Tempo de leitura estimado: 3 minutos
Se explora um negócio com loja física, o termo «janela de oportunidade» não poderia ser mais adequado. A montra da sua loja é o primeiro ponto de partida para atrair transeuntes e mostrar a sua marca, mas nem todos os proprietários de negócios tiram o máximo partido deste espaço.
A sua montra não se apresenta apenas como um veículo para exibir os seus produtos, mas pode ser também um espaço utilizado para consolidar a sua marca e estabelecer uma ligação com potenciais clientes. O visual merchandising, que inclui a arte de preparar montras ou vitrinismo, pretende atrair os cientes ao contar uma história, criando um ambiente e convidando-os a entrar para descobrir mais.
Reunimos alguns conselhos nesta matéria para o ajudar a criar montras com apresentações visuais mais eficazes e atrair mais pessoas para a sua loja. Conversámos também com Maria Vasco, Fundadora e CEO da Uvida Shop, uma loja de produtos amigos da natureza e de desperdício zero, para conhecermos algumas das suas dicas de visual merchandising.
Em primeiro lugar, faça algumas perguntas a si próprio.
Para criar montras com êxito, existem alguns aspetos simples mas importantes a ter em conta.
Quão «visuais» são os seus produtos?
Se os seus produtos forem visualmente apelativos, terá um bom ponto de partida. Mas se os produtos que vende forem mais práticos do que propriamente bonitos, ainda assim poderá criar uma montra com impacto, direcionando a atenção para as funcionalidades e vantagens dos seus produtos, ou criar um cenário em torno da experiência que os seus produtos oferecem.
Quem é o seu público-alvo?
Compreender o seu cliente-alvo irá influenciar os tipos de adereços que usa na montra, se precisa de refletir as tendências atuais, ou a rapidez com que precisa de captar as atenções de quem passa pelo seu espaço comercial. Por exemplo, é mais provável que funcionários de escritório na pausa para almoço demorem menos tempo a observar a sua montra do que pessoas que estão de férias.
Em que tipo de rua se localiza o seu estabelecimento?
Durante a preparação de uma montra, é essencial pensar no ângulo de visão dos transeuntes. O seu estabelecimento está localizado numa rua movimentada onde as pessoas conseguem ver a montra a alguns metros de distância? Ou num passeio estreito onde as pessoas passam muito perto da montra? Também pretende captar a atenção das pessoas que passam de carro pela sua montra? As respostas afetarão o modo como irá utilizar o espaço da sua montra da melhor forma.
Está pronto para começar a criar? Siga estas 6 orientações de merchandising visual:
- Crie um cenário.
- Exalte os seus produtos.
- Não tenha receio de utilizar cores e contrastes.
- Reflita na sua montra a época do ano.
- Surpreenda e encante.
- Mantenha um registo fotográfico.
1. Crie um cenário.
Na área do marketing costuma-se dizer que as pessoas não compram produtos mas sim experiências. Uma forma de contar uma história visualmente apelativa consiste em criar um cenário em torno dos seus produtos que dê vida a uma experiência, ofereça inspiração e crie desejo. Por exemplo, se vende produtos alimentares ou mercearia, experimente colocá-los sobre uma manta de piquenique com um cesto e copos de champanhe. Depois, acrescente elementos verdes ou flores artificiais para criar a sensação de estar no meio da natureza. Mesmo que venda frascos de picles, ao utilizar adereços para criar um cenário em redor dos mesmos, conseguirá levar os clientes a entrar e a criar a sua própria experiência com os produtos da sua loja.
Maria transpõe a missão de proteção ambiental da Uvida Shop para a sua montra. «Neste momento, temos musgo verdadeiro nas prateleiras de exposição da nossa montra para fins de decoração, o que ajuda muito a transmitir a mensagem de que somos uma loja de produtos naturais aos nossos clientes.»
2. Exalte os seus produtos
Se se limitar a apresentar apenas uma montra cheia de produtos, é provável que isso seja sentido pelo cliente como uma invasão em vez de um convite a entrar na loja. Identifique um ponto de destaque, que será o seu produto principal, e disponha as coisas de forma a guiar o olhar para o mesmo, em vez de assoberbar os potenciais clientes com um montra repleta de produtos. Escolha um produto principal como foco e «glorifique-o», dando-lhe a posição mais proeminente na montra. Coloque produtos complementares ou adereços em torno desse produto, formando uma pirâmide para ajudar a direcionar o olhar para o foco principal.
Dica VistaPrint
Se quiser incluir etiquetas de preços ou informações de venda na montra, faça-o de forma discreta; caso contrário, estará a desvalorizar a sua montra com táticas demasiado promocionais, ou a desincentivar as pessoas a entrar na loja se esta parecer demasiado cara.
3. Não tenha receio de utilizar cores e contrastes.
Se os seus produtos tiverem cores vivas, tire partido disso para chamar a atenção. Caso não tenham, tente acrescentar um cenário de fundo para criar contraste e ajudar a destacá-los. Poderá também adicionar cor e interesse visual com uma tinta temporária no vidro da montra ou flores sazonais. Na altura de escolher as cores para a sua montra, opte por apenas algumas cores-chave, pois o conjunto de cores deverá ser complementar e refletir a identidade visual da sua marca. «Tentamos assegurar que a nossa montra está em conformidade com a marca usando as mesmas cores», refere Maria.
Quando pensar no contraste, tenha em conta o tipo de negócio e a forma como pode usar a iluminação. Vende sabonetes e velas artesanais? Então a iluminação fluorescente não será a melhor opção para a sua montra, pois essa seria uma escolha mais adequada para uma farmácia, por exemplo.
4. Reflita na sua montra a época do ano.
Acompanhar a época do ano é uma forma simples de ganhar relevância e de estabelecer uma ligação entre a marca e a comunidade. A apresentação de ideias de presentes é uma forma de o fazer, além de contribuir para aumentar as vendas. Mas se os seus produtos não forem adequados para oferecer, basta adicionar alguns elementos festivos à sua montra para ajudar a criar uma ligação emocional e mostrar vontade de acompanhar a altura do ano.
Dica VistaPrint
Mantenha a sua montra atualizada com um póster ou lona publicitária sazonal, pois é uma forma acessível e fácil de estar alinhada com o momento temporal.
5. Surpreenda e encante.
A utilização de um adereço invulgar ou de um toque de humor na sua montra pode ser uma excelente forma de alegrar o dia de quem por ali passa. (Afinal de contas, quem não adora um sinal no passeio com uma banda desenhada divertida?) Além disso, estará a prometer a quem entrar na loja que terá uma experiência divertida e leve.
Outra forma de manter a curiosidade dos clientes passa por atualizar regularmente a sua montra, mesmo que seja apenas com um novo póster de divulgação de uma promoção ou evento. «Na Uvida atualizamos a apresentação da nossa montra no início de cada mês», afirma Maria. «Fazêmo-lo porque queremos mostrar aos potenciais clientes os novos produtos que possam ter chegado à loja e porque gostamos de atualizar a montra em função das festividades celebradas em cada mês.»
6. Mantenha um registo fotográfico.
Sempre que atualizar a sua montra, tire uma fotografia e mantenha as fotos numa pasta de fácil acesso no seu computador ou telemóvel. Caso tenha tido uma montra com um êxito estrondoso no último S. Valentim, poderá recriá-la no ano seguinte. Também poderá usar essas fotos nas suas redes sociais para que os clientes saibam que há algo novo na loja.
Além disso, é boa ideia registar os comentários das pessoas sobre a montra, por isso não tenha medo de pedir a opinião aos clientes quando entrarem na loja! O principal conselho de Maria para os proprietários de espaços comerciais que se debatem com a falta de ideias para as suas montras é solicitar opiniões aos clientes. «Obtemos opiniões de clientes sobre as nossas montras e, muitas vezes, trata-se de conselhos muito úteis sobre algo em que os membros da nossa equipa não tinham pensado ou de que não se tinham apercebido. É habitual os clientes repararem em coisas que os proprietários dos espaços comerciais não reparariam.»