Como lançar e divulgar o seu trabalho extra de verão

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Quer tenha um pequeno negócio e esteja a tentar expandir-se ou esteja apenas a tentar ganhar um pouco de dinheiro extra para aproveitar tudo o que o verão tem para oferecer, um segundo trabalho pode ser uma excelente forma de nos mantermos ocupados e gerar lucro durante esta estação. Por isso, se tem um pouco de tempo livre em mãos, por que não se aventura num novo negócio?

Passou o último ano a aperfeiçoar a sua receita de bolachas com pepitas de chocolate? Os seus produtos de cuidados com a pele tornaram-se mais procurados pelos seus amigos? Os seus colegas de trabalho estão constantemente a elogiar as suas joias feitas à mão? Passa todo o seu tempo livre a tricotar? É aquela pessoa a quem os amigos recorrem para o design de convites para festas? Se sim, essa paixão pela criação é a oportunidade perfeita para um trabalho extra de verão. Quer seja um aspirante a chef pasteleiro, um designer de joias em ascensão ou um artista gráfico autodidata, vender os seus artigos pode ser uma excelente forma de gerar algum rendimento extra este verão.

Dica VistaPrint

Se vende objetos físicos, certifique-se de que as pessoas sabem de onde estes são provenientes. Junte um autocolante personalizado com o nome e logótipo do seu negócio em todas as embalagens ou inclua o seu cartão de visita com os dados de contacto para futuras encomendas.

Vive num local que é um destino de férias sazonais? Publicar a sua casa (ou apenas um quarto de vago) em sites de alojamento local como o Airbnb ou o Vrbo pode ser uma excelente forma de tirar proveito do calendário de viagem dos turistas e gerar algum dinheiro extra durante os meses de verão. Por outro lado, se existe um aumento de eventos sazonais e lojas na sua área, experimente um trabalho extra a vender gelados, a vender bilhetes para um festival ou trabalhe como monitor numa colónia de férias.

Ainda não sente a inspiração? Espreite a nossa lista completa de ideias para trabalhos extra:

  • Babysitting
  • Animação de colónias de férias
  • Estafeta
  • Criação de conteúdos digitais
  • Dog walking
  • Planeamento ou coordenação de eventos
  • Aulas de fitness
  • Limpezas domésticas
  • Trabalhos de pintura
  • House sitting
  • Jardinagem
  • Salva-vidas
  • Guia turístico local
  • Mudanças
  • Personal shopping
  • Petsitting
  • Condução de automóveis partilhados
  • Trabalho sazonal
  • Arbitragem desportiva
  • Explicações

Como divulgar o seu trabalho extra de verão

Escolher um trabalho extra é apenas o primeiro passo. Se quer que a sua iniciativa tenha sucesso (e lucro!) precisa de saber como a divulgar. Damos-lhe algumas dicas de marketing para ajudar a passar a palavra, alcançar clientes e começar a gerar mais rendimento.

  • Crie uma marca para o seu trabalho extra. O seu trabalho extra é um negócio, por isso, tal como qualquer outro, precisa de uma identidade. Tome algumas medidas para criar uma marca coerente para o seu negócio, inclusivamente o design de um logótipo. Ter uma marca coerente fará com que pareça mais profissional junto dos clientes e ajuda a criar confiança, duas coisas que são essenciais ao lançar um trabalho extra.
  • Crie materiais de marketing. Use o design da sua marca para criar materiais de que precisa para divulgar o seu negócio, como cartões de visita, folhetos de marketing e flyers.
  • Construa uma presença online. A maioria das pessoas procuram online antes de interagirem com um negócio, por isso, mesmo que o seu trabalho extra seja maioritariamente presencial, deverá criar uma presença online, incluindo um Web site e os seus perfis de redes sociais.
  • Procure oportunidades de parceria. As parcerias podem ser uma excelente forma de captar as atenções de novos clientes para o seu trabalho extra e para solidificar as relações (e confiança) que estes depositam no negócio parceiro. Por exemplo, se tem um trabalho extra a vender pastelaria, pode contactar cafetarias locais e ver se estariam interessados em criar uma parceria para um evento.
  • Peça avaliações e recomendações. O marketing boca a boca é extremamente poderoso. Quando possíveis clientes veem que outros estão satisfeitos com um negócio, a probabilidade de interagirem com esse negócio é maior. Por isso, sempre que trabalhar com alguém no seu trabalho extra, peça-lhes que deixem uma avaliação ou recomendem o seu negócio a amigos.