o processo de impressão. Aqui ficam alguns elementos que poderá querer experimentar:
Faça dobras de teste. Pegue numa folha de papel e dobre-a num dos formatos mais comuns para ver como fica. Depois, apenas para ter algumas opções, faça o mesmo noutro formato (por exemplo, um folheto com uma dobra e um com duas dobras).
Crie uma amostra. Assim que tiver as suas dobragens de teste, faça um esboço com os elementos-chave que irão preencher cada painel e veja que opção é mais eficaz ou tem mais impacto.
Faça experiências com o posicionamento. Imprima os seus blocos de texto, logótipos e grafismos e coloque-os no seu folheto para perceber onde quer colocar cada tipo de conteúdo. Gosta do equilíbrio entre os conteúdos e o espaço em branco? É fácil encontrar os elementos mais importantes? Assim que perceber onde quer colocar tudo, cole os elementos no local para ter uma perspetiva de como ficará o design final.
Leia o esboço final. Quando terminar o seu esboço, leia o folheto de uma ponta a outra. Se lhe agradar a fluidez das ideias e das informações, ótimo! Está tudo pronto para impressão. Se algo não parece bem, volte ao painel de desenho.
