Tempo de leitura estimado: 5 minutos
Conversámos com Ksenia Savchenko, Community Manager na VistaCreate, para ficarmos a saber mais sobre vídeos em direto nas redes sociais. Leia as sugestões de Ksenia e aprenda a tirar o máximo partido do seu próximo vídeo em direto no Facebook, Instagram, TikTok, entre outras redes sociais.
O vídeo é uma das melhores formas de captar a atenção do seu público em qualquer plataforma social, e o streaming ou transmissão ao vivo é uma excelente forma de aumentar a interação nas redes sociais e construir uma ligação com os seus seguidores. Se não está familiarizado com o conceito de “entrar em direto”, não se preocupe. Praticamente não exige conhecimentos técnicos, apenas algum planeamento, o que é perfeito a nível orçamental para quem gere pequenas empresas. Não é necessário realizar uma pré-filmagem ou edição de vídeo. Só precisa de uma ligação à Internet e um computador ou dispositivo móvel.
De acordo com o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, a possibilidade de transmitir conteúdos em direto onde quer que esteja equivale a “ter uma câmara de TV no bolso”. Para as pequenas empresas, o streaming ao vivo nas redes sociais constitui também uma oportunidade de estabelecer uma relação mais próxima com clientes e convidados. Quer decida utilizá-lo para registar um evento emocionante, para uma sessão de perguntas e respostas ou para mostrar aos seguidores os bastidores do seu negócio, os vídeos em direto podem ser utilizados para informar, entreter e criar entusiasmo, tornando-os uma adição valiosa ao seu plano de marketing nas redes sociais. “As interações humano-humano são um novo luxo no mundo digital”, acrescenta Ksenia. “A transmissão em direto cria uma extensão do toque humano, mostrando verdadeiramente quem está por detrás da marca.”
Eis algumas estratégias para criar um feed de vídeos em direto que irá criar entusiamo nos atuais seguidores e atrair novos:
- Pense naquilo que os seus clientes querem ver.
- Decida qual a melhor plataforma para o seu negócio.
- Avise antecipadamente os seus seguidores acerca da realização do vídeo em direto.
- Interaja com os seus espetadores.
- Inclua um apelo à ação.
- Não se esqueça de fazer um acompanhamento após o final do vídeo em direto.
1. Pense naquilo que os seus clientes querem ver.
Antes de criar o seu primeiro vídeo em direto, deve decidir que tipo de conteúdo vai partilhar. Comece por pensar naquilo em que os seus seguidores têm mais interesse. Costuma receber muitas perguntas sobre como utilizar os seus produtos? Então talvez seja boa ideia utilizar uma das suas plataformas nas redes sociais para realizar um tutorial ou demonstração em tempo real. Os seus clientes têm sido pacientes durante a renovação da montra do seu espaço? Deixe-os antever um pouco do resultado final. Tem vários comentários no Facebook a elogiar um funcionário específico? Organize uma sessão de perguntas e respostas para ajudar a desenvolver a confiança na sua marca.
Segundo Ksenia, quando se trata de streaming ao vivo nas redes sociais, não existe um formato vencedor específico. “Enquanto pequena empresa, pode dar-se ao luxo de testar hipóteses e diferentes abordagens. Num dia, essa abordagem pode passar pela partilha de informações valiosas sobre o setor em que o seu negócio está inserido, noutro pela partilha dos bastidores do seu negócio, ou pela demonstração de um produto. Opte não só por aquilo que for relevante, mas também apelativo para o seu público, e divirta-se a fazê-lo também.” Se está agora a começar a experimentar o streaming ao vivo para o seu negócio, Ksenia recomenda que convide alguém para se juntar a si. “Não tem de ser necessariamente um influencer com um milhão de seguidores, pode ser um líder de opinião local que ajudará a tornar o seu evento ao vivo mais interessante e a promover o seu negócio.”
Ainda não sabe o que publicar? Faça uma sondagem entre os seus seguidores sobre aquilo que gostariam de ver. Quanto mais souber satisfazer os interesses e necessidades dos seguidores, maior será a probabilidade de verem e partilharem o seu feed de vídeos em direto.
2. Decida qual a melhor plataforma para o seu negócio.
Existem atualmente uma série de plataformas sociais que disponibilizam streaming ao vivo: Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e TikTok são algumas das opções mais populares. Ksenia aconselha a escolher uma plataforma com base na rede onde o seu público passa mais tempo. “Precisa de ter uma ideia da rede social em que o público se sente mais confortável para ver e participar num vídeo em direto. Se sabe que os seus clientes são leais a uma rede social específica e se essa rede pode funcionar como local de reunião da sua comunidade-alvo, então não hesite. Lance vídeos de teste ao vivo, analise os resultados e decida o que fazer a partir daí com base nesse desempenho.”
3. Avise antecipadamente os seus seguidores acerca da realização do vídeo em direto.
Depois de ter formulado um plano para o seu vídeo em direto, chegou a altura de o preparar. “O evento ao vivo em si é importante, mas a preparação ainda o é mais”, afirma Ksenia. Acrescenta que esta é a parte que consome mais tempo, mas promete que compensará quando as pessoas se começarem a juntar ao direto. “Criar contactos e entusiasmo antes de entrar em direto é um trabalho à parte que deverá ter por base uma abordagem de marketing. Divulgar o evento nas comunidades relevantes permitirá atrair novas pessoas; enviar uma newsletter irá manter o público-alvo informado; e publicar o evento nas redes sociais irá lembrar o público de adicionar o evento ao vivo aos respetivos calendários.”
“Não deve esperar que tudo aconteça por magia”, acrescenta Ksenia. Por isso, dê prioridade à promoção do seu próximo vídeo em direto no máximo número de plataformas possível, e informe os seguidores acerca dos próximos vídeos através de várias publicações sob a forma de lembrete. Peça aos clientes para enviarem perguntas com antecedência, crie um evento no Facebook, recolha confirmações de presença e atraia seguidores com um incentivo ao participarem no vídeo em direto.
Dica VistaPrint
Crie publicações nas redes socais a lembrar os seguidores da aproximação da data do vídeo em direto com o VistaCreate. Pesquise centenas de modelos e personalize-os com a sua marca e informações sobre o evento.

4. Interaja com os seus espetadores.
Quando estiver pronto para iniciar o vídeo em direto, lembre-se de interagir com o seu público ao longo da transmissão. Peça ao público para fazer ou responder a perguntas ou deixar um comentário, e mencione esse feedback durante a transmissão. Ksenia recomenda a escolha de temas que sejam relevantes para a maioria das pessoas e sugere que faça pausas a cada 5-7 minutos e questione os espetadores para ter a certeza de que está abordar assuntos novos e com interesse para eles. Se possível, peça a um amigo ou funcionário para ler as perguntas e responder aos comentários do público para que se possa focar na transmissão do conteúdo.
Estas táticas ajudam a manter o público interessado e envolvido, além de tornarem a sua transmissão de vídeo mais pessoal. Enquanto estiver em direto, poderá ver os “gostos” e emojis que o seu público vai selecionando para refletir as respetivas opiniões sobre o vídeo. Utilize esta informação para avaliar a eficácia da sua abordagem e ajuste-a em tempo real, uma vez que,de acordo com a Time, um pouco de espontaneidade pode contribuir para que os vídeos se tornem virais.
A duração do vídeo também tem um papel importante na interação. “A duração mínima de um evento ao vivo deve ser de cerca de 10 minutos”, refere Ksenia. “Para uma sessão de perguntas e respostas sobre uma empresa ou produto, começaria com 30 minutos, só para avaliar o envolvimento do público.” Se decidir convidar um especialista, aumente a duração para cerca de uma hora, para que toda a gente possa obter o máximo de informação possível sem se cansar.” Poderá também oferecer um desconto especial no final da transmissão em direto a fim de incentivar os espetadores a permanecerem até ao fim.
Dica VistaPrint
Não tem a certeza do melhor momento para realizar um vídeo em direto? Ksenia sugere que verifique os dados das suas páginas nas redes sociais para descobrir o dia e a hora com o número de visualizações de página mais elevado, pois deverá ser esse o momento ideal de entrada em direto. Poderá ainda realizar uma sondagem para ver qual o dia e a hora mais adequada para o seu público.
5. Inclua um apelo à ação.
Criar um feed de vídeos em direto vai muito para além de transmitir conteúdos apelativos, e uma forma de expandir o seu alcance online consiste em integrar um apelo à ação claro. Informe os espetadores de que podem subscrever o seu feed de vídeos em direto para obterem notificações sobre eventos ao vivo futuros; incentive-os a partilharem os vídeos com amigos para aumentar o número de visualizações; convide-os a subscreverem a sua lista de e-mail para acesso a descontos exclusivos; ou insira ligações para o seu web site ou montra para os converter em clientes.
6. Não se esqueça de fazer um acompanhamento após o final do vídeo em direto.
O seu plano de marketing não deve terminar quando o seu vídeo em direto termina. Envie e-mails de agradecimento ao público que assistiu ao seu vídeo em direto, e entre em contacto com as pessoas que não conseguiram assistir à transmissão em tempo real, disponibilizando a gravação da sessão. Pode guardar o vídeo em qualquer uma das suas redes sociais e começar a criar uma biblioteca de vídeos com tutoriais, sessão de perguntas e respostas, e muito mais. Estes gestos são uma excelente forma de acrescentar um toque pessoal a um evento virtual e podem também ser úteis para obter opiniões.