Tempo de leitura estimado: 6 minutos
Estivemos à conversa com Tristan LeBreton, Diretor criativo da 99designs por Vista, sobre dicas para criar sinalética que se destaque. Leia os conselhos de Tristan e saiba como criar placas, lonas publicitárias e pósteres que captem as atenções e sejam fáceis de ler.
A sinalética é uma ferramenta incrivelmente eficaz para divulgar informações essenciais, captar as atenções do seu cliente ideal e incentivar as pessoas a uma ação: fazer compras na grande promoção da sua loja de roupa, participar num evento no seu restaurante ou inscrever-se como membro do seu ginásio.
No entanto, nem todas as placas são criadas da mesma forma e o impacto da sua sinalética vai depender muito da qualidade do design. Se pretende criar placas que tenham impacto nos seus clientes e contribuam para os objetivos do seu negócio, siga estas três dicas de design de sinalética.
- O contraste ajuda a sua placa a destacar-se.
- A hierarquia indica às pessoas o que devem ler primeiro…
- …e a legibilidade garante que as pessoas percebem a mensagem da sua placa.
1. O contraste ajuda a sua placa a destacar-se.
“Criar contraste é uma forma eficaz de assegurar que as pessoas conseguem ler a sua placa de forma rápida e simples”, diz Tristan. “Para criar contraste com cor, evite sobrepor cores que se complementem ou que sejam semelhantes, como texto laranja sobre um fundo vermelho, por exemplo. Em vez disso, combine cores que se destaquem umas das outras como texto vermelho num fundo branco.”
Um design de alto contraste é excelente para a legibilidade, uma vez que garante que a sua mensagem se destaca, no verdadeiro sentido da palavra. Regra geral, usar uma cor escura para o fundo e uma cor clara para o texto (ou vice-versa) é a melhor forma de criar contraste no seu design de sinalética.
Por exemplo, se o design da sua placa contém texto branco sobre um fundo preto, o texto branco vai “saltar à vista” em relação ao fundo preto, fazendo com que a sua mensagem se torne significativamente mais fácil de ler. Por outro lado, se o design da sua placa tiver texto azul-marinho sobre um fundo preto, o texto não vai destacar-se… e os seus clientes vão ter dificuldade na leitura. Se não conseguirem ler imediatamente o que a placa diz, o mais provável é que continuem a andar e a sua mensagem acabe por perder-se.
Algumas combinações de cor que podem funcionar para criar contraste no seu design de sinalética:
- Preto e branco
- Preto e amarelo
- Azul-marinho e branco
- Verde e branco
Pode também fazer experiências com diferentes elementos para criar contraste adicional e destacar partes específicas da sua placa. Por exemplo, se estiver a criar uma lona publicitária para publicitar uma futura promoção, pode optar por um fundo escuro e texto claro. Depois, adicione um quadrado à lona publicitária com um fundo claro e texto escuro para chamar a atenção para uma parte específica da sua mensagem (comoum desconto de 50%).
Criar contraste visual, combinando cores claras e escuras, não só vai captar as atenções dos clientes, como vai também assegurar que, assim que tiver a atenção destes, podem facilmente ler a mensagem da sua placa.
2. A hierarquia indica às pessoas o que devem ler primeiro…
Os seus clientes têm de conseguir ler a sua placa. A forma como a leem é igualmente importante e é aqui que entra a hierarquia.
A hierarquia é um princípio de design que usa o tamanho e escala para transmitir importância. No design de sinalética, deve usar a hierarquia para mostrar aos seus clientes o que devem ler primeiro e para realçar as informações mais importantes no design da sua placa.
O tamanho do texto é uma forma simples de usar hierarquia visual no design das suas placas. O tipo de letra maior capta as suas atenções primeiro, por isso, a parte mais importante da sua mensagem deve ser a maior. A partir daqui, pode usar tipos de letra mais pequenos para transmitir informações menos importantes.
O local e a forma como dispõe o texto são também importantes. Em muitos idiomas, as pessoas leem da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, colocar o texto maior (e mais importante!) no cimo e ir diminuindo a partir daí pode ser uma forma eficaz de comunicar a importância de cada elemento de texto.
Imaginemos que está a criar um póster para publicitar o novo prato do dia no seu restaurante. Poderá colocar o texto “Prato do dia” em grandes letras no cimo da página. Depois, liste os detalhes do prato num tipo de letra mais pequeno a meio da página. E, finalmente, no fundo da página partilhe os dados de contacto do seu restaurante.
Resumindo e concluindo… No que toca a hierarquia visual, quanto maior e mais proeminente for um elemento, mais provável é que este capte a atenção de alguém.
Dica VistaPrint
Se não tem a certeza de como pode aproveitar a hierarquia visual no seu design de sinalética, usar um modelo (onde a hierarquia já está definida) pode ser muito útil. Precisa de ajuda para começar? A VistaPrint tem centenas de modelos de sinalética para ajudar no seu design de sinalética!
3. …e a legibilidade garante que as pessoas percebem o que estão a ler.
Tal como mencionámos anteriormente, para que a sua placa seja eficaz, os clientes têm de conseguir ler o texto. Embora o contraste e a hierarquia desempenhem um importante papel na capacidade de leitura dos seus clientes, existem outros elementos que podem contribuir para a legibilidade da sua placa.
Então, quais são exatamente esses elementos? Alguns elementos de design podem ter um enorme impacto na legibilidade da sua placa e, consequentemente, na eficácia desta. Eis alguns desses elementos:
- Tipo de letra. Os seus tipos de letra são dos elementos de design mais importantes. “Os tipos de letra que escolhe podem ser um fator decisivo no sucesso de uma placa”, diz Tristan. Alguns tipos de letra são mais legíveis que os outros. Por exemplo, um tipo de letra simples sem serifa (como Arial) será mais fácil de ler do que um tipo de letra complexo manuscrito ou tipo pincel (como o Pinyon Script). Ainda mais, se o seu cliente estiver a olhar para a sua placa à distância. Se pretende criar uma placa bem legível, opte por tipos de letra mais simples. E, se decidir usar um tipo de letra manuscrito ou tipo pincel, opte por um tamanho maior.
- Espaço. Poderá sentir a tentação de preencher cada centímetro do seu póster, lona publicitária ou outro tipo de placa com informações. No entanto, tentar enfiar demasiados elementos no design da sua sinalética pode ser visualmente desagradável e dificultar a leitura para os seus clientes. Em vez disso, opte por deixar espaço em branco no seu design. “As placas com demasiada informação são muito mais difíceis de ler, por isso, não tenha medo de espaço ‘negativo’ ou espaço ‘em branco’, sugere Tristan. “Tente que 30 a 40% da superfície da sua placa seja espaço em branco para assegurar que elementos importantes, como o seu logótipo e mensagem, se destacam claramente.”
- Maiúsculas. O uso de maiúsculas pode ser uma forma eficaz de captar a atenção para uma palavra ou frase específica no design da sua sinalética. Mas se exagerar no uso destas, AS MAIÚSCULAS PODEM, NA VERDADE TORNAR A SUA PLACA MAIS DIFÍCIL DE LER. (Pensamos que concordará, face à amostra acima.)
- Altura da letra. A altura das letras vai determinar a facilidade de leitura da sua placa: quanto mais altas forem, mais fácil será ler a sua placa à distância. Este gráfico dá-lhe uma ideia geral da altura que devem ter as suas letras conforme a distância a que os clientes estarão da sua placa:
Resumindo e concluindo… “A legibilidade é, sem dúvida, o fator mais importante no design de sinalética”, diz Tristan. “O objetivo principal de uma placa é comunicar a mensagem pretendida, de forma clara e rápida. Assim, deverá ter isto em mente ao fazer todas as opções de design.”
Mais ideias de design de sinalética para ajudar a aproveitar ao máximo a sua placa
Precisa de mais ideias para criar uma placa com mais impacto? Aqui ficam algumas dicas para ter em conta durante o processo de design:
- Use cor para inspirar ação. As cores são poderosas. “As cores têm conotações psicológicas, emocionais e culturais específicas, que podem influenciar o comportamento dos consumidores e as decisões de compra”, explica Tristan. Quer que a sua placa seja eficiente? Use essas conotações a seu favor. Por exemplo, se quer que as pessoas se entusiasmem com a sua próxima promoção, experimente incluir vermelho no design da sua sinalética, uma cor que é associada ao entusiasmo. Se pretende que a sua placa inspire confiança nos clientes, use azul no seu design, uma vez que esta cor se associa a fiabilidade e confiança.
- Pense no local em que a sua placa vai ser exposta. Ao criar a sua placa, é importante pensar no resultado final e deixar que isso motive as suas decisões de design. “Compreender como e onde a sua placa será vista é fundamental”, diz Tristan. “Será vista pelas pessoas que passam a pé ou de carro? Vai estar a competir pela atenção num centro comercial cheio de gente ou numa rua comercial sossegada? Saber estas respostas vai ajudar a que escolha um tamanho, formato e design mais adequado e eficaz.”
- Use a sua sinalética para reforçar a sua marca. A sinalética é uma oportunidade de reforçar a sua marca junto dos seus clientes e é uma oportunidade de que deve tirar partido. “A sua placa deve ser desenhada em consonância com o resto dos elementos da sua marca, como o seu logótipo, tipos de letra, cores e mesmo o tom de voz da marca”, aconselha Tristan. “Embora queira que a placa se destaque, é necessário que esta seja uma extensão da sua marca. Esta consistência assegura que é reconhecível e incita um senso de fiabilidade e confiança no seu público.”
- Use criatividade no seu design. Para que a sua sinalética capte a atenção do seu cliente ideal, precisa de pensar de forma inovadora no que toca às ideias para placas do seu negócio. Use a criatividade! Procure formas novas e diferentes de divulgar a sua mensagem e criar um design com impacto; quanto mais moderno e inovador for o seu design de sinalética, mais irá captar a atenção do seu cliente… e conseguir resultados para o seu negócio.