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O marketing digital para pequenas empresas não tem de ser complexo para ser bem-sucedido. Só precisa de um planeamento simples, mas ponderado, e uma abordagem de marca consistente.
Se o seu pequeno negócio estiver pronto para dar o salto para o marketing digital, veio ao sítio certo. A nossa checklist de 7 pontos fornece um guia passo a passo para lançar uma estratégia de marketing digital de sucesso para qualquer negócio. Quer esteja a começar de raiz ou pronto para remodelar a sua estratégia atual, siga estes passos para lançar uma presença online eficaz e profissional.
- Crie uma identidade de marca forte.
- Construa um Web site.
- Dê prioridade a um ótimo serviço de apoio ao cliente.
- Estabeleça uma presença nas redes sociais.
- Ative o e-mail marketing.
- Comece um blogue.
- Experimente a publicidade online.
1. Crie uma identidade de marca forte.
Quem é? Quem representa a sua marca? Criar uma identidade de marca é essencial para uma estratégia de marketing digital de sucesso. É importante ter uma ideia da missão da sua empresa e do que a torna especial. Em seguida, é necessário projetar esses valores em tudo o que faz – do nome do seu negócio às fotografias que publica no seu Web site e ao tom de voz que usa nas redes sociais.
Construir uma imagem de marca forte começa com um logótipo bem concebido e com a escolha das cores e tipos de letra adequados. Estes elementos visuais serão uma ajuda a tornar a sua marca fácil de identificar e dar-lhe-ão um toque profissional e refinado. Não se esqueça: a consistência é fundamental no que toca a construir a sua marca, por isso, garanta que se mantém coerente nos seus materiais de marketing digital e impressos, bem como em quaisquer comunicações que envie para os clientes.

DICA VISTAPRINT
Precisa de ajuda para criar um logótipo personalizado para a sua pequena empresa? Crie um pessoalmente com a Logomaker by VistaPrint ou contacte um profissional da 99designs por Vista para dar vida à sua marca.
2. Construa um Web site.
O seu Web site é o centro da sua presença online e também, muitas vezes, a primeira impressão que os clientes têm da sua marca. Mesmo que seja um negócio com espaço físico que depende das visitas de clientes, há uma grande probabilidade de os clientes procurarem primeiro online antes de irem à loja. Por isso, é essencial que tenha um Web site profissional.
À medida que cria o seu Web site, pense nos seguintes elementos:
- O nome de domínio certo. Certifique-se de que escolhe um que reflete o nome do seu negócio tanto quanto possível e que é fácil de lembrar. Para ajudar a limitar a sua procura, pergunte-se estas questões: O nome corresponde à minha marca? É memorável? É fácil de soletrar?
- Otimização para motores de busca. A otimização para motores de busca (ou SEO) desempenha um papel importante na sua estratégia de marketing digital. Criar um Web site otimizado irá melhorar o seu lugar nas pesquisas web. Pode fazer isto ao incorporar palavras-chave no conteúdo e back-end do seu site.
- Design web envolvente. A maioria das pessoas foca-se muito no aspeto visual, por isso, opte por fotografias apelativas e de alta qualidade (ou até mesmo um breve vídeo) e tipos de letra simples que sejam fáceis de ler.
- Design adaptado para dispositivos móveis. Com a utilização da Internet móvel a exceder agora a utilização em computadores, um Web site com capacidade de resposta móvel é essencial. Um Web site com boa capacidade de resposta ajustar-se-á ao tamanho do ecrã de diferentes dispositivos, como computadores de secretária, tablets ou smartphones. Isto irá ajudá-lo a alcançar mais clientes, a proporcionar uma melhor experiência ao utilizador e irá beneficiar o seu posicionamento SEO: o Google coloca agora os sites móveis antes dos sites desktop. A maneira mais fácil de criar um Web site com boa capacidade de resposta móvel é utilizar um criador de Web site que ofereça modelos com capacidade de resposta… E certifique-se de que testa as alterações ao seu Web site no seu computador e no seu smartphone.
- Navegação fácil. Crie o seu Web site de uma forma clara e simples que é fácil de navegar pelos visitantes. Os potenciais clientes ficarão felizes por conseguirem encontrar aquilo que procuram em apenas alguns cliques.
- Conteúdo útil. Adicione conteúdo relevante e útil, como a informação de contacto, uma página “Quem somos” e descrições claras dos seus serviços e produtos. O seu texto deve ser, de uma forma geral, fácil de ler, informativo e conciso.
- Imagem de marca consistente. O seu Web site deve ser um reflexo da sua marca. Os visitantes devem criar imediatamente uma ligação visual entre o seu logótipo, materiais impressos e localização do espaço físico. Portanto, certifique-se de incluir o seu logótipo no Web site e de utilizar cores e tipos de letra que se alinham com o resto dos materiais da sua marca.
DICA VISTAPRINT
Inclua sempre o URL do seu site (ou um código QR que faça a ligação ao mesmo) em tudo aquilo que cria: postais, recibos, folhetos, flyers… já deu para perceber a ideia. É uma forma fácil de incentivar os clientes a darem um próximo passo e dá-lhes também um lugar para encontrarem mais informações sobre o seu negócio.
3. Dê prioridade a um ótimo serviço de apoio ao cliente.
Na era digital, as notícias chegam depressa e, antes que perceba, terá estabelecido uma reputação de um serviço de apoio ao cliente fraco ou fantástico. Não é preciso dizer que uma boa reputação de serviço de apoio ao cliente irá atrair mais clientes e melhorar a perceção da sua marca.
Demorar horas ou dias a responder aos seus clientes por telefone, e-mail ou nas redes sociais irá deixar os clientes certamente descontentes com os seus serviços. Em vez disso, assegure um serviço de apoio rápido, educado, honesto e informativo a todos os clientes. Tente estabelecer um objetivo de responder a todos os clientes dentro de 48 horas e informe-os de que este é o prazo que podem esperar. Alguns canais que pode utilizar para este fim são o chat em tempo real, o telefone, as redes sociais, o e-mail e a secção de perguntas frequentes do seu site.
4. Estabeleça uma presença nas redes sociais.
O marketing nas redes sociais deve estar no topo da sua lista no que se refere ao marketing digital para pequenas empresas. É uma excelente forma de melhorar a sua visibilidade, ganhar novo tráfego e promover relações fortes com os seus clientes atuais e potenciais sem gastar um cêntimo.
Existem múltiplas formas de utilizar as redes sociais em seu benefício, da criação de campanhas de hashtag e de transmissões em direto à publicação de ofertas e ao sorteio de brindes. As opções são infinitas!
Antes de criar um perfil nas redes sociais para o seu negócio, informe-se sobre o que cada plataforma tem para oferecer e, depois, escolha a que mais se adequa ao seu negócio e ao seu conteúdo. Por exemplo, o conteúdo altamente visual é uma excelente aposta para plataformas como o Instagram e o Pinterest, enquanto os links para publicações em blogues são ótimos para partilhar no Twitter ou no LinkedIn. Tem interesse em criar conteúdo de vídeo? Dê uma vista de olhos ao Tik Tok e ao YouTube.
Mais uma vez, use as cores, os tipos de letra, o logótipo e o tom de voz da sua marca nos seus perfis, para que quando os clientes procurarem o seu negócio, vejam uma marca consistente em todas as plataformas.
A melhor parte do marketing nas redes sociais é o facto de poder ser automatizado. Pode agendar grandes quantidades de publicações nas redes sociais, em todas as plataformas, para poder avançar e concentrar-se noutras áreas do seu negócio. Certifique-se de que publica regularmente e incorpora visuais dinâmicos, como fotografias, gifs e vídeos, uma vez que geram uma maior interação.

DICA VISTAPRINT
Se só agora começou a criar conteúdos para as redes sociais, comece com um modelo no VistaCreate. Basta acrescentar o seu logótipo, uma fotografia e as cores da marca para criar algo único para o canal da sua rede social favorita.
5. Ative o e-mail marketing.
Comece a planear as suas campanhas de e-mail marketing com modelos de design, que incluem a sua informação de contacto, o horário de funcionamento e, claro, o seu logótipo. Se tiver uma lista de clientes considerável, considere dividi-la em segmentos de acordo com determinados critérios, como a frequência com que as pessoas fazem compras na sua loja ou pelos tipos de produtos ou serviços que preferem. Pode exigir um pouco mais de esforço, mas os e-mails direcionados têm um desempenho muito melhor do que os e-mails gerais, por isso, valerá a pena. Crie um horário para comunicar regularmente com os seus subscritores e lembre-se de incluir sempre algo útil para o leitor, tal como uma dica rápida ou um pequeno guia. Estes pequenos gestos ajudarão a aumentar a lealdade dos seus clientes e a aumentar as suas taxas de abertura de e-mails a longo prazo.
6. Comece um blogue.
Escrever num blogue é uma ótima tática de marketing digital. Como proprietário de uma pequena empresa, um blogue dá-lhe a oportunidade de mostrar a sua personalidade e de destacar tópicos que não caberiam necessariamente num e-mail ou numa campanha impressa. (Além disso, um blogue dá-lhe muitas oportunidades para utilizar as palavras-chave de SEO!)
Para criar um blogue, crie uma página no seu Web site que reflita os padrões da sua marca e comece a publicar! Defina um horário de publicação para que os seus leitores possam esperar e antecipar novas publicações. Pondere criar blocos de conteúdo recorrente para ficar sempre dentro do agendamento. Talvez, todas as terças-feiras, partilhe uma experiência do antes e depois da remodelação da sua casa ou, todos os sábados, apresente uma marca de decoração diferente de que dispõe na sua loja de design. Um blogue de sucesso é sobre qualidade, não quantidade, por isso, não sinta a pressão de publicar todos os dias. Em vez disso, concentre-se em publicações consistentes, mesmo que seja apenas uma vez por semana.
7. Experimente a publicidade online.
Se tiver dinheiro para gastar em publicidade paga, pode ser um investimento que vale a pena. Os anúncios online são concebidos para gerar mais cliques e tráfego, o que irá aumentar significativamente a sua visibilidade e, por fim, as suas vendas. São várias as plataformas que pode utilizar para disponibilizar anúncios ao seu público. Google, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e LinkedIn: todas estas plataformas oferecem a colocação de anúncios pagos. A publicidade online paga pode também assumir a forma de um patrocínio num podcast ou de uma colaboração com influenciadores.