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As festas estão mesmo aí à porta. Esta época tem tendência a ser extremamente agitada para todos os envolvidos, incluindo os proprietários de pequenos negócios. Por isso, vamos falar honestamente. Numa escala de um a dez, qual o seu nível de organização para a loucura das festividades?
Quer se sinta confiante no nível nove, num apreensivo cinco ou em pânico, no nível dois, agora é a altura para começar a preparar-se para as festas. Pode fazê-lo ao pesquisar tendências de marketing para a época festiva no seu setor, ao implementar a sua estratégia de marketing para as festas ou ao definir as promoções que vai divulgar aos seus clientes nesta época festiva.
E, embora a preparação para as festas seja sempre importante, acompanhar o seu plano de marketing em 2022 é fundamental.
Ter as suas ideias e estratégia de marketing para as festas definidas vai fazer com que tire o máximo proveito desta época em que os consumidores estão mais ativos.
Não sabe por onde começar? Não se preocupe: temos tudo de que precisa. Criámos uma lista cheia de dicas de marketing para as festas, com coisas a fazer em cada um dos meses, a começar em outubro. Vai aprender como implementar a sua estratégia e nós vamos certificar-nos de que se prepara para lidar com a agitação das festas, criar ligações sólidas com os seus clientes e gerar vendas. Também pode consultar o nosso guia de planeamento da época festiva para ver o que deverá começar a fazer este verão para preparar o período das festas.
Dicas de outubro para marketing na época festiva
Outubro pode ser o mês das bebidas quentes, das abóboras esculpidas e das camisolas de malha, mas é também uma oportunidade para se adiantar em termos de marketing para a época das festas. Aqui ficam algumas tarefas de marketing para outubro que pode riscar da sua lista de coisas a fazer para as festas e preparar-se para atingir o sucesso nos meses seguintes:
● Crie um plano de festas detalhado. Fazer uma pequena preparação e planear tudo com antecedência vai garantir que está tudo pronto para as festas e permitir-lhe sentir-se com vontade de festejar (em vez de ter um ataque de nervos) quando as festas chegarem em força.
● Crie um orçamento para as festas. Poderá sentir a tentação de gastar mais no seu negócio durante a época das festas, mas não é conveniente gastar mais do que aquilo que efetivamente pode. Crie um orçamento, seja realista e cumpra o que estipular.
● Inspire-se. Faça alguma pesquisa e veja o que outros negócios estão a fazer para se promoverem. Passe algum tempo a espreitar os perfis nas redes sociais (Pinterest, Facebook e Instagram) para ver se há algo que seja relevante também para a relação com os seus clientes. Depois, use essas ideias como inspiração ao criar o seu plano de marketing para as festas.
● Faça alguma pesquisa de mercado. De que estão os seus clientes à procura nesta época festiva? De que forma vai responder a essas necessidades? Agora, é a altura de fazer pesquisa para conseguir ter o melhor desempenho quando a época festiva estiver a pleno vapor.
● Prepare o seu inventário. Pode parecer que tem muito tempo até ao pico da época festiva, mas a verdade é que a agitação das festas vai começar mais cedo do que pensa. Encomende e organize o seu inventário para a época alta.
● Encomende os seus materiais de publicidade. Está na altura de adquirir os materiais de marketing para quaisquer saldos ou promoções que esteja a planear para a época das festas. Quer ande em busca de lonas publicitárias, postais, folhetos, pósteres ou placas de espuma para espalhar a alegria natalícia, comece a abastecer-se dos materiais de que precisa para toda a época.
● Prepare tudo de que precisa para as embalagens nas festas. A época festiva é a altura dos presentes. E os presentes com um aspeto fantástico vão garantidamente obter as reações mais intensas dos destinatários. Decida como quer embrulhar as encomendas que vai enviar por correio e as compras feitas em loja. Pense em como vai salpicar as suas embalagens com uma generosa dose de espírito festivo. Por exemplo, pondere incluir um autocolante festivo em cada encomenda ou embrulhar a sua caixa com fita adesiva personalizada.
● Planeie as suas promoções da Black Friday ou da Cyber Monday. Os consumidores ADORAM promoções, mas se quer que as suas sejam eficazes, precisa de um plano eficaz. Que promoções vai fazer? Quais são as datas de lançamento? De que forma vai divulgar as suas principais promoções da época? Implemente o seu plano e comece já a criar rascunhos dos e-mails promocionais; assim, quando chegar a altura, é só clicar em “enviar”.
Dica VistaPrint
A Black Friday e a Cyber Monday são dois dos principais dias de promoções no ano, mas não precisa de esperar até ao final de novembro para fazer uma promoção. Se pretende incentivar novos clientes, experimente oferecer descontos diários e vendas-relâmpago exclusivas para subscritores.
Dicas de novembro para marketing na época festiva
Quando ouve a palavra “novembro”, a maioria das pessoas pensa em dias frios, no cheiro das castanhas acabadas de assar e em como começa a saber bem aquela bebida quente a meio do dia. Mas novembro é também um mês com dois dias festivos essenciais para compras: Black Friday e Cyber Monday.
Uma vez que estes dois dias promocionais são perto do final do mês, terá tempo para fazer algumas minipromoções nas primeiras semanas para atrair clientes mais proativos e prepará-los para as compras mais extravagantes nos últimos dias de novembro. Esta é também uma excelente altura para decorar a sua montra – física e digital!
● Decore a sua frente de loja. Se tem uma loja física, está na altura de a vestir a rigor, ou seja, decorar a montra de acordo com a época. Decore o exterior com arte para as janelas, lonas publicitárias e decalques festivos. No interior, faça com que os clientes entrem no espírito natalício: ponha a tocar as músicas da época e acenda algumas velas com aromas de outono e inverno para criar a atmosfera perfeita. Se a sua loja não for muito espaçosa e tiver preocupações com a ocupação máxima (e cumprimento do distanciamento social), pense em formas de incentivar as compras sem necessidade de se formarem multidões: organize eventos virtuais ou com capacidade limitada ou agende sessões de compras individuais.
● Decore o seu web site. A sua casa digital é tão importante como a sua loja física. Por isso, se tem um web site, não se esqueça de decorar também a sua montra digital: crie uma página especificamente dedicada à compra de presentes, acrescente um banner com um ramo de azevinho na sua página inicial ou mude a paleta de cores para incluir tonalidades em linha com as festas.

Dica VistaPrint
Vai lançar alguns produtos ou promoções especiais para os clientes durante o pico das compras de Natal? Informe-os antecipadamente com uma newsletter, um postal ou uma publicação nas redes sociais.
● Encomende cartões de agradecimento ou presentes com o seu logótipo. A época festiva é a altura perfeita para agradecer aos seus clientes e colaboradores, seja com uma nota escrita à mão ou merchandising com a sua marca. Expressar a sua gratidão é uma excelente forma de entrar no espírito natalício e também pode ajudar a fortalecer as suas relações para o ano seguinte.
● Encomende os seus postais de boas festas com antecedência. Os postais de boas festas são uma excelente forma de se relacionar com os seus clientes, colaboradores e fornecedores. Encomende-os com antecedência e em maior quantidade que a necessária (é provável que haja mais pessoas a merecer um postal de boas festas do que as que pensa!). E se encomendar demasiados postais de boas festas? Não se preocupe! Inclua-os nas encomendas por correio ou nos sacos de compras para dar um toque festivo.
● Comece a planear as suas ideias de marketing para o Natal. Muitos consumidores compram prendas de Natal na Black Friday e na Cyber Monday, por isso, é conveniente implementar o seu plano de marketing antes de essas promoções entrarem em vigor.
● Lance a sua promoção de Black Friday. A última sexta-feira de novembro, mas conhecida como Black Friday, é um dos dias de compras mais importantes do ano. Garanta que a sua mensagem é clara e que os seus clientes sabem exatamente que saldos e promoções podem esperar. Se teme que demasiados compradores gerem uma multidão na sua loja, ao mesmo tempo, pondere implementar um sistema de marcações para gerir o fluxo de tráfego.
● Participe no Small Business Saturday. Este ano, o Small Business Saturday é no sábado, 26 de novembro. Se quer gerar vendas com os compradores que estão dispostos a gastar o seu dinheiro em pequenos negócios, pondere implementar uma promoção que se prolongue por este fim de semana.
● Lance a sua promoção de Cyber Monday. A Black Friday e o Small Business Saturday podem ser dias de compras muito importantes. Mas então e os consumidores que preferem comprar a partir de suas casas? Para esses, o ideal é a última segunda-feira de novembro: a Cyber Monday. Aproveite este dia festivo de promoções e divulgue ofertas exclusivas (por exemplo, o acesso a compras antecipadas) para os subscritores de newsletter e seguidores nas redes sociais.
● Pendure pósteres e lonas publicitárias. As promoções não terminam nestes dias festivos, por isso, use pósteres e lonas publicitárias para anunciar promoções a acontecer em breve, atrair potenciais clientes e deixar os seus clientes entusiasmados com as festas e as promoções de Natal que aí vêm.
Dicas de dezembro para marketing na época festiva
Dezembro é a última etapa da época festiva. Embora seja conveniente continuar a usar as suas estratégias de marketing para manter o seu público a fazer compras até ao Ano Novo, à medida que a época das compras para as festas começa a abrandar, aproveite e abrande também. Dezembro proporciona uma excelente oportunidade para refletir acerca dos seus sucessos em 2022, ansiar pelo novo ano e pensar em como vai ter um ano ainda mais bem-sucedido em 2023.
● Registe e analise os resultados das suas promoções de Black Friday e Cyber Monday. Se pretende continuar a melhorar as suas promoções de Black Friday e Cyber Monday todos os anos, deve analisar o que funcionou e, com igual atenção, o que não funcionou tão bem. Analise os dados das suas vendas e tome nota das que foram dominantes e as que não tiveram grande sucesso e, depois, use essa perspetiva para desenvolver a sua estratégia para a época festiva do próximo ano.
● Analise a adesão dos compradores. Por um lado, deve ter colaboradores suficientes, em 2023, para acompanhar a procura dos compradores. Por outro lado, não é conveniente ter uma equipa demasiado grande e ter demasiados colaboradores na loja, desnecessariamente. Para evitar que isto aconteça, analise os padrões de tráfego dos compradores. A loja esteve mais tranquila durante a manhã e as longas filas só se formaram à tarde? Compreender o tráfego típico em loja, em 2022, vai ajudar a organizar horários eficientes para a equipa em 2023. Além disso, se as coisas se alterarem e o tráfego aumentar em 2023, pode sempre reavaliar as suas necessidades de contratação.
● Pondere fazer uma remodelação. O novo ano proporciona novas oportunidades e, se tem estado a pensar em remodelar a sua marca (seja com a criação de um novo logótipo ou a atualização do seu web site), agora é uma excelente altura para o fazer.
Dica VistaPrint
Precisa de ajuda para renovar a sua marca para a época festiva? Com a 99designs por VistaPrint, obtém acesso a designers (como okdesignstudio), que podem ajudar com todas as suas necessidades de design e branding.
● Pense nos aspetos a melhorar no ano seguinte. Independentemente do seu nível de sucesso, há sempre espaço para evolução. Encomendou uma grande quantidade de um artigo que pensou que se ia vender como pãezinhos quentes, mas que depois afinal não vendeu tanto como esperava? Deixou esgotar um artigo essencial, como sacos e embalagens com a sua marca a meio da agitação da época festiva e isso causou uma enorme atrapalhação em dezembro? Agora, é a altura de ver onde teve dificuldades, aprender com isso e desenvolver um plano para melhorar em 2023.
● Prepare-se para entrar em força em janeiro. É conveniente começar 2023 com o pé direito e isso significa dar os passos necessários para se preparar para o sucesso no novo ano. Quer opte por adquirir mais stock ou criar um calendário com datas importantes (como as férias da equipa ou promoções sazonais), ter tudo devidamente organizado vai fazer com que tudo flua melhor quando terminar a época das festas e 2023 começar oficialmente.
A época festiva proporciona excelentes oportunidades de se relacionar com os seus clientes e gerar vendas, desde que tenha a estratégia de marketing adequada. E, agora que sabe exatamente como lidar com as suas tarefas de marketing em cada mês, tem tudo de que precisa para ter uma fantástica época de compras festivas em 2023. De que está à espera? Atire-se de cabeça, entre no espírito natalício e atire a primeira bola (de neve) no seu marketing para a época festiva.