Como escolher e desenhar uma etiqueta

Tempo de leitura estimado: 5 minutos

As etiquetas personalizadas são uma forma económica de acrescentar profissionalismo e personalidade aos seus produtos, às suas embalagens e a outros materiais. No entanto, com tantos tamanhos, formas e acabamentos disponíveis, como pode saber qual é o melhor para si? Criámos uma prática lista de verificação para ajudar a decidir que etiqueta melhor se adapta às suas necessidades.

A sua lista de verificação para design de etiquetas:

  1. Decida o que deve constar na sua etiqueta.
  2. Escolha um tamanho de etiqueta.
  3. Selecione uma forma.
  4. Escolha o acabamento ou material certos.
  5. Pense na quantidade de etiquetas de que vai precisar.

O que consta na minha etiqueta?

Antes de começar o design da sua etiqueta, terá de considerar as informações que pretende incluir. Pense no uso a que se destina a etiqueta: vai aplicá-la num produto? Adicionar a sua marca às embalagens? Ou usá-la ao enviar encomendas? Dependendo do propósito a que se destinam, deverá adaptar as informações que inclui.

Etiquetas para produtos

Se vai adicionar a etiqueta aos produtos que vende, deve incluir o seu logótipo e informações do produto. Isto inclui o próprio nome do produto, bem como quaisquer informações extra de que o seu cliente possa precisar como ingredientes, sabor ou instruções de utilização.

Dica Vistaprint

Quer realçar uma característica especial de certos produtos ou dar aos clientes um pré-aviso sobre um artigo? Use autocolantes para destacar determinados ingredientes ou alergénios ou para informar que algo é totalmente natural ou feito localmente.

Etiquetas para embalagens

Para dar um toque final às embalagens, o melhor é manter o design simples, com apenas o seu logótipo e o nome do seu negócio. Certifique-se de que estas etiquetas combinam com o resto das suas embalagens: isto vai reforçar a sua identidade de marca e criar um aspeto coerente nas suas embalagens.

Etiquetas para correspondência

No caso das etiquetas que são adicionadas à correspondência enviada, deve pensar em incluir o seu logótipo e endereço da empresa. Assim, pode dar um toque da sua marca às embalagens antes de serem carimbadas com a etiqueta da transportadora externa.

De que tamanho de etiqueta preciso?

O tamanho da sua etiqueta vai depender do propósito a que esta se destina. Para embalagens e correio, um tamanho mais pequeno é mais sensato para dar um toque final a artigos mais pequenos. As etiquetas de endereço de retorno têm o tamanho perfeito para incluir o endereço da sua empresa e o logótipo num envelope de uma forma organizada e em linha com a sua marca.

Se está a criar etiquetas para produtos, provavelmente quererá algo um pouco maior para facilitar a leitura aos clientes, embora isto também dependa do tamanho do seu produto. O que funciona bem num recipiente de loção poderá não ficar bem num frasco de especiarias mais pequeno.

Recomendamos que meça o recipiente do seu produto para decidir o que ficará melhor. Poderá também optar por um tamanho maior ou mais pequeno, dependendo do seu design. Se tiver um logótipo maior ou precisar de incluir muitas informações, tenha isso em mente ao escolher o tamanho.

Como escolho uma forma?

O formato da sua etiqueta deve adequar-se ao seu propósito e à sua marca. As formas quadradas e retangulares proporcionam um pouco mais de espaço, mas em última análise deve optar pelo que fica melhor com o seu logótipo e design. Em alguns casos, um formato oval ou circular vai complementar a estética da marca melhor do que um tradicional retângulo. Noutros, um rebordo quadrado realça o logótipo.

Se pretende destacar-se com algo mais inesperado, criar um formato personalizado para a sua etiqueta poderá ser a melhor opção. Os nossos rolos de etiquetas personalizados podem cortar-se em qualquer forma que pretender, tornando-os únicos para si e para a sua marca.

Que acabamento devo usar?

Ao desenhar a sua etiqueta, deverá escolher um acabamento e um tipo de material. Isto irá afetar o aspeto geral da sua etiqueta. Além daquilo que se adapta melhor à sua marca, há outros aspetos a considerar ao escolher o seu acabamento.

A sua etiqueta precisa de ser resistente à água?

Se está a etiquetar produtos que podem estar em contacto com água ou precisam de ser guardados num frigorífico ou congelador, escolha uma etiqueta de plástico. Este material é o melhor para artigos como produtos de banho e para corpo e adere bem a superfícies curvas como frascos e boiões.

As suas etiquetas vão ser aplicadas numa superfície seca?

As etiquetas de papel são muito versáteis e podem usar-se em todos os tipos de superfícies secas, em que a resistência a água não é um requisito. São também uma opção económica para embalagens como sacos de papel e caixas.

Qual é a sua conceção estética?

Se gosta do aspeto de etiquetas que permitem que o produto se destaque, escolha uma etiqueta transparente. Esta opção é excelente para recipientes de vidro e de plástico, quando quer que os seus clientes vejam o que está no interior. Quer dar um toque de luxo? Um acabamento brilhante dourado ou prateado pode dar um aspeto sofisticado aos produtos e embalagens. Esta opção é excelente para presentes ou produtos gourmet.

Que quantidade é a melhor para mim?

Já tem uma ideia do design da sua etiqueta e sabe que aspeto pretende que esta tenha? A última coisa em que tem de pensar antes de começar a criar é a quantidade de que precisa. Dependendo de como as usa, alguns formatos poderão ser mais adequados que outros.

Folhas de etiquetas

Se precisa de quantidades reduzidas, as folhas de etiquetas são uma opção excelente e económica. São disponibilizadas em folhas A4 e numa variedade de tamanhos e formatos. Esta é uma excelente opção para a primeira vez que encomenda etiquetas.

Rolos de etiquetas

Se precisar de quantidade maiores, os rolos de etiquetas são a opção certa. Vêm enroladas em torno de um tubo e são fáceis de guardar. Esta opção é económica, se encomendada em grande quantidades e existem várias opções de formatos.

Autocolantes individuais

Se precisa de alguns autocolantes para brindes e eventos, os autocolantes individuais são o ideal para si. Disponíveis em maiores quantidades, estes autocolantes são um excelente extra com a sua marca para oferecer a clientes e distribuir em feiras.

3 dicas para design de etiquetas

  • Para escolher a forma da etiqueta, pense na forma da imagem ou do grafismo que vai usar.
  • Use tipos de letra maiores e pouco texto para melhorar a legibilidade.
  • Concentre-se num único elemento cativante, como o logótipo, uma promoção especial ou um pormenor do produto. Não se esqueça de que as pessoas podem estar a procurar numa prateleira repleta de produtos, pelo que o seu tem de se destacar.