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É provável que já tenha ouvido o termo «envolvimento do cliente» ao promover o seu pequeno negócio. Este termo envolve todos os tipos de interação com os clientes, seja nas redes sociais ou presencialmente.
Esta técnica de marketing visa responder à necessidade de personalização e interação em tempo real para empresas de qualquer dimensão. No entanto, saber como melhorar essa interação é outra coisa completamente diferente. Os canais tradicionais de interação com o cliente são o primeiro passo mais lógico, mas existem várias formas de aumentar o envolvimento e conseguir a fidelização.
- Envie um e-mail de boas-vindas.
- Agradeça aos clientes.
- Crie conteúdo com valor.
- Tenha em atenção os horários das publicações.
- Ofereça um programa de fidelização.
- Seja responsivo.
- Solicite opiniões.
1. Envie um e-mail de boas-vindas.
Qual é a primeira coisa que faz quando alguém aparece à porta de sua casa? Dá-lhe as boas-vindas, claro! O mesmo deverá acontecer com a sua estratégia de envio de e-mails. Sempre que alguém subscrever a sua newsletter ou efetuar uma compra, envie um e-mail de boas-vindas. Esta é uma boa forma de demonstrar aos seus clientes o valor do seu negócio e a atenção pessoal e dedicação para com eles.
Os e-mails de boas-vindas são o ponto de partida para o início da sua relação com os clientes. Ao ser um bom anfitrião, estará a criar as bases para uma relação duradoura. Faça saber aos clientes que deseja ter notícias deles. Uma forma fácil de o fazer consiste em utilizar uma conta de e-mail personalizada no campo do remetente em vez de um endereço do género «não responda a este e-mail». Associar um nome ao serviço de apoio ao cliente humaniza a sua marca e contribui para um maior envolvimento dos clientes. Leve esta personalização mais além incluindo o nome do cliente na linha de assunto ou no corpo do e-mail.
Dica VistaPrint
As pessoas geralmente verificam o e-mail no telemóvel, além de o fazerem nos seus computadores pessoais, por isso certifique-se de que as mensagens que enviar estão otimizadas para dispositivos móveis. Tente utilizar um design responsivo que se adapte automaticamente a diferentes ecrãs, para que tenha uma boa apresentação em todos os dispositivos.
2. Agradeça aos clientes.
Tal como dá as boas-vindas a quem entra em sua casa, não se esqueça de agradecer aos clientes. Este tipo de atitude contribui para humanizar o seu negócio e transmitir a sua missão e valores. Uma pequena nota de agradecimento personalizada pode fazer muito pela fidelização do cliente, ao mesmo tempo que incentiva os clientes a interagirem com o conteúdo da sua marca. Poderá optar pela via digital e enviar um e-mail de agradecimento ou por algo mais tradicional como uma nota escrita à mão ou um postal assinado em cada embalagem de compra. Reconhecer que os seus clientes escolheram fazer negócio consigo tem um grande significado e cria associações positivas com a sua marca. Além disso, os clientes irão valorizar uma mensagem personalizada e inesperada que não exige nada da parte deles para além do facto de se sentirem apreciados pelo seu negócio.
3. Crie conteúdo com valor.
Quer se trate de escrever um e-mail, criar uma publicação para as redes sociais ou redigir um artigo num blogue, criar conteúdo útil para os seus clientes é uma das melhores formas de aumentar o envolvimento e demonstrar as suas competências e conhecimentos. Antes de avançar, avalie aquilo que terá mais impacto para o seu público-alvo e depois elabore um plano de criação de conteúdos. Se tiver uma loja de roupa, poderá escrever um artigo no seu blogue sobre as tendências em alta da estação atual. É proprietário de um café? Crie um infográfico que mostre alguns dos produtos mais populares do menu. Ou talvez seja um ás da bricolagem e queira criar um vídeo com algumas das suas melhores dicas para realizar tarefas simples em casa. Aliás, o vídeo é uma das melhores formas de interação no que diz respeito à criação de conteúdos. Quer decida criar vídeos para o seu web site ou fazer experiências com o TikTok, opte pelo vídeo sempre que quiser criar conteúdos úteis.
Dica VistaPrint
Se precisar de ajuda para a criação de conteúdos apelativos nas redes sociais, poderá encontrar um modelo no VistaCreate. Personalize o seu design para o TikTok, Pinterest, Instagram, entre outras redes sociais.
4. Tenha em atenção os horários das publicações.
Muitas das suas estratégias de interação serão mais eficazes se estiver atento à hora a que publica e envia conteúdos. Para as redes sociais, utilize os recursos de análise específicos de cada plataforma para monitorizar os horários em que o seu público é mais ativo e personalizar a hora de publicação de acordo com os mesmos. Se publicar novos conteúdos quando os seus seguidores estiverem numa determinada rede social, a probabilidade de estes interagirem, comentarem, gostarem ou partilharem é maior do que se os virem horas ou dias após a data de publicação original. Integre esses horários específicos no seu calendário editorial de redes sociais para desenvolver a consistência de publicação. As atualizações em tempo real são mais interessantes para os seguidores, pois querem ser os primeiros a gostar ou comentar, ou a partilhar uma atualização na sua rede de contactos.
No que diz respeito ao e-mail, tente enviar as suas comunicações durante a semana, mais especificamente às segundas ou quintas. A probabilidade de as pessoas abrirem o seu e-mail e interagirem com o seu negócio é maior nestes dias do que ao fim de semana. O timing é crucial e ter atenção aos horários de atividade irá contribuir para melhorar o envolvimento dos clientes.
5. Ofereça um programa de fidelização.
Compensar os clientes pela sua fidelidade é uma excelente estratégia de marketing, para além de ajudar a aumentar o envolvimento dos clientes. Além de agradecer aos clientes pela preferência, um programa de recompensa irá incentivá-los a voltar e a escolher a sua marca em detrimento de uma concorrente. Quer [2]ofereça um cartão para obliterar que recompensa a 10.ª compra do cliente, ou ofertas especiais ao longo do ano, um programa de fidelização também pode ajudar os clientes a sentirem-se mais ligados ao seu negócio.
6. Seja responsivo.
Uma das melhores formas de aumentar a interação com os clientes consiste em dialogar com eles. Inicie conversas acrescentando um botão de perguntas e respostas à sua história no Instagram ou simplesmente respondendo aos comentários e mensagens diretas nas redes sociais, aos e-mails dos clientes ou acríticas e opiniões no Google. Lembre-se que o envolvimento dos clientes depende em grande parte da comunicação e do facto de demonstrar que se preocupa com eles, com o seu tempo e interesses. Além disso, interagir com os clientes individualmente é uma boa forma de demonstrar que existe uma pessoa real por trás do seu negócio.
7. Solicite opiniões
Na mesma linha da estratégia que passa por ser responsivo, leve essa comunicação mais além ao solicitar opiniões. Pode fazê-lo de maneira mais informal publicando, por exemplo, uma sondagem nas redes sociais, ou através de um inquérito enviado regularmente à sua lista de endereços de e-mail, ou pode ainda acrescentar um código QR que redirecione os clientes para um pequeno inquérito na parte inferior dos recibos de compra. Ao pedir opiniões aos clientes, estará a fazer com que se sintam valorizados e a incentivá-los a interagiram com o seu negócio.