Que informações deve colocar no seu cartão de visita?

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Saber que dados colocar num cartão de visita e o que excluir ajuda a criar um cartão apelativo e equilibrado. Quando concebido corretamente, o seu cartão de visita recorda às pessoas o momento em que se conheceram e incentiva os interessados nos seus produtos ou serviços a entrar em contacto ou a visitar o seu Web site para obterem mais informações.

Um cartão de visita é uma ferramenta de marketing comprovadamente eficaz, quer esteja a iniciar uma atividade secundária ou a expandir a sua loja física. Esta é frequentemente a primeira interação que um cliente tem com a sua marca, por isso, além de refletir o seu negócio de uma forma positiva, este deve conter informações pertinentes. É por isso que a primeira questão que nos vem à mente ao pensarmos em criar um cartão de visita é “que dados devemos incluir”.

Neste artigo, vamos falar de tudo de que precisa de saber sobre os dados a incluir num cartão de visita.

  1. Logótipo
  2. Nome da empresa
  3. Slogan
  4. O seu nome e cargo
  5. Dados de contacto
  6. O seu endereço: físico e eletrónico
  7. Perfis de redes sociais
  8. Um código QR

1. Logótipo

O seu logótipo é uma representação visual do que a sua empresa faz e do que representa. Deve resumir o seu negócio e ser um objeto que faça os clientes lembrar-se de si. Se tem um logótipo, isso faz com que a sua empresa tenha um aspeto credível, profissional e fiável.

O seu logótipo deve ser orgulhosamente exibido na frente do seu cartão de visita. Utilize uma imagem de alta qualidade com 300dpi (dots per inch) para se certificar de que as margens ficam nítidas ao imprimir. Tente não adicionar texto demasiado perto do logótipo nem o coloque num tamanho demasiado grande: dê-lhe espaço para respirar com um pouco de branco em volta. Se o seu logótipo parecer apertado no design do seu cartão de visita, diminua o tamanho um pouco e aumente o espaço em volta.

2. Nome da empresa

Embora o seu logótipo seja o componente-chave da identidade da sua marca, deve incluir também o nome da sua empresa nos seus cartões de visita. Dê-lhe muito espaço: o seu nome é aquilo de que as pessoas mais provavelmente vão lembrar-se, por isso, é um dado essencial no seu cartão de visita. Em geral, o nome do seu negócio deve ser o maior elemento no seu cartão. Lembre-se de escrever o nome completo por extenso para que as pessoas saibam de que trata o seu negócio. Por exemplo: Luna Salon em vez de apenas Luna, ou Soluções Financeiras Completas em vez de SFC.

3. Slogan

O seu pequeno negócio tem um mote ou um slogan? Inclua-o no seu cartão de visita! Se não tiver um slogan oficial, crie um resumindo a sua oferta por poucas palavras: isto pode ser particularmente útil se o seu nome não for propriamente perceptível. Por exemplo, a Stratton Design usa a descrição “Design e alojamento de Web sites” para comunicar claramente a sua especialização. Esta breve descrição é profissional, honesta e centrada no seu serviço principal.

4. O seu nome e cargo

Crie uma ligação pessoal ao seu negócio, adicionando o seu nome completo ao cartão de visita, bem como o seu cargo. Incluir o seu cargo é um bom auxiliar de memória, uma vez que nem toda a gente se lembra com facilidade dos nomes e algumas pessoas têm maior probabilidade de se lembrar da sua área de especialização, estas são informações essenciais a incluir no cartão de visita. Pode também adicionar uma foto de rosto se lhe parecer relevante na sua indústria: uma foto é uma excelente forma de mostrar a pessoa por trás do negócio, principalmente se trabalhar frente a frente com os clientes. Os cartões de visita com fotos são ideais para profissionais como agentes imobiliários, fotógrafos e prestadores de cuidados.

5. Dados de contacto

Os dados de contacto no seu cartão de visita devem incluir o seu endereço de e-mail e número de telefone: estas são informações essenciais num cartão de visita, para que as pessoas possam entrar em contacto consigo. No seu cartão, alinhe os seus dados de contacto à esquerda, direita ou centro e escolha um tipo de letra fácil de ler. Se tiver um meio de comunicação preferencial, realce-o com um tamanho maior ou coloque-o num lugar de destaque.

6. O seu endereço: físico e eletrónico

Não se esqueça de incluir o endereço do seu Web site: não precisa de incluir o http://, uma vez que não é necessário e ocupa espaço. Lembre-se que é importante haver consistência entre o design do seu cartão e o seu Web site. Quando um possível cliente visita o seu Web site depois de ver o seu URL no seu cartão de visita, a experiência deve ser coerente, desde a escolha do tipo de letra ao esquema de cores. Se estiver a trabalhar a partir de uma loja física, adicionar o seu endereço é crucial para aumentar o número de visitas. O seu negócio é gerido totalmente online? Não precisa de incluir um endereço se não espera tráfego presencial: omita essa informação e poupe espaço.

Dica VistaPrint

Megan Morahan, diretora criativa na VistaPrint, diz que, no que respeita a adicionar texto ao seu cartão de visita, quanto menos, melhor. “Deve ser fácil de digerir para o destinatário. Quanto menos informação lá colocar, melhor.”

7. Perfis de redes sociais

Se tem uma presença ativa nas redes sociais, inclua os seus nomes de perfis juntamente com os ícones das redes sociais, facilmente reconhecíveis, no seu cartão de visita. Quer tenha presença regular no TikTok ou prefira o Instagram, esta é uma excelente forma de dizer aos clientes onde podem encontrar o seu negócio e atrair novos seguidores.

8. Um código QR

Está a ficar sem espaço no seu cartão de visita? Pondere adicionar um código QR para que os clientes possam rapidamente encontrar informações adicionais acerca do seu horário de funcionamento, promoções especiais ou a história do seu pequeno negócio. Isto é algo que pode constar no verso do seu cartão de visita, uma vez que se trata de informações extra.

Informações práticas acerca de impressão

Pronto para imprimir os seus cartões de visita? Tenha isto em mente.

Linha de margem. As extremidades do documento chamam-se linhas de margem. Para evitar o aparecimento de extremidades em branco no seu documento, certifique-se de que estende as cores de fundo ou elementos de design até à extremidade.

Linha de segurança. As linhas de segurança são limites dentro da área onde irá ser realizado o corte. Mantenha todas as informações necessárias, como nomes, endereços, números de telefone ou logótipos dentro da linha de segurança para assegurar que não são cortados.

Área de corte. Devido às intolerâncias mecânicas envolvidas na impressão, o corte pode ser feito algures entre a linha de margem e a linha de segurança. É por isso que é tão importantes manter o seu texto e imagens importantes dentro da linha de segurança e fora da área de corte.

Para garantir que o seu cartão comunica claramente tudo o que pretende, peça a alguém para o rever antes de avançar para a impressão.

Pode perguntar-lhes o seguinte:

  • Qual é a primeira coisa que veem?
  • É fácil de perceber quais os produtos/serviços que oferece?
  • Como entrariam em contacto consigo?
  • O texto é fácil de ler?
  • O logótipo e o texto têm contraste suficiente em relação ao fundo?

Se a resposta a tudo for “Sim!”, está tudo pronto a imprimir.

Dica VistaPrint

Quer deixar o design do seu cartão de visita a cargo de um profissional? Assim que encontrar um modelo de que goste, colabore com um especialista dos serviços de design da Vista para obter um visual completamente personalizado.